A primeira etapa da Copa Brasil de Motocross 2015, válida para a terceira etapa do Brasileiro de Motocross 2015, aconteceu neste fim de semana, 15 e 16, na cidade de Indaiatuba, São Paulo. Jean Ramos garantiu para a Yamaha a vitória na MX1 e Hector Assunção fez o dever de casa e deu à Honda a conquista na MX2.
O público de aproximadamente 15 mil pessoas que passou pelo complexo pôde assistir às corridas e conhecer novidades do mercado off-road no Business Center, além de aproveitar a gastronomia dos food trucks instalados no local.
A segunda etapa da Copa Brasil de Motocross será realizada em São José, na Grande Florianópolis, Santa Catarina. O evento será realizado em 18 de outubro, válido pela quinta etapa do Brasileiro de Motocross.
MX1
Primeira bateria
Jean Ramos largou na frente na primeira bateria da MX1, garantiu o holeshot e abriu vantagem volta a volta. O duelo na bateria ficou no grupo que se formou com Antonio Balbi Junior, Paulo Alberto e Carlos Campano na briga pelo segundo lugar. Paulo Alberto levou a melhor, terminando na segunda colocação, Balbi e Campano cruzaram a linha de chegada na sequência, respectivamente em terceiro e quarto, e Wellington Garcia terminou no quinto lugar.
– Estou vivendo a minha melhor fase na temporada. Tenho feito boas largadas, estou bem fisicamente e minha concentração durante a corrida melhorou muito. Estou muito focado no Brasileiro, campeonato em que busco a liderança, e vou com tudo na Copa Brasil de Motocross – disse Jean.
Segunda bateria
Na segunda bateria foi Carlos Campano quem largou na frente e, acompanhado por Jean Ramos, ditou o ritmo da prova. Balbi e Adam Chatfield (IMS Racing) formaram o segundo pelotão e permaneceram em terceiro e quarto lugares até o fim. Paulo Alberto e Jetro Salazar (Escuderia X) cruzaram a linha de chagada em seguida, com a quinta e sexta colocação.
– Tive uma primeira bateria difícil, fiquei muito tempo atrás do Balbi e do Paulo Alberto sem possibilidade de ultrapassar. Mas, consegui largar bem na segunda bateria e, pouco a pouco, abri vantagem para vencer – comentou Campano.
Soma das baterias
Na soma das baterias, Jean Ramos venceu a etapa e assumiu a liderança da Copa Brasil na MX1, com 47 pontos. Ele é seguido por Carlos Campano, quatro pontos a menos, e Balbi Junior, na terceira colocação, com 40 pontos.
– Estou em minha 18ª temporada e meu início de ano foi muito difícil, com uma lesão grande na cervical. Agora, me sinto bem fisicamente para brigar e meu objetivo é vencer uma prova até o fim do ano – lembrou Balbi.
MX2
Primeira bateria
Hector Assunção foi imbatível na etapa de estreia da Copa Brasil de Motocross. O piloto paulista venceu as duas baterias e somou 50 pontos na classificação. Na primeira bateria, Gustavo Pessoa largou na frente, com Fábio “Moranguinho” Santos na segunda colocação e Hector em terceiro. Hector foi subindo posições volta a volta até cruzar a linha de chegada em primeiro.
Segunda bateria
A segunda bateria teve início com Leonardo Souza fazendo o holeshot, mas seguido de perto por Hector Assunção, que assumiu a liderança antes de fechar a primeira volta. O líder abriu vantagem e administrou o ritmo até o fim da bateria. João Ribeiro terminou em segundo, seguido por Dudu Lima, Fábio Santos e Anderson Amaral, na terceira, quarta e quinta colocações, respectivamente.
Soma das baterias
A soma das baterias teve Hector Assunção em primeiro, Fábio Santos na segunda colocação e João Ribeiro em terceiro. Dudu Lima e Caio Lopes completaram o pódio, respectivamente, em quarto e quinto lugares.
– Eu e meus companheiros de equipe trabalhamos duro nas últimas semanas porque tínhamos a responsabilidade de vencer na casa da Honda. Vou continuar trabalhando duro e focado, pois, no fim, é a única forma de conquistar o título da temporada – avaliou Hector.
MX3
Os pilotos desistiram de correr após a volta de apresentação. Eles reclamaram que a pista estava muito molhada em alguns pontos e isto colocaria em risco a segurança da prova. A organização do evento, entretanto, entendeu que o circuito tinha condição de receber a bateria dentro dos padrões de segurança exigidos e decidiu por cancelar esta corrida, deixando os pilotos sem pontuação.
Intermediaria
A bateria dos pilotos amadores encerrou as atividades em Indaiatuba. O grande duelo da categoria que teve o maior número de inscritos foi entre Rodrigo Marçal e Mateus Kunz. Eles travaram uma disputa forte até a última volta, até que se chocaram na curva da largada. Kunz caiu, e Marçal levou a melhor vencendo a bateria. Ele foi seguido por Marcos Moraes, em segundo, e Mateus Kunz ainda terminou na terceira posição.
Treinos Cronometrados
MX1
MX2
MX3
Intermediária A
Treinos Livres
MX1
MX2
MX3