Balbi Junior vence MX1 na segunda etapa do Brasileiro de Motocross, em Pedra Bonita

||

Balbi Junior vence MX1
Balbi comemora a vitória no pódio – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Balbi Junior saiu vencedor da categoria MX1 na segunda etapa do Brasileiro de Motocross 2014, realizada neste domingo, 1º de junho, em Pedra Bonita, Minas Gerais. O piloto mineiro ganhou a primeira bateria e ficou em segundo na corrida final, vencida pelo espanhol Carlos Campano – que segue líder do campeonato.

– Consegui a “pole” e isso me motivou bastante. Fazer o holeshot na segunda bateria também foi muito significativo porque eu vinha tendo problemas com as largadas. Consegui vencer a primeira bateria e fazer segundo na segunda. Ainda caí na segunda bateria e cheguei a pensar que minha vitória na etapa tinha escapado, mas estou com um preparo físico muito bom e consegui recuperar as posições – disse Balbi.

Campano agora tem nove pontos de vantagem sobre Jetro Salazar, que finalizou a etapa de Pedra Bonita em terceiro. Balbi aparece em terceiro na classificação, 14 pontos atrás do espanhol.

– Estou feliz porque saio são e salvo desta etapa, que aconteceu em uma pista que até é divertida, mas é muito perigosa. Só tivemos um treino, mas mesmo assim foi possível fazer um bom resultado. Aumentei um ponto de diferença na liderança do campeonato – disse Campano.

A próxima etapa do Brasileiro de Motocross está programada para os dias 2 e 3 de agosto, em Paty de Alferes, Rio de Janeiro.

 

:: Melhores momentos da transmissão da Espn

 

:: Primeira bateria Balbi Junior vence MX1

balbichegada motocross
Balbi ganhou a primeira bateria – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Jetro Salazar saiu na frente seguido de Wellington Garcia, Balbi Junior, Carlos Campano, Julien Bill, Rafael Faria e Jean Ramos. Kyle Regal e Adam Chatfield fizeram uma largada ruim, enquanto Marcello “Ratinho” Lima caiu nas primeiras curvas batendo sua mão em uma estaca de marcação de pista, arrancando duas unhas. Por causa disso, abandonou a prova.

Depois de cinco minutos de corrida, Balbi liderava seguido de Wellington Garcia, Campano, Salazar e Rafael Faria. Campano foi pra cima e conseguiu a segunda colocação, colocando pressão em Balbi. O espanhol caiu, foi parar na oitava colocação, e o mineiro abriu vantagem do pelotão.

jeancampano
Campano X Ramos – Foto: Mau Haas / BRMX

Salazar também conseguiu ultrapassar Garcia – que havia passado mal horas antes com problemas estomacais – enquanto Campano vinha recuperando posição com ultrapassagens sobre Rafael Faria e Humberto Martin para encostar em Jean Ramos.

Jean versus Campano foi uma das melhores disputas do dia. Campano colocava do lado mas não conseguiu a ultrapassagem até a última volta, quando finalmente assumiu a quarta colocação. O americano Kyle Regal decepcionou e acabou apenas na 11ª colocação, tomando volta até do décimo colocado, Julien Bill.

– Nunca andei em uma pista tão dura quanto esta. Não me adaptei. Espero que eu vá melhor no Arena Cross – disse Kyle Regal.

1. Balbi Junior
2. Jetro Salazar
3. Wellington Garcia
4. Carlos Campano
5. Jean Ramos
6. Humberto Martin
7. Rafael Faria
8. Leandro Silva
9. Adam Chatfield
10. Julien Bill

 

:: Segunda bateria

campanosegunda motocross
A segunda bateria foi de Carlos Campano – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Saindo do gate bem pelo lado de fora da curva (Balbi Junior fez o melhor tempo nos treinos cronometrados e pôde escolher o gate de largada), o mineiro fez o holeshot da segunda bateria seguido de Campano, Julien Bill, Jean Ramos, Adam Chatfield, Ratinho Lima e Jetro Salazar.

Balbi e Campano logo iniciaram uma bela disputa pelo primeiro lugar, que durou cerca de dez minutos. Então Campano passou e começou a abrir vantagem. Jetro Salazar também imprimia um bom ritmo e alcançava melhores posições. Quando Balbi caiu, por volta dos 20 minutos de corrida, Jean Ramos assumiu a vice-liderança e Salazar o terceiro lugar, com Balbi indo para o quarto posto.

O mineiro se aproveitou da briga do equatoriano com Ramos e ultrapassou o piloto da Escuderia X, mas perdeu um bom tempo até que conseguisse superar Jean. Mais perto do fim, Balbi passou Jean Ramos e, na última volta, Salazar também fez a ultrapassagem no piloto paranaense.

– Eu senti cãimbra nas pernas na segunda bateria. Na primeira também um pouco, mas com menos intensidade. Queria ter vencido, mas ainda temos muito campeonato pela frente – disse Jetro Salazar.

Wellington Garcia contou que correu vomitando durante toda segunda bateria.

– Acabei a primeira corrida me segurando para não vomitar, mas na segunda não teve jeito. Vomitei dentro do capacete a prova toda. Fiquei fraco. Acho que foi um Gatorade estragado que tomei ontem. Fui jantar e dei um “golão” em um Gatorade, mas acho que ele estava estragado. Estava com um gosto ruim – contou Garcia.

1. Carlos Campano
2. Balbi Junior
3. Jetro Salazar
4. Jean Ramos
5. Marcello “Ratinho” Lima
6. Rafael Faria
7. Adam Chatfield
8. Humberto “Machito” Martin
9. Marco Baptista
10. Wellington Garcia

 

:: Soma das baterias

campanobalbi
Os protagonistas do dia – Foto: Mau Haas / BRMX

 

1. Balbi Junior (1-2)
2. Carlos Campano (4-1)
3. Jetro Salazar (2-3)
4. Jean Ramos (5-4)
5. Wellington Garcia (3-10)
6. Rafael Faria (7-6)
7. Humberto “Machito” Martin (6-8)
8. Adam Chatfield (9-7)
9. Marco Baptista (12-9)
10. Mike Cassini (13-11)