Brasil participa do Six Days pelo terceiro ano consecutivo

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Depois das participações na França e Chile, o Brasil estará presente em Portugal para a disputa do 94º Internacional Six Days Enduro, entre os dias 11 a 16 de novembro. Lesionado, Nielsen Bueno é substituído por Jesus Rodriguez Fernandez, o Sucito. Além da Seleção principal, Brasil será representado por time Junior e um Clube – serão 10 pilotos no total.

 

Nielsen Bueno (que será substituído por Jesus Fernandes ‘Sucito’), Vitor Borges Garcia, Gustavo Pellin e Maurício Fernandes – Foto: Dines Zamai

 

Entre os dias 11 a 16 de novembro será realizada a 94ª edição do Internacional Six Days de Enduro, o evento mais antigo do calendário da FIM. Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil enviará uma seleção Brasileira para representar o país. Depois da participação brasileira em 2017, na França, e no ano passado no Chile, desta vez será em Portugal a disputa. Cerca de 700 pilotos de 34 diferentes países farão parte da disputa.

A seleção brasileira será formada pelos pilotos Gustavo Pellin, Maurício Fernandes, Vitor Borges e Jesus Rodriguez, o Sucito, que substituirá o experiente Nielsen Bueno, que se lesionou nos treinos e não poderá competir. O time é bastante experiente, com todos os pilotos já tendo algumas participações em provas internacionais.

Gustavo Pellin vai para a sua quarta participação na prova – além das participações na França e Chile, o gaúcho também disputou a prova da Argentina. Pellin também tem experiência em provas de Hard Enduro, como o Red Bull Minas Riders e no Red Bull Romaniacs, na Romênia. Em 2017 na França, Pellin ganhou a medalha de ouro e, no ano passado, no Chile, ficou com a medalha de prata. O piloto da equipe Power Husky, que representa a Husqvarna Motorcycles Brasil, participará da prova na categoria E2, com uma Husqvarna FE 450.

Maurício Fernandes é o mais experiente do grupo e além de participações no Six Days, também já disputou o Rally Dakar, o maior rally do mundo, além do Red Bull Romaniacs. O paulistano enfrenta os cerca de 1500 kms de prova com uma Husqvarna FE 250, na categoria E1.

– Será a estreia da equipe Power Husky no Six Days. É uma prova desafiadora, dura e que exigirá muito dos pilotos e do equipamento. Estamos nos preparando para dar o nosso melhor. Infelizmente o Nielsen se machucou e não poderá estar, desta vez, com a gente, explica Fernandes.

Caçula da equipe, o mineiro Vitor Borges Garcia, campeão brasileiro de enduro em 2014 e vice-campeão em 2019, encara a prova a bordo de uma MXF 250cc. Apesar de ser o mais novo da equipe, o piloto da cidade de Patrocínio já participou de duas etapas do Mundial de Enduro, na Espanha e em Portugal, em 2014.

O mais novo participante da seleção brasileira que representará o país no Six Days é o piloto Jesus Rodriguez Fernandez, o Sucito, substituindo o mineiro Nielsen Bueno, que se lesionou e não poderá mais participar. Sucito também tem experiência internacional, participando inclusive do Six Days Chile, no ano passado, além do Six Days da Argentina, em 2012.

Diretor de Enduro da Confederação Brasileira de Motociclismo, Maurício Brandão acompanha a delegação brasileira pela terceira vez. Esteve presente na França e no Chile e agora estará também chefiando a delegação em Portugal.

– Nesta terceira participação consecutiva da Seleção Brasileira no Six Days, temos características bem peculiares. Na primeira, na França, foi a junção da Equipe Orange BH KTM com a KTM Sacramento. Deu certo e foi um bom retorno à competição, com o melhor resultado em todas as participações brasileiras. No Chile, teve uma maior distribuição entre as equipes, com maior diversidade de marcas e foi outro ponto positivo que acrescentou demais. Agora em 2019 é um ano bem peculiar, com características diferentes e toda uma conjectura econômica dificultando ainda mais a participação, mas conseguimos viabilizar mais uma vez a participação da seleção brasileira. A grande conquista desse ano é a viabilidade de um time Júnior, que também é muito importante. Teremos sete pilotos representando o Brasil, com a seleção principal e a seleção Junior, até 23 anos. Importante esse crescimento, isso é muito bom para o esporte. Não podemos esquecer também da participação dos três pilotos disputando como Clube, isso é muito legal. Então vamos em 10 atletas para Portugal, participar deste Six Days. Isso é o resultado do processo de evolução e crescimento do Enduro no Brasil. Sem dúvida nenhuma, se a modalidade não estivesse bem no país, a gente teria muita dificuldade em viabilizar pilotos de nível e capacidade técnica para nos representar. Temos que deixar bem claro aqui também que são os pilotos que estão pagando a conta dessas participações e representando o motociclismo brasileiro. Parabéns para esses pilotos pelo esforço, e por nos representar tão bem. E viva o Enduro! Quem vive o Enduro intensamente sabe do que estou falando, explicou o Diretor da CBM.

Seleção Júnior – Pela primeira vez desde 2003, quando foi o país sede, o Brasil contará com uma Seleção Júnior. Os pilotos Bruno Crivilin, Gabriel Soares e Nicolás Rodriguez representarão o país na disputa entre os pilotos até 23 anos. Crivilin participa pela terceira vez consecutiva – esteve na França, onde conquistou a medalha de ouro, e no Chile, onde abandonou com uma lesão. Nicolás Rodriguez participa pela segunda vez, esteve no Chile no ano passado. Gabriel Soares é o estreante do time.

Clubes – No Six Days, além das seleções que representam os países, também existe uma disputa entre os clubes. O Brasil será representado por um Clube em Portugal, com os pilotos Manuel Francisco Simas, José Manuel Correia Simas e Willian Pinto de Almeida.

O Autódromo Internacional do Algarve, na cidade de Portimão, servirá de base do evento. As vistorias administrativas e técnicas começam já no dia 7 de novembro e o desfile dos países está marcado para o dia 9. O início da prova será dia 11 e nos cinco primeiros dias os pilotos largam e chegam no paddock, percorrendo aproximadamente 1500 quilômetros. No primeiro e segundo dias serão 290 kms por dia. No terceiro e quarto dias, mais 310 kms por dia. No quinto dia os pilotos enfrentam mais 280 dias de prova. E no sexto dia a disputa será no estilo Motocross.