Saiba o que está rolando na pré-temporada brasileira para 2016

||

Em fevereiro, o BRMX conversou com os principais pilotos de motocross brasileiro nas categorias MX1 e MX2 afim de saber o que anda rolando na pré-temporada brasileira 2016.

As respostas foram variadas, alguns estão fora do país, outros buscam patrocínio, treinam por aí e até retomam a rotina após lesão. Todos estão focados no mesmo objetivo: vencer em 2016.

O primeiro desafio, por enquanto, está marcado para o dia 19 de março, em Jundiaí, São Paulo, na abertura do Arena Cross 2016.

Confira o que eles disseram!

 

Adam Chatfield / MX1

Sai da equipe IMS Racing para a Dunas Racing

adamchatfield_mauhaas
Adam Chatfield – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Estou competindo o Arenacross UK. Tudo tem ido bem, apesar de que está chovendo muito e não estou conseguindo treinar muito com a moto. Mas estou treinando bastante na academia. Estou me sentindo bem preparado e gostaria muito de voltar ao Brasil neste ano. Gosto muito do Brasil, fiz grandes amigos aí. Mas ainda faltam acertar alguns detalhes – disse Chatfield, 28 anos, sexto colocado no Brasileiro de Motocross 2015.

 

 

Paulo Alberto / MX1

Continua na Honda Mobil

pauloalberto_limeira2015_mauhaas-3
Paulo Alberto – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Os treinos correram bem neste início de ano. Tenho feito meu plano de forma a me sentir bem. Neste momento estou no Brasil, mas possivelmente ainda voltarei a Portugal por alguns dias antes do início do Arena Cross. Também corri o Arenacross UK há poucos dias. Não estava previsto, tanto que aceitei o convite um dia antes, peguei um avião, fui para a Inglaterra, dormi somente três horas e fui pra corrida. Substituí um piloto que estava machucado, e a moto estava ajustada para ele, e ele é bem mais alto. Mas gostei bastante, é um show. Foi um bom treino – diz Paulo Alberto, 26 anos, terceiro colocado no campeonato brasileiro de 2015 e campeão do Arena Cross Brasil 2015.

 

 

Hector Assunção / MX1

Continua na Honda Mobil

hectorassuncao_copabrasil_mauhaas-1
Hector Assunção – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– A pré-temporada está muito legal. Já estou treinando com os meus companheiros de equipe em Indaiatuba, São Paulo. Agora é totalmente diferente, com uma moto diferente. Estou tendo que trabalhar mais na parte física, até porque preciso de mais força, porque é uma moto um pouco mais pesada. No treino de moto, estou mantendo. Tanto a MX2 quanto a MX1 são categorias que exigem bastante treino mesmo. O que eu fazia na MX2 já era bem puxado, então mantive o treino na 450, mas está muito legal. Espero chegar forte para as primeiras etapas e tentar fazer uma boa estreia na categoria MX1 – disse Hector, 24 anos, campeão brasileiro na MX2 em 2015.

 

 

Jean Ramos / MX1

Continua na Yamaha Grupo Geração

jeanramos_mauhaas
Jean Ramos – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Esse ano preferi focar no Brasil. Me mudei para Itupeva, São Paulo, para ministrar cursos da JMR Escola de Motocross e fazer a minha pré-temporada. Foi bom mudar as pistas, poder repassar meu conhecimento. Tive bons momentos com os alunos, pude aprender novas coisas com eles. Agora é focar na temporada e não cometer os mesmos erros que cometi ano passado – disse Jean, 26 anos (completa 27 no fim do mês), vice-campeão brasileiro em 2015.

 

 

Carlos Campano / MX1

Continua na Yamaha Grupo Geração

campano_mauhaas
Carlos Campano – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Na pré-temporada estou treinando em minha casa na Espanha, em diferentes pistas aqui perto. Meu mecânico Rafael Porto e meu companheiro Fabio (Santos) passaram um mês e pouco e me ajudaram muito nos treinos. O Rafa deixando as motos no ponto certo e Fabinho me puxando bastante. Foi uma pré-temporada com alguns problemas e quedas dos dois, mas deu tudo certo e a preparação está no caminho certo. 2015 acabou muito tarde, então o planejamento foi descansar um pouco em dezembro e depois andar muito de moto em diferentes condições, completando com o preparo físico – disse o espanhol de 30 anos, campeão brasileiro em 2015.

