A 16ª etapa do Mundial de Motocross 2015 acontece neste fim de semana, 29 e 30 de agosto, em Assen, na Holanda, no mesmo autódromo que costuma receber etapas da MotoGP. Obviamente foi construída uma pista de terra/areia sobre parte do asfalto. Mais de 25.000 metros cúbicos de areia foram levados para o novo local, que também disponibilizará a estrutura completa, com arquibancadas para mais de 20.000 pessoas, áreas VIPs, sanitários, chuveiros, box.
Após 15 etapas realizadas, Romain Febvre (Yamaha) lidera a categoria MXGP com 101 pontos de diferença para o segundo colocado, Gautier Paulin (Honda). A distância de pontos permite que o francês da Yamaha garanta o campeonato antecipadamente e leve o primeiro título mundial no seu ano de estreia na MXGP e na nova equipe. Mas se Paulin conseguir dois pontos a mais que Febvre, nada estará decidido.
Na MX2, a diferença de pontos é relativamente pequena entre os quatro primeiros, Pauls Jonass (KTM), Tim Gajser (Honda), Max Anstie (Kawasaki) e Valentin Guillod (Yamaha). Anstie cresce em favoritismo, já que venceu oito baterias nas 15 etapas. Jonass não venceu nenhuma, e Gajser e Guillod venceram três cada um.
A rodada também fará parte do Europeu de Motocross, com as categorias EMX250, 125 e 150 e também a etapa única do VMX (Copa do Mundo de Veteranos).
%CODE461%
Confira a programação do evento no domingo, 30
A Bandsports transmite ao vivo. Você também pode acompanhar em tempo real clicando aqui.
MX2 – 8h15 | Primeira bateria
MXGP – 9h15 | Primeira bateria
MX2 – 11h10 | Segunda bateria
MXGP – 12h10 | Segunda bateria