A 32ª edição do Rally Piocerá, que será realizada de 21 a 25 de janeiro, entre Teresina, no Piauí, e Juazeiro do Norte, no Ceará, contará com uma disputa nas motos que promete ser acirrada, com a participação de grandes nomes do off-road nacional, que vão percorrer os mais de 1.200 quilômetros durante os quatro dias de competição.
Na categoria Master, que reúne os principais competidores, Tunico Maciel, de 24 anos, natural de Lavras, Minas Gerias, da equipe Honda Racing, é o atual bicampeão e vai com tudo em busca do terceiro título.
– A prova deste ano promete ser bastante desafiadora, mas estou treinando muito, tanto para o Piocerá quanto para toda a temporada 2019 – conta o piloto, que utilizará o modelo CRF 450RX.
Outro destaque do rali no Brasil é Dário Júlio, também da equipe Honda Racing e conterrâneo de Tunico.
Tricampeão da Master (2007, 2009 e 2011), o piloto de 41 anos participou no último ano na categoria Over 40 e agora está de volta à elite da competição.
– Estou bem empolgado, me sentindo como há dez anos. Para esta edição, tenho um novo desafio que é andar com a CRF 250F, lançamento da Honda. Por isso, as preparações física e técnica têm sido bastante intensas – ressalta.
Quem também quer muito o título da categoria Master é Jomar Grecco, 42 anos, de Domingos Martins, Espírito Santo, da Yamaha O2BH Racing.
O tricampeão brasileiro de enduro e vencedor de outras principais competições do país está focado no Piocerá 2019.
– É a prova que ainda não tenho no meu currículo. Minha última participação foi em 2015 e agora farei de tudo para alcançar a vitória. A expectativa é grande, meus treinos estão fortes, porém, sei que tenho como principal desafio o clima do nordeste, a competição longa e desgastante – comenta Grecco, que vai acelerar com a WR 450.
Falar na categoria Master do Rally Piocerá/Cerapió é também falar de Sandro Hoffmann.
O capixaba de 48 anos vai para a sua 18ª participação consecutiva e tem no total dez títulos na competição, sendo seis na Master (2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008).
Em 2019, ele defende o campeonato na Sênior, mas segue como uma das referências do off-road nacional.
– Os treinamentos estão em ritmo acelerado, principalmente porque neste ano estou com uma nova moto, a KTM EXCF 250. Já fiz os acertos necessários para ficar melhor em relação a original. Está tudo bem afiado. Também vou treinar nos próximos dias em uma região mais quente aqui do Espírito Santo, justamente para ambientar ao calor nordestino. Embora tudo esteja encaminhado, parece que estou começando a carreira de piloto agora – brinca.
O Rally Piocerá 2019 é organizado pela Radical Produções e tem patrocínio do Consórcio Honda e Governo do Ceará; apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, Audax, Reron e Teresina Shopping; colaboração das Prefeituras de Amarante, Floriano, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha e Piauí Shopping. O evento também tem parcerias com o Sebrae e Prefeituras de Monsenhor Gil, Miguel Leão, Angical do Piauí, Francisco Ayres, Oeiras, no Piauí, além de Araripe e Jucás, no Ceará. Mídia oficial: Pró Moto. Resgate médico: Anjos da Vida. Segurança oficial: Cet Seg.
Programação Rally Piocerá 2019
21/01/2019 – Segunda-feira
8h às 15h – Vistoria técnica e administrativa
8h30 às 9h – Briefing Bikes
9h10 às 9h40 – Briefing Motos
9h50 às 10h20 – Briefing UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
10h30 às 11h – Briefing Carros 4×4
19h30 – Largada Promocional
21h30 – Show Equipe Força & Ação
22/01/2019 – Terça-feira
Regularidade – Teresina (PI) a Floriano (PI)
Motos – 364 km
Carros – 340 km
Bikes – Amarante (PI) a Floriano (PI) – 82 km
23/01/2019 – Quarta-feira
Regularidade – Floriano (PI) a Picos (PI)
Motos – 282 km
Carros – 304 km
Bikes – Oeiras (PI) a Picos (PI) – 110 km
24/01/2019 – Quinta-feira
Regularidade – Picos (PI) a Iguatu (CE)
Motos – 427 km
Carros – 411 km
Bikes – Circuito em Iguatu (CE) – 90 km
25/01/2019 – Sexta-feira
Regularidade – Iguatu (CE) a Juazeiro do Norte (CE)
Motos – 206 km
Carros – 203 km
Bikes – Circuito em Juazeiro do Norte (CE) – 102 km
21h – Premiação no Villa Mix