 

 

Jetro Salazar / MX1

Continua na Escuderia X

JETROsalazar_mauhaas
Jetro Salazar volta a competir pela Escuderia X – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Antes da temporada passada, fiquei quase dois meses sem andar de moto e vi que não deu muito certo. Agora fiquei só duas semanas sem treinar com moto e estou bem melhor. Ainda estou no Peru, treinando com meu pai e meu irmão. Ele tem uma velocidade parecida comigo, o que ajuda bastante nos treinos. Um puxa o outro. Tenho moto, peças, academia personalizada. Vai dar resultado. Retorno ao Brasil no dia 15 de março, para a abertura do Arena Cross – afirma o equatoriano de 24 anos, quarto colocado no Brasileiro MX 2015.

 

 

Wellington Garcia / MX1

Sai da equipe oficial Honda e vai para a IMS Racing Honda

wellingtongarcia_2015_mauhaas
Wellington Garcia – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Ano passado eu sofri bastante com as dores de garganta, garganta inflamada, sinusite e tudo mais. Em outubro, resolvi operar. Fiquei uns dois meses afastado da moto. E no começo de janeiro voltei a treinar. A pré-temporada é fundamental para quem quer vencer. Se não fizer bem feito agora, vai sofrer o ano inteiro. Estou tentando consertar todos os erros. Já fui campeão brasileiro dez vezes, e estou buscando o que sempre me ajudou, o que sempre foi bom pra mim. Reformulei os treinos, e graças a Deus tenho me sentido muito bem. Mas ainda estou um pouco longe do ideal. Mas é questão de tempo. Vou trabalhar para estar 100% na primeira etapa – disse Wellington Garcia, 26 anos, 11º colocado no Brasileiro MX 2015.

 

 

Rafael Faria / MX1

Continua na IMS Racing Honda

rafaelfaria_ICF_9072
Rafael Faria – Crédito: IC Fotos

 

– Treinei direto… dezembro, janeiro, fevereiro. Estou quase 100%. Estou chegando na velocidade que desejo. Graças a Deus não tive nenhuma queda, nenhuma lesão. Estou confiante – disse Rafael Faria, 26 anos, 13º colocado no Brasileiro MX 2015.

 

 

Humberto “Machito” Martin / MX1

Começa na equipe Star Racing Geração PlayStation

asw30anos_mauhaas-85
Machito – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Minha pré-temporada 2016 está voltando a ser parecida às minhas antigas, quando pertencia a equipes organizadas. Graças a nossa nova equipe, Star Racing Geração PlayStation, estou conseguindo me focar um pouco melhor nos treinos. Na Venezuela, apesar de estar de férias, me dediquei a melhorar minha parte cardiovascular, e agora já no Brasil, estou voltando a me acostumar ao ritmo de treino de um profissional, estou adorando porque há tempos não fazia isso. Aliás, com a minha escola de motocross, a Machito School 101, dou seguimento aos treinos de vários profissionais, e também pilotos do meio amador, coisa que gosto muito de fazer e me mantém animado. Estou acostumo a treinar na minha região mesmo, no estado de São Paulo (Atibaia, Bragança Paulista, Jarinú), que está cheia de boas pistas. Tenho sorte de morar aqui! – disse o venezuelano de 27 anos, décimo colocado no Brasileiro MX 2015.

 

 

Carlos Badiali / MX1

Vai para a Star Racing Geração PlayStation

badiali_mauhaas-5
Carlito Badiali – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Volto ao Brasil no dia 5 de março, mas já estou treinando faz um mês. Ano passado terminei com uma lesão no ombro, no ligamento, e tive que passar por um processo de recuperação. Mas já estou treinando forte, trabalhando para melhorar, para fazer um ano muito melhor que ano passado. Terei novos companheiros, nova equipe, vou morar em outra cidade. Acho que tudo vai ajudar. Vou para brigar pelo campeonato. A meta é estar sempre entre os três primeiros – disse o venezuelano de 24 anos, oitavo colocado em 2015 no Brasileiro MX.

 

 

Dudu Lima / MX1

Continua na EMG Kawasaki

dudulima_mauhaas
Dudu Lima – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Estou fazendo uma boa temporada, treinando no estado de São Paulo, no Ranca Toco (em Salto), na Pista do Alemão (em Atibaia), no Kalango Cego (em Itupeva). Sei que vai ser um ano difícil porque vou subir para a MX1, mas estou bem feliz. Espero fazer um ótimo ano na nova categoria! – disse Dudu, 25 anos, vice-campeão brasileiro da MX2 em 2015.

