Adam Chatfield é campeão do Arena Cross 2012 na categoria Pró

||

O inglês Adam Chatfield ficou com o título do Arena Cross 2012 na categoria Pró após a realização da quinta e última rodada neste sábado, 8 de dezembro, em Goiânia, Goiás.

Chatfield fez dois segundos lugares – as baterias foram vencidas por Carlos Campano e Jean Ramos – e se beneficiou por uma queda seguida de abandono do espanhol na segunda bateria.

O piloto da IMS Racing ganhou o campeonato na regularidade. Venceu apenas duas baterias das dez realizadas em toda competição, enquanto o espanhol venceu cinco corridas, mas teve dois abandonos por causa de quedas, ficando sem pontuar em uma bateria de Balneário Camboriú e outra em Goiânia. Por outro lado, Chatfield terminou todas as corridas, obtendo ainda cinco vezes o segundo lugar, uma vez o terceiro e duas vezes o quarto.

O abandono na final também fez Campano perder o vice-campeonato, que ficou com o paranaense Jean Ramos, vencedor da primeira e da última bateria da competição.

>>> Responda a pesquisa de mercado do BRMX e concorra a prêmios!
>>> Leia: Rafael Faria se consagra campeão da MX2 no Arena Cross 2012

Quatro minutos de emoções

A bateria decisiva da noite de sábado começou com Chatfield tendo dois pontos de vantagem sobre Carlos Campano. Para o espanhol, era necessário vencer e torcer para que o inglês terminasse em terceiro, ou mais para trás.

Porém, a corrida só teve emoção nos quatro minutos iniciais. Jean Ramos liderava a prova enquanto o português Joaquim Rodrigues e Campano pelejavam pela segunda colocação. Chatfield era o quarto.

Rodrigues, na vice-liderança, apresentava pilotagem veloz e consistente, e já havia \”dado um calor\” no espanhol durante a primeira bateria. Aos quatro minutos, o português da IMS Racing caiu na recepção de um salto, à frente do piloto Yamaha Grupo Geração Monster Energy Circuit, que não conseguiu desviar e bateu na moto de Rodrigues. Acabava ali o campeonato.

Campano sequer conseguiu subir na moto outra vez – quebrou a perna. Ficou sentado ao lado da pista, demonstrando dor. A Chatfield, que neste momento herdava a vice-liderança da bateria, bastava administrar o resultado, terminar a corrida, e correr para o abraço.

O inglês pilotou com experiência e sensatez. Repetiu o resultado da bateria inicial – quando teve a ajuda de Joaquim Rodrigues, que era segundo até a penúltima volta e deixou o inglês passar – e ficou com o título.

Confira os resultados:

Bateria 1
1) Carlos Campano
2) Adam Chatfield
3) Joaquim Rodrigues
Completo

Bateria 2
1) Jean Ramos
2) Adam Chatfield
3) Leandro Silva
Completo

Soma das baterias
1) Adam Chatfield (2-2)
2) Jean Ramos (7-1)
3) Leandro Silva (5-3)

:: Classificação final do campeonato

1) Adam Chatfield – 166 pontos
2) Jean Ramos – 150 pontos
3) Carlos Campano – 145 pontos
4) Leandro Silva – 130 pontos
5) Wellington Garcia – 93 pontos
Completo

:: Imagens da Honda / Vipcomm