A comissão organizadora do Brasileiro de Motocross anunciou nesta segunda-feira, 27, o adiamento e a mudança do local de abertura da temporada 2014. A rodada que seria realizada no dia 16 de março em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, foi suspensa devido a um problema ambiental no local onde está a pista. Assim, a abertura será em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, no dia 13 de abril.
A pista de motocross de Carlos Barbosa está localizada em uma área de preservação ambiental e atualmente, devido ao crescimento da cidade, próximo ao centro. Devido à legislação ambiental, o motódromo está impedido de receber competições.
No ano passado a prova foi ameaçada por problemas da mesma ordem, mas este ano a situação se agravou. Para uma futura liberação, será necessário realizar um amplo estudo, viabilizado junto aos diversos órgãos competentes, que deverá apontar que a competição não irá gerar impacto na natureza.
– Estamos com o circuito de Carlos Barbosa impedido de realizar este evento por motivos ambientais. Queremos muito realizar a prova ainda este ano. Vamos nos esforçar para resolver as questões e manter Carlos Barbosa no circuito nacional – explica o presidente da FGM (Federação Gaúcha de Motociclismo), Paulo Della Flora.