Adam Chatfield vence e assume liderança da MX1 em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul

||

Chatfield já não vê ninguém à sua frente na classificação – Foto: Mau Haas / BRMX

 

O Brasileiro de Motocross tem um novo líder na MX1 após a segunda etapa, realizada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, neste domingo, 26 de maio.

O inglês Adam Chatfield, da equipe Vulcano Ipiranha Honda IMS Racing, ganhou as duas baterias da classe e assumiu a liderança do campeonato com 81 pontos contra 79 de Carlos Campano e 77 de Balbi Júnior e Jean Ramos. Wellington Garcia, que começou a competição na liderança, agora completa o TOP 5 com 71 pontos.

Boas corridas rechearam o domingo do bom público que compareceu para assistir às disputas. Carlos Campano fez duas corridas de recuperação – mesmo tendo largado em primeiro na segunda bateria – e acabou conquistando a torcida. E Balbi Junior correu quase toda segunda bateria com a mão rasgada. Confira abaixo estes e outros destaques das provas.

A terceira etapa do Brasileiro MX 2013 acontecerá em Sorriso, Mato Grosso, nos dias 22 e 23 de junho.

 

:: Primeira bateria MX1

O inglês Adam Chatfield e o catarinense Pipo Castro largaram na frente, com vantagem para Chatfield. Carlos Eduardo Mendes Franco saiu em terceiro, seguido de Wellington Garcia e Balbi Junior.

Carlos Campano e Joaquim Rodrigues caíram na largada e saíram na última posição. O português sofreu mais com a queda e, com dores no abdome, demorou para se levantar e para voltar à corrida.

Adam Chatfield abriu vantagem na dianteira, enquanto Balbi e Wellington Garcia brigavam bastante pela terceira posição (Carlos Eduardo Mendes Franco logo perdeu espaço entre os ponteiros).

Com 10 minutos de prova, Chatfield tinha 12 segundos de vantagem, e Balbi e Wellington já haviam encostado em Pipo. Um pouco mais atrás, Humberto “Machito” Martin e Marcello “Ratinho” Lima disputavam a quinta posição. Enquanto isso, Campano fazia uma prova de recuperação e já ocupava a sétima posição.

Aos 20 minutos de corrida, Balbi passou Pipo Castro e abriu caminho. Wellington também botou do lado, mas acabou caindo enquanto tentava a ultrapassagem no terceiro colocado. (Pipo Castro relatou mais tarde, nas mídias sociais, que seu pneu furou durante a prova e mesmo assim conseguiu terminar em 11º). Campano se aproveitou das disputas na frente e encostou no pelotão.

Cinco minutos mais e o espanhol já era terceiro colocado, iniciando uma caçada a Balbi junior. Encostou, chegou a botar a roda do lado, mas não teve êxito e as posições se mantiveram até o fim.

Vale ressaltar também que Jean Ramos foi outro dos pilotos ponteiros que caiu e teve que fazer uma corrida de recuperação para terminar em sexto.

A pista se apresentava ainda bem molhada e com canaletas antes da primeira bateria do dia. O maior problema apontado pelos pilotos é que havia apenas um traçado rápido, dificultando as ultrapassagens. Largar bem era o grande trunfo me três Lagoas.

Largada da primeira bateria – Foto: Mau Haas / BRMX

 

:: Segunda bateria MX1

Carlos Campano largou em primeiro, trazendo seu companheiro de time Pipo Castro e o português Joaquim Rodrigues na sequência. Balbi era o quarto, com Jean Ramos e Adam Chatfield logo atrás.

O português logo ultrapassou Pipo, que passou a se defender do ataque de Balbi Junior. Os dois se enroscaram no triplo e acabaram se machucando.

Ambos seguiram na corrida, mas só depois foi se saber que Balbi havia \”rasgado\” a mão e Pipo machucado o peito e o pulso. No fim, ambos foram levados ao hospital. Balbi tomou 27 pontos para costurar a mão direita, enquanto Pipo  tomou seis pontos no peito e aguarda exames para saber a gravidade da lesão no pulso.

Com dez minutos de corrida, Adam Chatfield passou Jean Ramos e Joaquim Rodrigues para assumir a segunda colocação.

Campano liderava a prova com certa tranquilidade até os 15 minutos, quando furou o pneu traseiro da moto e ele teve que parar para trocar. Segundo informações da equipe, a roda foi trocada em 17 segundos, o que permitiu o piloto voltar na nona posição e ainda fazer uma corrida de recuperação.

O espanhol logo foi encostando e ultrapassando os adversários, incluindo Balbi, Wellington Garcia, Ratinho Lima e Humberto Martin. A recuperação na segunda bateria, assim como na primeira, fez o público se empolgar e vibrar nas arquibancadas.

:: Resultado da etapa
1) Adam Chatfield (1-1)
2) Carlos Campano (3-4)
3) Jean Ramos (6-3)
4) Balbi Junior (2-7)
5) Humberto Martin (4-5)
Completo