Seguindo a tendência das fabricantes europeias e norte-americanas, a brasileira ASW Racing lançou sua coleção de equipamentos modelo 2016 neste mês de agosto. O evento de lançamento aconteceu em Mogi das Cruzes, São Paulo, cidade aonde está localizada a sede da empresa da Família Mattos, e contou com a presença de lojistas, pilotos, imprensa e outros empresários do ramo.
Além de apresentar a tecnologia dos produtos (camisas com proteção contra raios UV, etiquetas emborrachadas com ventilação, tecido com ventilação nas calças e camisetas), a coleção traz design com referências nos 30 anos de marca, que serão completados em janeiro de 2016. Fundada em 1986 pelos irmãos Dimas e Paulo Mattos, com no nome de Aero Sports Wear, a marca assume “trintão” mais moderna do que nunca.
– O lançamento da coleção dá início à comemoração dos 30 anos. Também lançamos dois vídeos (veja aqui), um de moto e um de bike, que mostram a história da empresa e toda essa modernização – comenta Leandro Mattos, gerente de marketing e desenvolvimento de produtos da empresa.
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Leandro, aliás, é um dos grandes responsáveis pela modernização da marca ASW. Formado em design de produtos, o filho do co-fundador da empresa, Paulo Mattos, iniciou um processo de desenvolvimento e reestilização faz meia década.
– Comecei a trabalhar no desenvolvimento de produtos há seis anos e estamos colhendo bons frutos agora. Passamos pelo novo logo, novo A de ASW, e toda essa modernidade que estamos apresentando agora. Nesta nova coleção, voltamos a usar o logo AERO, que foi o primeiro nome, mas apesar de ser uma coleção que a gente olha pra trás, é uma roupa moderna. Não quisemos ir muito para o retrô pois já tínhamos feito isso nos 25 anos”, complementa.
Uma história de paixão
Quando você visita a sede da ASW, encontra um clima familiar e de amizade. Isso é perceptível e contagiante. De acordo com Dimas Mattos, fundador da empresa, a paixão pelo esporte é grande combustível para se alcançar objetivos marcantes e vencer crises.
– 30 anos é uma data muito importante para a gente. Tá todo mundo falando em crise, mas nós pegamos todas as crises destes últimos 30 anos e nem por isso desanimamos. Vencemos todas e sempre motivados pela paixão que temos pelas duas rodas. Não encaramos a ASW simplesmente como um negócio, é uma paixão mesmo. A gente vive isso desde moleque. Até hoje, continuo andando de moto, competindo. Tudo isso motiva a empresa e as pessoas envolvidas. A paixão por duas rodas não é um slogan comercial, é verdade mesmo – reforça Dimas.
Quase 30 anos atrás, quando os irmãos iniciaram esta jornada, o objetivo era suprir uma necessidade básica de quem pilotava nos finais de semana. Agora a meta é alçar voos mais longos.
– Eu trabalhava na Embraer e andava de moto nos finais de semana. E sentia falta de equipamentos. Não tinha equipamentos para competir aqui no Brasil. E o Dimas tinha uma revenda Agrale, também andava de moto, e a gente sentia falta destes produtos. Começamos a fabricar luva, depois veio calça, camisa e fomos evoluindo. A gente não imaginava chegar neste tamanho. Nunca tivemos muita ambição. Mas graças a Deus o produto caiu bem no mercado, logo todos gostaram, e evoluímos. E como sempre tivemos muita paixão por andar de moto, procuramos fazer um produto bem bacana desde o início – lembra Paulo.
– E agora queremos chegar nos 40, nos 50 e ir além, perpetuar a marca. Queremos trabalhar bem no Brasil, ir também para a Europa e Estados Unidos e mostrar lá fora todo potencial da marca – revela Dimas Mattos.
Longe de mim, crise!
A festa de lançamento da coleção 2016 aconteceu no dia 12 de agosto, coincidentemente no mesmo dia em que o diretor comercial da empresa, Fernando Silvestre, completava 12 anos de trabalho na ASW. Ele também conversou com o BRMX e contou alguns detalhes sobre o momento e o futuro da marca.
– Comercialmente está acontecendo uma coisa muito interessante na nossa história de 30 anos, que é uma mudança na percepção do consumidor e do nosso revendedor. A marca tem ganhado um carinho e um grande reconhecimento da nossa busca pela qualidade. As pessoas têm percebido uma qualidade no produto, no design, o revendedor tem visto qualidade no serviço, justiça no preço, e isso tem refletido num crescimento apesar das dificuldades econômicas do país. A partir disso, estamos pensando a médio prazo em uma projeção internacional, com muita tranquilidade, com calma, como a gente faz as coisas – diz Fernandinho.
Outro apaixonado pelo esporte e pelo que faz, Fernandinho tem palavras de incentivo para quem está abalado com a crise política e econômica que o Brasil atravessa.
– A paixão pelo nosso esporte é tão grande que ele vai crescendo. A gente é muito otimista aqui na ASW. Têm dificuldades? Tem. Mas têm soluções também. E o motociclismo é construído de gente legal, gente bacana. Eu acredito que estamos crescendo, melhorando como um todo. Acredito no desenvolvimento da cultura motociclistica, que é construída de geração em geração. Hoje temos grandes competições, grandes pilotos vindo para o Brasil, cursos com pilotos consagrados, motoclubes de 40 anos ativos que organizam competições, pessoas interessadas em fazer acontecer”, finaliza Fernandinho.
Curiosidade
O nome Aero Sports Wear deu origem à sigla ASW no fim da década de 80. Hoje, com a marca consolidada, muitas vezes nem nos damos conta de perguntar: por que ASW? Paulo Mattos conta a história.
– Olhávamos muito o mercado norte-americano na época (1986), que já era muito maior do que o nosso. Lá tinha a Answer, com aquele “a” no logo. Gostamos da ideia e passamos a usar o A e veio a ideia de “Aero”. Usamos o nome Aero durante alguns anos, mas a marca acabou sendo requisitada porque era patenteada pela Alpargatas. Então tivemos que parar de usar na época, lá no fim dos anos 80, e passamos a usar as iniciais de Aero Sports Wear – ASW – relembra Paulo Mattos.
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