Fred Kyrillos garantiu uma das vagas para o Nitro World Games 2017, competição idealizada pelo ícone do motocross estilo livre, o americano Travis Pastrana, e que já é considerada uma das das mais importantes do circuito mundial. A classificatória aconteceu nesta terça-feira, 16, em Perris, na Califórnia.
O paulista de 31 anos surpreendeu os jurados ao realizar com perfeição um backflip superman seat grab, em uma rampa de 36 metros, além de outras manobras que lhe garantiram o segundo lugar. Quem levou a melhor no evento foi o chileno Javier Villegas, que tem em seu currículo um título mundial.
Fred superou nomes importantes da cena, como os australianos Blake Williams e Steve Mini, que já são pilotos da turnê do Nitro Circus FMX, o italiano David Rossi, que sempre está entre os finalistas do Night of The Jumps, e também o americano Brian McCarty, com grande experiência em backflips.
A disputa foi feita em um circuito com quatro rampas, três delas de 23 metros e uma de 36 metros. Cada atleta teve duas voltas para executar oito tipos de manobras pré-estabelecidas pela organização, sendo avaliado pelo nível de dificuldade e execução. O forte vento foi um adversário a mais.
Por isso, Fred apostou em uma tocada mais conservadora, mesmo assim, mostrou o suficiente para ser o primeiro brasileiro a conseguir o passe.
– Mantive a calma e fiz o que vinha treinando. O Pastrana me elogiou já na volta de aquecimento. Este é um dos momentos mais emocionantes da minha carreira – exalta.
O piloto segue treinando na Califórnia até início do junho, quando retorna ao Brasil para um show em Santa Catarina. Logo depois, volta aos Estados Unidos para finalmente encarar o Nitro World Games, que será realizado no dia 24 do mesmo mês, em Salt Lake City, Utah.
Vídeo da classificatória