Jean Azevedo fatura o hexa no Rally dos Sertões 2015

||

Jean Azevedo 2015
Jean Azevedo, piloto da Equipe Honda Mobil de Rali no Rally dos Sertões 2015 – Crédito: Marcelo Machado / Foto Arena / VIPCOMM

 

O piloto Jean Azevedo, da Equipe Honda Mobil, entrou para a história do Rally dos Sertões ao faturar neste sábado, 8, em Foz do Iguaçu, Paraná, o hexacampeonato das motos na principal competição off-road do país. Ele foi o campeão da categoria duas rodas de 2015 depois de desbravar de forma segura e rápida o inédito percurso de 2.855,79 quilômetros, sendo 1.508,60 de trechos cronometrados, que passou por oito cidades, em quatro estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná), e que contou com sete dias de duração.

A conquista coloca Jean como terceiro participante, em 23 anos de prova, a atingir seis títulos na competição. O primeiro foi Edu Piano, com sete, sendo um nos carros e seis nos caminhões, e o segundo Davi Fonseca, com seis nos caminhões.

– Estou muito contente com esse título. Quando voltei para as motos, após uma temporada nos carros, tinha esse objetivo. Nos anos anteriores, o campeonato valia pelo mundial, então havia muitos pilotos estrangeiros com equipamentos melhores, mas sempre fui o melhor brasileiro. Mas nesse ano, em condições iguais, finalmente consegui esse hexa que tanto eu queria – destaca Jean Azevedo, que venceu o Rally dos Sertões nos anos de 1995, 2000, 2002, 2004, 2005 e 2015.

Para chegar ao hexa, o paulista de São José dos Campos precisou superar seu conterrâneo Ramon Sacilotti, que surgiu como principal rival durante as especiais. O piloto da Sacilotti Rally até chegou a ameaçar a liderança do experiente competidor de 41 anos, ganhando a terceira e quarta etapas. Porém, Jean retomou na parte final o ritmo de prova e, com o tempo total de 15h51min38s, 12min31s a mais que o concorrente, alcançou o título na geral e na Super Production.

Das 38 motos que largaram de Goiânia, Goiás, no dia 1º de agosto, 31 completaram a sétima e última etapa da 23ª edição do Rally dos Sertões, que aconteceu entre Umuarama, Paraná, e Foz do Iguaçu, Paraná, em um percurso de 346,15 km, sendo 120,54 km de trechos cronometrados. A vitória neste sábado ficou com o francês Adrien Metge, da Equipe Honda Mobil. O primeiro lugar na especial de encerramento rendeu ao estrangeiro o título da categoria Production Aberta.

– Como primeiro rali, foi muito bom. Aprendi muito após erros e acertos. O Dário (companheiro de equipe) me ajudou muito ao longo dos dias e estou muito feliz com o resultado – resume Adrien, que também faturou duas especiais ao longo da edição.

Já Ramon Sacilotti, que foi penalizado em seis minutos na etapa por conta de excesso de velocidade em zona de radar, acabou o dia em sexto, uma posição atrás de Jean, que administrou a vantagem. Assim, o piloto que utiliza uma moto Kawasaki ficou com o vice-campeonato.

– É muito gratificante terminar o rali. Não tive nenhum problema, consegui uma excelente colocação. Hoje a etapa foi tranquila, mas foi difícil conter a emoção – comenta Sacilotti.

Já a segunda posição deste sábado acabou com Tiago Fantozzi, da X Rally Team, seguido de Guilherme Cascaes, da Yamaha Grupo Geração Rally Team, e de Tunico Maciel, da Equipe Honda Mobil.

 

Jean Azevedo
A conquista coloca Jean como terceiro participante, em 23 anos de prova, a atingir seis títulos na competição – Crédito: Marcelo Machado / Foto Arena / VIPCOMM

 

:: Categorias Marathon, CRF 230F e Over 45

Tunico Maciel, da Equipe Honda Mobil, conquistou o título na Marathon ao vencer a sétima e última especial de 2015. Na CRF 230F, Júlio Zavatti Bissinho, da Vendramini Rally, também levou o troféu e ainda terminou em nono na geral. Na Over 45, Norton Lopes, da Brasil Moto Tour, levou a etapa e também confirmou o título.

 

:: Resultado da sétima etapa (extraoficial)
1. Adrien Metge (FRA) #9 Honda/Honda Mobil / 1h11min58s
2. Tiago Fantozzi #21 KTM/X Rally Team / 1h12min03s
3. Guilherme Cascaes #7 Yamaha/Yamaha Grupo Geração Rally Team / 1h12min36s
4. Tunico Maciel #16 Honda/Honda Mobil / 1h14min18s
5. Jean Azevedo #1 Honda/Honda Mobil / 1h14min27s

 

:: Acumulado após sete etapas
1. Jean Azevedo #1 Honda Mobil 15h51min38s
2. Ramon Sacilotti #2 Kawasaki/Sacilotti Rally +12min31s
3. Adrien Metge (FRA) #9 Honda/Honda Mobil +15min04s
4. Tiago Fantozzi #21 KTM/X Rally Team +27min53s
5. Guilherme Cascaes #7 Yamaha/Yamaha Grupo Geração Rinaldi Rally Team +34min18s