A Supermotocross Cup 2016 se aproxima. No dia 8 de outubro de 2016, na Arena Veltins, na Alemanha, acontecerá pela primeira vez esta nova competição proposta pela Youthstream, a mesma empresa que organiza o Mundial de Motocross. O evento acontecerá duas semanas depois do Motocross das Nações, que este ano será na Itália, nos dias 24 e 25 de setembro.
Na “Copa de Supermotocross dos Pilotos”, todas as equipes de fábrica participarão com pelo menos três pilotos (pode convocar quatro, se quiser). Parecido com o Nações, o campeão do fim de semana será a equipe (Kawasaki, KTM, Husqvarna, Honda, Yamaha, Suzuki, etc) e não um piloto somente.
Veja os times!
KTM
Ryan Dungey
Marvin Musquin
Jeffrey Herlings
Husqvarna
Max Nagl
Jason Anderson
Zach Osborne
Kawasaki
Time experiente e regular. Se Eli Tomac estivesse nessa turma, o estrago poderia ser maior.
Clement Desalle
Jordi Tixier
Tommy Searle
Honda
Gautier Paulin
Tim Gajser
Evgeny Bobryshev
Yamaha
A Yamaha tem dois nomes muito fortes e outras duas promessas da nova geração. Faltou o Cooper Webb aí, não?
Justin Barcia
Romain Febvre
Benoit Paturel
Brent Van Doninck
Suzuki
Aparentemente, é o time mais fraco. A Suzuki tentou recrutar James “Bubba” Stewart para o esquadrão, porém, lesionado e fora de forma, o atleta recusou a oferta de Stefan Everts. Enquanto isso, Jasikonis é a grande novidade no time. O lituano assinou contrato com a Suzuki recentemente, após bom desempenho no Europeu de Motocross, e será uma das apostas amarelinhas para a MX2 do Mundial MX 2017.
Jeremy Seewer
Arminas Jasikonis
Jake Weimer
Algumas regras da SMX Cup
– Cada equipe/fábrica poderá escolher quatro pilotos para participar. Um deles será o “coringa”.
– O coringa pode correr qualquer uma das três corridas. O chefe de equipe determinará sempre antes de cada bateria quais serão os três pilotos a alinhar no gate. Como em outros esportes coletivos, como futebol, basquete, vôlei, haverá um reserva que pode entrar no time antes de cada corrida.
– O chefe da equipe escolherá um dos quatro pilotos para participar da “Superpole”, duas voltas rápidas que definirão a ordem de escolha do gate nas corridas. O coringa, por exemplo, pode ser convocado exclusivamente para fazer o melhor tempo na Superpole.
– Não haverá distinção de moto. A equipe decide se quer correr de 450, 250, ou até mesmo de dois-tempos. Todos os pilotos podem utilizar a mesma cilindrada de moto, se desejarem. Ou seja, será uma categoria “Open”.
– Haverá prêmio em dinheiro para os pilotos vencedores. 50 mil euros para o primeiro; 30 mil euros para o segundo; 20 mil euros para o terceiro. As três melhores equipes também receberão valores iguais, respectivamente.
– Os dois piores resultados de cada time serão descartados. Serão nove resultados por time (três pilotos em cada corrida).
– No mesmo dia e na mesma pista também acontecerá duas competições para jovens pilotos. Uma 125cc dois-tempos aberta para todos e outra 125cc dois-tempos apenas para Yamaha, que será a Yamaha 125 Cup.