Brasil Moto Tour: andar de moto, fazer turismo, cansar o corpo e descansar a mente

Yamaha

NOTA DA REDAÇÃO: Persio Mattos é proprietário da SportsCo, empresa que importa as marcas Fly Racing, Pod e 100% para o Brasil. Também é piloto e este ano participou pela terceira vez do Brasil Moto Tour (BMT), passeio de moto pelos Lençóis Maranhenses já eleito o melhor tour sobre duas rodas do mundo. Além disso, é um grande camarada do BRMX e aceitou o convite para contar sua experiência no BMT 2015 aqui neste espaço. Confira!

 

brasil_mototour_001
Visual incrível é apenas um dos atrativos do BMT – Crédito: Divulgação

 

Um sonho… Imagine você acelerando com uma Kawasaki 450cc zero com seus amigos, pelas dunas dos Lençóis Maranhenses, durante três dias, sem se preocupar com horários, alimentação, gasolina, acerto da moto e da suspensão, sem se preocupar com os caminhos e com seus equipamentos, usando um conjunto de roupas limpo a cada dia, percorrendo lugares fantásticos, e falando muito sobre motos o tempo todo… Parece um sonho?

Mas este é o Brasil Moto Tour. Idealizado pelo meu irmão Dimas Mattos, que queria utilizar sua estrutura de rally durante o tempo que esta ficava parada em seu galpão, imaginou um passeio de moto numa das paisagens mais lindas do mundo. Acho que nem mesmo ele imaginava que nasceria ali o melhor passeio de motos off-road do mundo (eleito pela revista francesa Moto Vertè).

 

brasil_mototour_002
Todos andam de moto zero quilômetro – Crédito: Divulgação

 

Este ano, fui pela terceira vez, e o que parecia ótimo ficou ainda melhor. Dimas montou uma excelente estrutura em Barreirinhas que deu ainda mais conforto e prazer aos seus clientes, pilotos de off-road de todo mundo.

Junto comigo, participaram deste passeio o Bruce Parry, gerente internacional da FLY, e o ex-piloto profissional Jason Thomas, hoje gerente nacional da Fly USA, que veio ao Brasil para escrever uma matéria para a renomada revista americana RacerX.

 

brasil_mototour_003
Bruce Parry, Persio Mattos e Jason Thomas, gringos e brasileiros unidos pelo passeio – Crédito: Divulgação

 

O negócio é sério e muito profissional. As motos são zero – este ano todas as 25 motos são Kawasaki KLX 450 2015 – e os patrocinadores se encarregam de fornecer tudo que o piloto precisa para que você não precise de mais nada. Desde capacetes até botas, passando pelo Leatt Brace e as joelheiras POD, equipamentos de ponta para garantir a segurança dos pilotos. A cada dia, estão à disposição de cada participante um conjunto de roupas ASW limpo, motos lavadas e acertadas pelo grande mecânico Jesus, para mais um dia de prazer. Além disso, as refeições estão todas inclusas, e da mais alta qualidade, preparadas com o maior carinho pela equipe do BMT.

O primeiro dia é um dia bem técnico, com estradinhas longas de areias cheias de costelas, e single tracks, onde andar devagar é tombo na certa. Apesar de o dia ser mais curto, cerca de 70 km apenas, te garanto: a cerveja no final do dia dentro da piscina da base do BMT é muito bem-vinda!

 

brasil_mototour_004
Persio nas “costelas” de Barreirinhas – Crédito: Divulgação

 

– Estou me sentindo em SouthWick – disse Jason Thomas, se referindo a semelhança entre as costelas de areia das estradinhas de Barreirinhas com a famosa pista do AMA Motocross.

brasil_mototour_005
Jason Thomas atravessando um dos rios durante o primeiro dia

 

No final do dia fizemos um turismo aos Grandes Lençóis, uma vista espetacular e uma natureza exuberante. Realmente uma da vistas naturais mais belas que já vi.

brasil_mototour_006
Por do sol nos Lençóis Maranhenses

 

O segundo dia foi um pouco mais longo, 100 km de mais areia, só que agora em sua grande parte nas dunas dos pequenos lençóis. Mais acostumados a pilotar na areia, andar nas dunas é bem mais fácil que nas estradinhas, mas requer muita atenção, pois as dunas são traiçoeiras e muito fofas. Um vacilo e você vira um bife à milanesa (risos).

brasil_mototour_007
Não quer virar milanesa? Aceleraaaaa!!!

 

O último dia foi o mais longo, 120 km, com mais dunas e também um “surf” com os 18 km de praia, surreal… Guiados pelo grande piloto, amigo e guia, o Joca, nas dunas pudemos ver um pouco das habilidades dos pilotos em saltos e curvas animadas. Prazer indescritível em andar de moto.

brasil_mototour_008
Joca surfando nas dunas

 

brasil_mototour_009
Jason Thomas mostrando habilidade nos saltos

 

Ao final do dia, todos cansados, mas muito felizes, brindamos os dias de convívio e as experiências adquiridas. Realmente foi o melhor passeio que fiz, uma combinação perfeita de andar de moto, fazer turismo, cansar o corpo e descansar a mente.

brasil_mototour_010
Flávio Iguana e Persio Mattos brincando de Homens Flecha rsrs

 

Não vou descrever todas as atividades para não estragar as surpresas que temos no caminho durante os três dias, mas garanto, os caras do BMT conseguiram encontrar uma fórmula de sucesso e aprimoraram muito nestes oito anos de passeios. Para quem já foi, vale conferir a estrutura nova, e para quem nunca foi, vale a pena passar por esta experiência incrível e prazerosa. Fica aí minha dica!

brasil_mototour_011
Até lá…

 

Interessou em participar, visite o site oficial do passeio – clique aqui.

 

Yamaha