No dia 19 de fevereiro de 2018, a Honda do Brasil apresentou as equipes oficiais Honda Racing e as intenções de parcerias para as equipes satélite.
A IMS Racing estava na apresentação como equipe satélite, mas uma mudança de rumos levou a IMS a sair do quadro e montar equipe privada, sem apoio de fábrica.
Depois que a IMS Racing fez o comunicado da mudança, a Honda emitiu nota confirmando a saída do time do seu quadro de satélites. Veja a nota abaixo:
“Buscando as melhores referências mundiais da Honda em competições, sempre fomentando o profissionalismo e avanço do motociclismo nacional, a estratégia entre as equipes oficiais de fábrica e satélite são naturalmente distintas, assim como nas melhores competições de classe mundial. As equipes satélites em todas as modalidades em que a Honda Racing compete, ou seja, MX, Enduro, Rally e Motovelocidade, como sempre contarão com o total suporte e apoio da Honda.
Contudo, apesar deste conceito, informamos que recentemente a IMS Racing entendeu que esta estratégia não estaria alinhada com a sua expectativa para a temporada MX 2018.
Reiteramos o compromisso da Honda, líder mundial em motocicletas que há mais de 40 anos apoia, desenvolve e incentiva o esporte em duas rodas, desde as categorias de base até as profissionais em diversas modalidades, seja no Brasil e no mundo.
Honda Racing Brasil”