Brasil recebe pela primeira vez o Mundial de Super Enduro

Yamaha
Mundial de Super Enduro em Liverpool – Foto: Divulgação Y.Sports

 

Acontece no dia 18 de janeiro, no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Maxxis FIM Super Enduro World Championship, a modalidade mundial mais radical do Enduro Indoor.

A etapa brasileira será a quarta da temporada, que começou domingo, 17, em Liverpool, no Reino Unido. A etapa de abertura foi vencida pelo polonês Taddy Blazusiak, que ganhou as três corridas realizadas durante o dia.

 

:: Assista ao vídeo

 

Antes de vir ao Brasil, a competição ainda passa pela Finlândia e Polônia. Depois, o circuito mundial vai ao México e termina a temporada na França.

O Super Enduro geralmente é montado em arenas cobertas. Ele consiste em um circuito fechado, contra o relógio e com obstáculos criados para simular as mesmas dificuldades encontradas na prática do enduro outdoor.

No Brasil é cada vez maior o número de praticantes desta modalidade. A grande quantidade de pilotos brasileiros interessados em competir fez com que os organizadores solicitassem à Federação Internacional de Motociclismo (FIM) a inserção de uma série especial de baterias classificatórias, exclusiva para os pilotos nacionais.

– Realmente ficamos surpresos com a quantidade de pilotos interessados em participar. Solicitamos aos promotores internacionais e, de fato, vamos dar oportunidades aos atletas nacionais – diz Sebastião Lago Junior, um dos organizadores do evento e diretor da Quanta Sports.

Outra grata surpresa para os organizadores foi à venda antecipada de ingressos. Antes mesmo das campanhas publicitárias começarem a circular, tendo um terço das entradas vendidas, que agora se encontram no segundo lote.

Os ingressos custam de R$ 80 para arquibancada anel superior, até R$ 450 o camarote premium e podem ser adquiridas exclusivamente através deste site.

 

:: História

A modalidade Enduro é bastante difundida em Minas Gerais. No final dos anos 70 e início da década de 80, os mineiros criaram o Enduro de Regularidade, que logo se espalhou por todo o Brasil. No mundo, a modalidade mais difundida sempre foi o Enduro de Velocidade, mais conhecido como Enduro FIM.

A categoria Super Enduro ou Enduro Extreme é nova. O primeiro campeão foi o Inglês David Knight, que teve o título reconhecido pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) em 2008. Foi criada atendendo a demanda dos praticantes que no forte inverno europeu sentiam a necessidade de praticar o esporte em locais fechados.

A última vez que o Mineirinho recebeu um grande evento internacional similar foi há 16 anos, quando sediou uma etapa do Campeonato Mundial de Supercross Indoor.

* Texto: assessoria de imprensa da etapa brasileira do Mundial Super Enduro

Yamaha