Austin Forkner mostra inteligência e cresce a cada etapa no AMA Motocross 2016

||

Austin-Forkner_simon-Cudby_southwick
Forkner foi o grande destaque da sétima etapa do AMA MX – Fotógrafo: Simon Cudby

 

É difícil não ficar impressionado com o jovem piloto da Kawasaki, Austin Forkner. Ele tem sido consistente na temporada 2016 e, em seu primeiro ano como profissional, terminou entre os sete primeiros nas sete etapas do AMA Motocross até agora. O garoto de 17 anos está ficando cada vez melhor!

No último sábado, 9, em Southwick, durante a sétima etapa, Forkner foi o grande destaque da 250, conquistando seu primeiro pódio no campeonato, após um ótimo segundo lugar na segunda bateria, finalizando em terceiro na geral.

Após a corrida, ele conversou com a imprensa americana para contar sobre sua atual fase. Será que neste sábado, 16, em Spring Creek ele mostra ainda mais velocidade?

 

Conte um pouco sobre o seu fim de semana. Dos treinos até a grande corrida!
Austin Forkner: Foi muito bom. Nunca estive em Southwick antes, então tive que ir à pista e entender todo o traçado, os saltos, etc. Nas primeiras voltas você analisa e depois tenta definir alguns tempos. Eu percebi que o solo era arenoso e ia ficar difícil nos treinos. Fizemos algumas mudanças na moto e ajudou um pouco. Sabia que tinha velocidade, então esperava ficar entre os dez primeiros. Na primeira bateria fiz algumas ultrapassagens, mas fiquei preso no Mitchell Oldenburg por um tempo e depois em Arnaud Tonus. Depois os perdi de vista e já era tarde demais. Na segunda bateria, minha largada foi muito melhor e eu sabia que precisava fazer algumas ultrapassagens rápidas. Eu queria tentar chegar nos ponteiros e passar Cooper Webb, mas sabia que ia ser muito difícil vencê-lo. Consegui chegar e durante umas quatro ou cinco voltas brigamos pela primeira posição. Cheguei a passar ele em algum ponto, mas logo ele me ultrapassou na próxima curva. Foi bom. Eu estava andando muito bem. Mas depois dei uma segurada, porque sabia que na posição que eu estava, conseguiria ir ao pódio.

Você está superando suas expectativas?
Austin Forkner: A minha expectativa era estar entre os dez primeiros e ser um piloto consistente. Eu estive lá em todas as corridas. Não em todas as baterias, mas no resultado geral, sim. Agora, as minhas expectativas estão mudando. Em Glen Helen consegui um 3-5 para quarto na geral, que foi muito bom. Então eu sabia que poderia correr entre os cinco primeiros. Hoje fui 5-2 e conquistei o pódio. Tenho andado de maneira tranquila e inteligente.


Quão importante foi liderar a primeira volta na sexta etapa e saber que Cooper Webb estava botando pressão em você?
Austin Forkner: Conquistei meu primeiro holeshot na carreira profissional na semana passada e realmente, cruzei a linha de chegada em primeiro lugar (na primeira volta), eu estava muito empolgado por ser a primeira vez e por ter essa experiência. Acho que isso me ajudou nesse fim de semana. Foi divertido e fiquei feliz.

Vários novatos estão comentando sobre o seu desempenho e você realmente está melhorando a cada corrida. É o seu treinamento? Como você se sente em relação a isso?
Austin Forkner: Eu acho que estou sendo esperto em relação à minha pilotagem. Eu poderia ter forçado na corrida, ter ultrapassado Cooper Webb e aos 25 minutos de corrida, estar destruído e nada disso teria importância. Então descobri o meu limite e fiquei atrás. No início da temporada eu queria acelerar o tempo todo, mas apenas nos primeiros quinze minutos. E ninguém acelera o máximo durante toda a corrida.

Esse pensamento é raro e esperto. Você vê esse ano como um ano de aprendizagem?
Austin Forkner: Sim, estou me acostumando. Continuo aprendendo as coisas nas corridas e meus objetivos estão mudando a todo tempo. Agora acho que consigo estar entre os cinco primeiros de forma consistente. Você começa a conhecer quem são os caras bons e quem você consegue ultrapassar. Em alguns finais de semana um cara está no topo e no outro ele está entre os últimos. Isso é o que eu quero evitar. E isso só é possível depois de uma boa temporada, com todas as etapas completas e muita experiência com todos os profissionais. É um bom momento.

 

forkner_cudby
“Tenho andado de maneira tranquila e inteligente” – Fotógrafo: Simon Cudby