Neste final de semana, 21 e 22, a cidade de Fagundes Varela recebe a final do Gaúcho de Motocross 2017.
Após iniciar no tradicional circuito da Borilli Racing, em Tapejara e incluir três novos municípios no calendário, Arvorezinha, Serafina Corrêa e Vacaria, o ano chega ao fim na pista do Parque de Rodeios de Fagundes Varela, na serra gaúcha.
A etapa final leva o nome de prova Foco Racing, a fábrica de escapamentos que tem sede na cidade, e é um dos patrocinadores oficiais do campeonato.
O ano de 2017 mostra um equilíbrio muito grande dentro da pista, prova é que apenas a categoria 55cc está decidida. Eduardo Camargo, mesmo na liderança, precisa da vitória para garantir o título.
Na 65cc, a briga está entre Henrique Henicka, Garmichel Rodrigues Giehl e Guilherme Bresolin.
Maiara Basso é líder do campeonato na Intermediária 2, com dois pontos de vantagem sobre Bruno Schmitz, e na MX3, com quatro pontos à frente de Everton Leandro da Silva.
Henrique Araújo lidera com três pontos de vantagem sobre Mateus Basso e Leonardo Lizott, que estão empatados em segundo na MX2.
Na MX1 PRÓ, Mateus Basso conseguiu abrir seis pontos de vantagem para Lizott. Correndo por fora na categoria e com chances Leonardo Potty, que necessita de uma série de combinações de resultados para chegar ao título.