Sob céu cinzento e uma garoa fina que teimava em cair na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, a terceira etapa da Copa Minas Gerais de Motocross 2014 aconteceu em uma pista muito bem construída neste fim de semana, 26 e 27 de julho.
O traçado de 1.400 metros aguentou a chuva forte de sábado e o tratamento dado pela organização fez com que as atenções estivessem voltadas apenas para os pilotos.
Com arquibancadas lotadas – de pessoas e guarda-chuvas – neste domingo aconteceram as provas das categorias MX1, MX2, 65cc, 85cc e MX3. Por fim, uma prova chamada “Super Final SCUD” reuniu todos os pilotos da MX1 e MX2.
Balbi Junior foi o grande destaque do dia entre as 450. Ganhou as duas baterias, enquanto Thales Vilardi e Dudu Lima foram os vencedores entre as 250.
>>> Confira como terminou a MX2
Acompanhe abaixo o resumo das corridas!
Balbi domina 1ª bateria da MX1
A primeira bateria da MX1 teve boas disputas, mas só do segundo lugar pra trás. Balbi Junior dominou completamente a prova, assumindo a primeira colocação ainda na primeira volta para vencer com larga vantagem.
Ratinho Lima fez o holeshot, mas na sequência perdeu posições para Balbi e Adam Chatfield, que parece ter recuperado a velocidade após longa inatividade por causa de lesão no ombro (tanto que fez o melhor tempo nos treinos) mas, aparentemente, ainda lhe falta preparo físico.
Com Balbi na liderança e Adam em segundo (ambos com certa folga), Jean Ramos, Ratinho Lima, Rafael Faria e Jetro Salazar chamaram os holofotes para si com uma batalha muito acirrada pela terceira posição.
Aos poucos o quarteto encostou em Chatfield até que, aos 12min, Rafael Faria tomou a vice-liderança da prova e começou a se distanciar dos demais.
Por fim, Jean ainda ganhou a posição do companheiro de equipe e acabou em terceiro, seguido por Chatfield, Salazar e Ratinho.
:: 1º bateria
1. Balbi Junior
2. Rafael Faria
3. Jean Ramos
4. Adam Chatfield
5. Jetro Salazar
6. Ratinho Lima
7. Humberto “Machito” Martin
8. Richard Bruno
9. Tiago Bueno
10. Andre Bueno
Rafael Faria X Balbi Junior brigam pela dianteira na 2ª bateria
Rafael Faria e Balbi Junior dividiram a primeira curva na segunda bateria. Tudo indicava que ambos teriam um duelo dentro das pistas, mas Faria abriu boa vantagem e liderou grande parte da prova.
Atrás deles, Adam Chatfield, Ratinho Lima, Jean Ramos e Jetro Salazar integravam o segundo pelotão.
Faria tinha a corrida na mão quando caiu, aos 17min de prova. Demorou para levantar e Balbi o ultrapassou. Faria voltou em segundo, à frente de Jean. Tentou se recuperar porém, mesmo com dois erros de Balbi, não teve êxito na sua caça.
Adam Chatfield ainda tomou um tombo espetacular no triplo em descida e abandonou para evitar riscos de se machucar.
1. Balbi Junior
2. Rafael Faria
3. Jean Ramos
4. Humberto “Machito” Martin
5. Jetro Salazar
6. Richard Bruno
7. Andre Bueno
8. Ratinho Lima
9. Adam Chatfield
10. Tiago Bueno
Soma das baterias – MX1
1. Balbi Junior – 1-1
2. Rafael Faria – 2-2
3. Jean Ramos – 3-3
4. Humberto “Machito” Martin – 7-4
5. Jetro Salazar – 5-5
Classificação do campeonato
Com a ausência de Carlos Campano, que havia vencido as quatro baterias anteriores, Jean Ramos teve caminho livre para assumir a liderança do campeonato na MX1. O paranaense ultrapassou o espanhol em 22 pontos, enquanto Rafael Faria, Balbi Junior e Machito se aproximaram de Campano.
Confira!
1. Jean Ramos – 122 pontos
2. Carlos Campano – 100 pontos
3. Rafael Faria – 96 pontos
4. Balbi Junior – 95 pontos
5. Humberto “Machito” Martin – 95 pontos
6. Wellington Garcia – 76 pontos
7. Ratinho Lima – 74 pontos
8. Julien Bill – 66 pontos
9. Andre Bueno – 57 pontos
10. Bruno Vedova – 39 pontos
Jean Ramos vence Super Final SCUD
A última corrida do dias foi uma prova especial, unindo os melhores da MX1 e da MX2 valendo prêmio de R$ 5 mil para o vencedor, oferecido pelo patrocinador máster da Copa MGMX, a SCUD. Jean Ramos levou a melhor em uma prova em que quase todos os pilotos levaram pelo menos um tombo. O curitibano da equipe IMS Honda é habituado a andar no barro e tirou proveito disso.
Balbi Junior largou na frente seguido de Thales Vilardi, Rafael Faria, Jean Ramos, Hector Assunção e Dudu Lima. Aos poucos, alguns pilotos como Jetro Salazar e Anderson Amaral foram abandonando a prova em virtude de quedas.
Na metade da prova, Balbi caiu e Thales assumiu a liderança. O piloto da Yamaha caiu também e assim Jean chegou à dianteira depois de fazer boa disputa e aguentar firme os ataques de Balbi Junior.
1. Jean Ramos
2. Balbi Junior
3. Thales Vilardi
4. Hector Assunção
5. Humberto “Machito” Martin