 

 

Marcello “Ratinho” Lima / MX1

Continua na EMG Kawasaki

duduratinho_rafaelgagliano-2
Ratinho Lima – Crédito: Rafael Gagliano

 

– Voltei a treinar com moto em janeiro, porém já vinha fazendo algo para a parte física. A cada semana tento intensificar um pouco mais. Depois das férias é sempre difícil voltar à rotina. No mês que vem já começa o Arena Cross, então tenho que trabalhar duro pra chegar em forma – disse Ratinho, 28 anos, nono colocado no Brasileiro de Motocross 2015.

 

 

Balbi Junior / MX1

Continua na Pro Tork 2B Kawasaki

balbijunior_mauhaas
Jorge Balbi Junior – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Assim como no ano passado, dividi minha pré-temporada em duas fases! No mês de janeiro trabalhamos duro junto com os nossos alunos da Balbi School, confesso que apesar de ser um período de muito trabalho e pouquíssimo descanso, me diverti muito podendo dividir as minhas experiências com os nossos alunos e também treinar junto com eles!

– A segunda fase começou faz pouco mais de uma semana, vim para a Califórnia e estou 100% focado na minha preparação. Aqui consigo ir pra pista praticamente todos os dias além de ter oportunidade e mais recursos para poder acertar a minha moto.

– Por falar em acertar a moto, tenho muito que agradecer o Max “MB3 Preparações” que abriu mão de tudo e embarcou nessa viajem para me ajudar a treinar e acertar nossa moto! Tudo corre bem e depois de um bom fim de temporada em 2015 estou muito motivado para entrar na briga da categoria MX1 na 20ª temporada como piloto profissional! Agradeço a equipe Protork 2B Kawasaki por mais um ano de apoio! – comentou Balbi, 34 anos, quinto colocado no Brasileiro MX 2015.

 

 

Thales Vilardi / MX1

Ainda sem time

thalesvilardi_mauhaas-1
Thales Vilardi – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Ainda não consegui patrocínio de moto para esse ano, mas já comecei os treinos. Tenho ficado um pouco em São Paulo e um pouco em Resende, no Rio de Janeiro. Quando estou em SP estou treinando com a ajuda dos amigos Henrique, Pirata e Rene. E hoje estou em Resende na casa do meu amigo, Thiago Farias, treinando de moto e fazendo toda a parte física com ele. Espero logo poder resolver com qual moto correrei esse ano para focar mais os treinos com moto. Gostaria de agradecer a esses meus amigos pela ajuda, e ao Leandro da Subs27, a ASW, a Noffing que continuam comigo em 2016 – disse Thales, 25 anos, sétimo colocado no Brasileiro MX 2015.

 

 

Fabio Santos / MX2

Continua na Yamaha Grupo Geração

fabinho_miguelcampano
Fabio Santos com moto emprestada na Espanha – Crédito: Miguel Campano

 

– Estou muito feliz em estar fazendo a pré-temporada fora do Brasil. Estou realizando um sonho que tinha já faz um bom tempo. Vou ficar na Espanha até dia 18 de fevereiro, pouco mais de um mês. Tenho muito o que aprender, ainda mais com Carlos Campano. Vou aproveitar o máximo pra pôr em prática tudo que aprendi aqui – afirma Fabinho, 19 anos, terceiro colocado no Brasileiro MX 2015.

 

 

Enzo Lopes / MX2

Continua na KTM Dafra

enzolopes_mauhaas
Enzo Lopes – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Essa está sendo a “pré-temporada” dos sonhos pra mim. Desde de que chegamos a Califórnia, eu, meu treinador e meu dindo, estamos treinado muito. Normalmente andamos cinco vezes por semanas, fora a parte física que é feita todo dia. Já andei em todas as pistas conhecidas aqui, como Glen Helen, Pala, Milestone e entre outras mil que têm por aqui (risos). Como moramos na área de Temecula, estamos sempre muito próximos de onde vivem todos os pilotos. Cruzar pelo supermercado com Cooper Webb não tem nada de estranho nisso. Está sendo uma aventura surreal pra mim! E sobre estar aqui na Califórnia… É UM SONHO. Desde pequeno, meu sonho era estar perto dos “caras”, treinando com eles. E agora tendo essa oportunidade, está sendo demais. Estou aproveitando o máximo, e só tenho a agradecer a meus pais por essa oportunidade – disse Enzo, 16 anos, sexto colocado no Brasileiro MX 2015.

