Andrew Short vence Supercross Class e Ryan Sipes fatura Lites Class na 15ª etapa do AMA SX 2012, em Seattle

||

Andrew Short, da equipe Supercross.com Honda, ganhou sua primeira corrida entre as 450cc na 15ª etapa do AMA SX 2012, realizada em Seattle, Washington, neste sábado, 21 de abril.

Na sexta rodada da Lites – Costa Oeste, Ryan Sipes – Yamaha Rockstar Energy Drink – venceu a primeira da temporada, deixando pra trás os favoritos Eli Tomac e Dean Wilson.

O BRMX transmitiu as corridas ao vivo e abriu Mural Interativo, com grande participação dos fãs de supercross.

No próximo sábado, 29, tem mais. O AMA SX vai para Salt Lake City, Utah, onde acontece a penúltima rodada da competição.

Dean Wilson e Eli Tomac ateam fogo na Lites

A grande disputa da noite aconteceu na categoria Lites. Ryan Sipes, o vencedor da prova, largou na frente e pouco foi pressionado até a bandeirada final.

Porém, Eli Tomac – GEICO Honda – e Dean Wilson – Monster Energy Kawasaki Pro Circuit – protagonizaram uma batalha ríspida pela segunda posição da corrida – e liderança do campeonato.

Ainda na primeira volta, Wilson deu um “chega pra lá” em Tomac para assumir a segunda posição. O troco veio na sequência, com retomada de posto para Eli Tomac.

Na quinta volta, as coisas pioraram. Wilson deixou a moto “esparramar” na curva, jogando Tomac para fora da pista. Duas voltas depois, o piloto GEICO Honda fez o mesmo, derrubando Wilson, que por causa disso finalizou a prova na sétima posição.

Tomac ainda foi ultrapassado por Marvin Musquin – Red Bull KTM –, que ganhou a segunda posição na última volta, após uma largada ruim.

– Não é dessa maneira que eu gosto de competir, mas tem vitórias e muita grana em jogo. Vai ser duro até o final – disse Eli Tomac ao final do duelo.

– Isso é normal. Os dois acabaram se chocando, mas quando ele me derrubou, foi forte, e eu acabei machucando meu ombro. Tentei terminar da melhor maneira possível. Agora vou ao médico ver como terminarei a temporada – afirmou Dean Wilson, com o braço pendurado em uma tipoia.

Resultado
1) Ryan Sipes
2) Marvin Musquin
3) Eli Tomac
4) Cole Seely
5) Wil Hahn

Classificação – seis etapas realizadas
1) Eli Tomac – 134 pontos
2) Dean Wilson – 130 pontos
3) Cole Seely – 119 pontos
4) Marvin Musquin – 111 pontos
5) Ryan Sipes – 78 pontos

Villopoto cai, abandona e abre caminho para vitória de Short

Ryan Villopoto, campeão antecipado da principal categoria, tinha tudo para chegar a sua décima vitória na temporada em Seattle. Natural do estado de Washington, o piloto da Monster Energy Kawasaki estava a vontade, pronto pra dar espetáculo em frente a seus conterrâneos.

Porém, após uma largada no pelotão intermediário, RV caiu ainda na primeira volta. Com dificuldades para levantar, saiu da pista mancando, com suspeita de lesão no joelho esquerdo, e abandonou – mais tarde viria a informação oficial da equipe que era algo simples, nada grave.

Andrew Short havia feito o holeshot, e tinha Ken Roczen – Red Bull KTM – e Jake Weimer – Monster Energy Kawasaki – em seu encalço.

O alemão da KTM, estreando na categoria 450 no SX, ensaiava uma pressão sobre seu amigo da Honda. Mas cometeu um erro, e Short abriu cerca de três segundos para vencer com tranquilidade.

Ryan Dungey – Red Bull KTM – marcou seu retorno com o sexto lugar na categoria.

Ao final, após comemorar bastante com Ken Roczen e com um largo sorriso no rosto, Andrew Short mal conseguia dar entrevista. Apenas agradeceu “meio mundo” e afirmou que era uma “noite inesquecível”.

Resultado

1) Andrew Short
2) Ken Roczen
3) Jake Weimer
4) Justin Brayton
5) David Millsaps

Classificação

1) Ryan Villopoto – 323 pontos (campeão antecipado)

2) David Millsaps – 222 pontos
3) Justin Brayton – 219 pontos
4) Ryan Dungey – 207 pontos
5) Jake Weimer – 191 pontos