Eli Tomac, 24 anos, é o campeão do AMA Motocross 2017 na 450 após 12 etapas realizadas. A final aconteceu neste sábado, 26, na pista de Ironman, estado de Indiana, Estados Unidos.
Tomac não precisava de vitórias na rodada final para ficar com o título, então fez corridas preocupado em manter a vantagem ao invés de cruzar a linha de chegada em primeiro.
Mesmo assim, largou na frente na bateria inicial e brigou com o estreante nos EUA, Jeffrey Herlings, que acabou faturando as duas corridas.
>>> Clique aqui para ver todos os resultados
Na bateria final, Tomac não largou muito bem e apenas controlou a situação de longe, enquanto Blake Baggett e Marvin Musquin tentavam ganhar a prova e torciam para um problema em Tomac (só assim poderiam ficar com o título).
Com as coisas sob controle, Tomac fez 5-6 nas baterias e garantiu o troféu do ano, o primeiro de sua carreira na 450 do AMA Motocross. Nesta temporada, ganhou 9 das 24 baterias disputadas e subiu no lugar mais alto do pódio 4 vezes em 12 rodadas.
Marvin Musquin, com o mesmo número de vitórias em etapas e 7 vitórias em baterias, acabou com o vice-campeonato, apenas 2 pontos à frente de Blake Baggett.
Vídeos da final
Tomac cai tentando passar Herlings