 

 

Gustavo Pessoa / MX2

Continua na Honda Mobil

gustavopessoa_ceth_mauhaas-1
Gustavo Pessoa – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Graças aos meus fisioterapeutas, Renan Higashi, Gustavo Resek e a clínica IMOT Sports, fizeram de tudo para eu voltar a andar de moto e dar início à minha pré-temporada. Tudo está indo muito bem e estou muito feliz com a minha evolução a cada dia com a moto. Estou localizado em Indaaituba, São Paulo, junto com os pilotos Honda e IMS, treinando muito – disse Gustavo, 18 anos, décimo colocado no Brasileiro MX 2015.

 

 

Pepê Bueno / MX2

Equipe própria com patrocínio do Grupo Geração, Alpinestars, Bell, Edgers, MRPro, 100%, Serginho Suspensões, 5inco Gráficos, Feirão MX e MX Park PP97.

pepebueno_corridas2_dom_tapejara_brasileiro_mauhaas-42
Pepê Bueno – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Venho trabalhando desde janeiro. Estou treinando bastante com o Rafael Faria, um piloto de alto nível que ajuda a puxar muito. Também fazendo bastante academia e pedal. Agora estou nos Estados Unidos para correr três competições nacionais aqui – classificatória de área do Loretta, Ricky Carmichael Supercross e Oakhill International. Estou focado no Brasil, mas essas corridas aqui vão me ajudar a chegar forte aí para a abertura do Arena – conta Pepê, 18 anos, quinto colocado no Brasileiro de Motocross 2015.

 

 

João Ribeiro / MX2

Sai da Yamaha Grupo Geração e vai para a Honda Mobil em 2016

joaoribeiro_mauhaas
João Ribeiro – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Estou treinando bastante, me adaptando a algumas mudanças, e dando o máximo para melhorar. Estou muito focado pois sei que este é o meu ano, sei que posso brigar de igual para igual com todos – afirma João, 20 anos, quarto colocado no Brasileiro da MX2 em 2015.

 

 

Caio Lopes

Ainda busca equipe para a temporada 2016

caiolopes_mauhaas
Caio Lopes – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Não parei de treinar, não tirei férias – só uma semana que fui para os EUA. Terminei bem a temporada, com uma boa corrida na Copa Minas, mas ainda não acertei nada com nenhuma equipe. Se eu não acertar, vou ter que abandonar o esporte. Sem patrocínio já não dá para continuar. E seria uma pena, porque acho que teria grandes chances de brigar pelo título. Estou conversando sobre a renovação com a IMS Racing, mas ainda não chegamos a um acordo. Continuo treinando e esperando uma oportunidade – diz Caio, 22 anos, sétimo colocado no Brasileiro MX 2015.

 

 

Renato “Muguinho” Paz / MX2

Vai para a Star Racing Geração PlayStation

asw30anos_mauhaas-80
Renato “Muguinho” Paz – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– Estou treinando bastante com a moto nova, tanto na Machito School quanto na Pista do Alemão, no Puma, e em outras da região do estado de São Paulo. Também estou treinando o físico, me dedicando bastante com meus companheiros de equipe. Espero fazer um bom ano de estreia – disse Muguinho, prestes a completar 16 anos, estreante na MX2 em 2016.

 

 

Otávio “Tatá” Pelegrino / MX2

Vai para a Star Racing Geração PlayStation

asw30anos_mauhaas-81
Tatá Pelegrino – Crédito: Mau Haas / BRMX

 

– A pré-temporada de 2016 começou com tudo. Estou junto ao Muguinho e o Machito, treinando forte aqui em Atibaia, São Paulo, na Machito School. A região é boa, temos muitas pistas e terrenos diferentes. Estou treinando com uma 450cc, mas a partir da semana que vem já começo a treinar de 250cc e me preparar para o Arena. Vamos começar a fazer uma pista de Arena para a equipe também – disse Tatá, 20 anos.

 

 

*Piloto que corre o Brasileiro de Motocross e ficou fora desta lista, e deseja enviar seu depoimento para acrescentarmos aqui, basta mandar para [email protected]. Teremos prazer em publicar 😉