O segundo dia de provas do Mineiro de Motocross em Itabirito contou com as principais corridas da competição neste domingo, 16.
Quem levantou o público de mais de 10 mil pessoas na pista foi o paulista Dudu Lima. Ele andou forte e conquistou novamente o primeiro lugar da categoria profissional, MX1, assim como já havia feito na rodada de abertura.
O holeshot foi do paranaense Jean Ramos, mas logo em seguida ele foi ultrapassado por Dudu, que acelerou e ganhou grande distância dos concorrentes.
A briga depois ficou entre os companheiros de equipe Jean e o paulista Fábio Santos. Eles alternaram de posição, porém o piloto do Paraná acabou em segundo lugar.
O terceiro ficou com o irmão de Dudu, Marcello Lima, o quarto foi Fábio Santos e Hector Assunção, também de São Paulo, acabou em quinto.
MX2 em Itabirito
Na outra categoria profissional do campeonato, MX2, Fábio Santos teve um destino diferente. Jean largou bem, mas por um erro de poucos segundos foi ultrapassado por Moranguinho, que disparou na frente.
Jean mais uma vez terminou na segunda colocação. O paranaense Pepê Bueno ficou na terceira, seguido dos paulistas Gustavo Pessoa e Dudu Lima.
Nacional Pro
A categoria para pilotos com motos de fabricação nacional, teve uma surpresa logo no final. O mineiro José Dutra largou na frente e liderou a prova toda. Faltando três voltas para a bandeirada, o piloto caiu e saiu da corrida, cedendo a liderança para o carioca Maicon de Souza. Depois vieram os mineiros, Marcelo Lima na segunda posição, Bruno Barbosa na terceira e Yuri Miranda quarta e Deivid Vicente quinta.
Amador
Na Amador, 32 motos largaram no gate, no entanto, a briga ficou com o carioca Jonathan Gallo e o mineiro Douglas Resende. Gallo saiu na frente e na segunda volta perdeu a posição para Douglas Resende. O atleta de São João Del Rei tentou aumentar a diferença para o segundo o tempo inteiro, mas quase no final perdeu a colocação para Jonathan. O pódio foi completado pelos também mineiros Augusto Henrique em terceiro, Kenne Domingos em quarto, e o paulista Ricardo Tedeschi em quinto.
MX3
Nesta prova dedicada aos pilotos com mais de 33 anos, o vencedor foi carioca Daniel Federal. Ele entrou no circuito e não deu chances para os adversários. O belo-horizontino Diogo Guedes veio logo depois. Mesmo perdendo tempo durante a prova, ele melhorou no final e manteve o segundo lugar. O terceiro foi o paulista Vinícius Machado, o quarto piloto também de São Paulo João de Camargo e o quinto o goiano Rodrigo Siqueira.
85cc
A corrida da categoria de base, dedicada a pilotos com até 16 anos, foi liderada de ponta a ponta pelo atleta do Rio Grande do Sul, Bruno Schimitz. Além do gaúcho, o pódio foi composto por quatro paulistas. Rafael de Araujo, João de Freitas, Jairo Júnior e José Pedro.
65cc
A categoria para crianças de até 13 anos foi vencida pelo atleta de São Paulo, Bruno Leal. Ele havia chegado a Itabirito uma semana antes e fez uma preparação maior para esta prova. Durante todo o tempo andou na primeira colocação, deixando o segundo lugar para o gaúcho Garmichel Giehl, o terceiro, quarto e quinto lugares para os mineiros Gustavo Abrahão, Felippe Vieira e Luiz Otávio respectivamente.
Próxima etapa
A terceira etapa do Mineiro de Motocross 2017 está marcada para acontecer nos dias 10 e 11 de junho. A cidade que sediará o evento ainda não foi divulgada pelo Moto Clube Cassios Racing, entidade organizadora da competição.
O GP Itabirito tem patrocínio de Coca-Cola FEMSA Brasil, Monster Energy, Motul, X11, Sense, GMI, Água Mineral Ingá, Epa, Mineirão Atacarejo. Co-patrocínio de Motéis Sunny Day, Edgers, O2BH Kawasaki, Ouseuse e Fokus. Apoio Prefeitura de Itabirito, Evolub, RLR, Funny Night, Dispetral, MRP, Bim Resgates, Uniguincho, Rede Samba de Hotéis, Moto Gerais, jornais O Tempo e Super Notícia, Globo Minas, 98fm e 102,5 Estrada Real.