Um recuo na regra do Mundial de Motocross pode forçar o bicampeão da MX2, Jeffrey Herlings, a subir de categoria em 2017.
De acordo com o apurado pelo jornalista Adam Wheeler – site On Track Off Road e parceiro do BRMX –, a Comissão da MXGP e a MSMA (Associação dos Fabricantes de Motocicletas) deve optar por voltar a regra de que um piloto que conquista dois títulos na MX2 deve ir para a categoria principal no ano seguinte.
O holandês estava com planos de continuar na categoria MX2 em 2017. Em entrevista recente ao site MX Large, Herlings chegou a comentar que estava mais interessado em bater recordes, do que em subir de categoria.
>>> Veja a classificação do Mundial 2016
– Definitivamente eu fico de olho nos recordes, claro. Estou com apenas 21 anos e mesmo que eu fique mais um ano na MX2, vou ter 22. Se eu for com 23 para a MXGP, tendo uma carreira média, que vai até os 28 ou 20 anos, posso ter vários títulos na categoria. Estou focado em bater recordes e conquistar um quarto título, seria muito legal. Não vai ser fácil passar para a MXGP, com caras como Cairoli, Gajser e Febvre. Ao mesmo tempo, quero correr contra eles, por isso se torna um decisão difícil. Quero quebrar recordes, mas quero crescer como piloto, e se quiser fazer isso, tenho que subir para a MXGP – comentou o piloto, duas semanas atrás.
Herlings lidera o campeonato de forma invicta, com 169 pontos de diferença para o segundo colocado. O piloto chegou a comentar sobre a nova regra.
– Não há muito o que dizer. Se é regra, então é regra. A princípio, plano era subir de qualquer maneira. Agora não teremos mais opção. Eles querem fazer com que a MXGP seja a atração principal e eu entendo isso, é a melhor categoria e todos querem ver. É um grande show. Do meu ponto de vista, há prós e contras sobre essa mudança, mas já que é uma regra, então temos que respeitar – completou.
Ao todo, o piloto da Red Bull KTM já conquistou 58 vitórias em GPs e está próximo do terceiro título da MX2.