Após participar do Rally Dakar, o chileno Francisco “Chaleco” López bateu o recorde mundial ao chegar a uma altura de 6.080 metros acima do nível do mar com uma moto elétrica, a KTM Freeride E-XC. Ele escalou o vulcão Ojos del Salado, na região do Deserto do Atacama, na divisa entre Chile e Argentina, na América do Sul, que tem 6.893 metros de altura no total.
López passou por temperaturas de -25º e várias condições de solo inacreditáveis. O piloto começou a subir por etapas, de 2.000 metros para 4.000 até chegar nos 6.000 metros – sendo que seu acampamento ficou fixado nos 4.500 metros.
Nos últimos dez dias antes da subida, Chaleco passou um tempo no vulcão para se acostumar com a temperatura e para selecionar os pneus certos para o tipo de solo. Ao mesmo tempo, ele estudou a melhor rota possível até o Ojos del Salado, considerado o vulcão mais alto do mundo.
O piloto da Red Bull fez pequenas modificações na moto, tentando reduzir os problemas com congelamento e para garantir que utilizaria o mínimo possível de carga da bateria. A equipe trabalhou conforme o planejado para garantir que era possível atingir o objetivo, aliado ao talento de López e dentro das possibilidades da KTM Freeride E-XC. López estava surpreso em como a Freeride alcança as condições e como funciona bem mesmo em temperatura baixa, usando quatro baterias para alcançar os 6.080 metros, onde foi incapaz de continuar devido a uma enorme área de rochas congeladas.
– A moto lida muito bem, mas o maior preocupação era manter as baterias em boas condições nos -25º que enfrentamos. Quando soube que tinha conseguido alcançar meu objetivo e superar a dificuldade da maneira certa, levantei meus braços e comecei a gritar feito louco de tanta felicidade. Não foi fácil e dei meu melhor. O sacrifício valeu a pena e todo o trabalho físico e em equipe também – concluiu o piloto.
A realização de López foi confirmada pelo Guinness World Records com o feito “maior subida desde o nível do mar em uma moto elétrica”.