Equipes terão oportunidade de comemorar títulos como na F1 – Foto: Keu Lerner / BRMX
A temporada 2013 do Brasileiro de Motocross terá mais uma novidade. A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) colocará em disputa este ano o título por equipes, conforme anunciou nesta segunda-feira, 18.
– É uma forma de valorizar e incentivar essas equipes que desenvolvem um excelente trabalho e oferecem estrutura para os pilotos, contribuindo para o nosso esporte – explica o diretor de Motocross da CBM, Roberto Boettcher.
A ideia é premiar as escuderias que somarem mais pontos durante todo o campeonato, a exemplo do que acontece na Fórmula 1.
Participarão todos os tipos de equipes (aquelas com um piloto, dois, três, quatro ou mais). Na equipe de um atleta, o piloto que somar mais pontos na temporada dará o título à equipe. Já nas demais será feita a soma dos pontos dos pilotos por etapa, pontuando separadamente cada equipe conforme o número de pilotos que ela possui.
Os pontos valerão por todas as categorias, inclusive nas amadoras (MXF, MX4, 230cc e 50cc) disputadas apenas nas etapas de Carlos Barbosa, Canelinha, Goiânia e Foz do Iguaçu.
– Caso um piloto se machuque, a equipe pode substituí-lo. O que conta são os pontos do time, daquela vaga reservada pela equipe desde a primeira etapa – complementa Boettcher.
Entenda a matemática
A equipe soma o mesmo número de pontos da posição de seu piloto. Exemplo: uma equipe com dois pilotos, um na MX1 e outro na MX2. Digamos que o da MX1 ganhe a corrida e o da MX2 fique em quinto lugar na sua. A equipe somará 41 pontos (25 da MX1 + 16 da MX2).
Para que as equipes somem os pontos é fundamental que os pilotos cadastrem o nome da escuderia que vai defender na temporada 2013 no momento da sua filiação, que pode ser feita clicando aqui.
:: Calendário do Brasileiro de MX 2013
14 de abril – Carlos Barbosa – RS *
26 de maio – Três Lagoas – MS
23 de junho – Sorriso – MT
14 de julho – Aracaju – SE
28 de julho – Porto Seguro – BA
1º de setembro – Canelinha SC *
6 de outubro – Goiânia – GO *
20 de outubro – Foz do Iguaçu – PR *
* Etapas que terão a inclusão das categorias MX4, MXF, 230cc e 50cc.