*Atualizado na segunda-feira, 13 de fevereiro
A temporada 2017 no Brasil deve demorar alguns meses para começar dentro das pistas. Fora delas, as equipes brasileiras para 2017 estão se formando desde dezembro passado.
Confira!
Honda Mobil
A Honda Mobil – equipe oficial da marca no Brasil – passou por uma reformulação conforme os padrões praticados na Europa e nos Estados Unidos, separando a equipe MX2 da MX1. O time de 450 terá a manutenção de Paulo Alberto e Hector Assunção na linha de frente com a entrada do letão Matiss Karro. E o time da MX2 será incorporado à IMS Racing.
Yamaha Geração
A equipe oficial da Yamaha continua com o mesmo plantel. Jean Ramos e Carlos Campano seguem no time da MX1, e o atual campeão brasileiro na MX2, Fabio Santos, também renovou contrato. A novidade deve ser o ingresso de mais um piloto como satélite na MX2.
IMS Racing (Honda)
O time da IMS Racing será a equipe oficial da Honda na MX2. Gustavo Pessoa, que era da Honda Mobil, fará parte do time. Os reforços são Frederico Spagnol e Brayan Soares. João Ribeiro deixa o time.
Escuderia X (Honda)
O time do campeão brasileiro na MX1 muda algumas peças. Jetro Salazar segue na esquadra e ganha a companhia do catarinense Lucas Dunka, que vai de 450F. Na MX2, entra Leandro “Pará” Davids, enquanto Leonardo Almeida deve correr privado e Leonardo Souza vai para a equipe de Balbi Junior.
EMG Kawasaki
Os irmãos Lima devem continuar com a mesma estrutura de equipe, representando a Kawasaki na MX1 do Brasileiro de Motocross e Arena Cross Brasil.
Kawasaki MX2
A equipe chefiada por Balbi Junior e Mariana Balbi terá Pepê Bueno e Leonardo Souza na categoria MX2. O time deve contar com estrutura semelhante a que os irmãos Balbi utilizaram nas últimas temporadas.
Dunas Racing
Adam Chatfield negocia para voltar a competir no Brasil pela mesma equipe que correu em 2016, na MX1. Além disso, o time terá Leonardo Cassarotti estreando na MX2 ao lado de Carlinhos Evangelista, e contará com Bruno Schmidt e Pedrinho Filho na Júnior.
Star Racing (Yamaha)
Equipe coordenada por Humberto “Machito” Martin está em busca de patrocinadores para seguir em frente. Formada em 2016 com motos Yamaha, talvez deixe de existir nesta temporada. Além de Machito, a equipe contava com Carlos Badiali, Muguinho Paz e Tatá Pelegrino (que deve andar de Kawasaki em 2017).
Subs27 Racing (Husqvarna)
O time segue com Thales Vilardi na linha de frente, com moto Husqvarna, e talvez tenha algum piloto na MX2.
Outros pilotos
João Ribeiro – ex-piloto Honda Mobil, está procurando equipe para a temporada 2017
Enzo Lopes – vai focar em corridas nos Estados Unidos
Frederico Spagnol – pode pintar na equipe IMS Racing
Muguinho Paz – ainda sem time definido, pode se mudar para os EUA
Caio Lopes – sem time definido para 2017
Tatá Pelegrino – sem time definido para 2017
Brayan Soares – deve pintar no time de MX2 da Honda IMS
Leonardo Lizott – terá esquema semelhante ao de 2016, com patrocínio principal da Borilli Pneus
Anderson Amaral – assim como em 2016, segue sem equipe e deve ficar fora das principais competições nacionais se esta situação não mudar