A Superliga Brasil de Motocross 2015 aconteceu na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo, nos dias 18 e 19, com 12 mil pessoas e adrenalina na pista e mais de 400 pilotos entre as 11 categorias (MX1, MX2, MX3, MX4, MX5, MX1 Amador, MX2 Amador, MXF, MX Júnior, 65cc e 50cc), que incluem competidores profissionais e amadores de diferentes faixas etárias e modelos de motos.
A equipe Yamaha dominou as principais categorias, com Jean Ramos vencendo na MX1 e Fabio “Moranguinho” Santos na MX2. Confira abaixo os resultados e resumo das corridas de domingo, 19.
>>> Assista aqui as corridas que aconteceram no domingo
>>> Clique aqui e confira os resultados de sábado
Provas
MX1
Primeira bateria
Em corrida de tirar o fôlego, o inglês Adam Chatfield, piloto IMS Racing, assumiu a ponta no início da prova, mas foi ultrapassado pelo espanhol Carlos Campano. A partir daí, os dois estrangeiros travaram duelo particular. Após um choque, no qual levou Campano ao chão, Adam voltou para a ponta. Na décima volta, o inglês cometeu um erro e perdeu a posição. A vitória ficou com o espanhol e Adam fechou em quinto. Wellington Garcia, da Equipe Honda Mobil, terminou em terceiro.
– Eu estava muito bem, vencendo a primeira. Tive uma boa prova com a vitória nas mãos, mas aconteceu isso. Sofri uma pancada na coluna, e agora é lutar para me recuperar – contou Campano.
1. Carlos Campano
2. Jean Ramos
3. Wellington Garcia
4. Carlos Badiali
5. Adam Chatfield
Holeshot. Carlos Campano
Segunda bateria
O equatoriano Jetro Salazar, da Escuderia X, começou na segunda colocação e conseguiu manter a posição após uma prova eletrizante, que terminou com vitória de Jean Ramos devido à queda do espanhol Carlos Campano na última volta.
Jean Ramos ficou com título após vencer a segunda bateria. Eufórico, o piloto citou a incessante busca pela vitória.
– Estava batendo na trave há meses, sempre chegando em segundo nos campeonatos. Uma hora a vitória viria. Eu sabia que teria que vencer essa bateria para levar o título, então passei a pressioná-lo (Carlos Campano). Parti para o ataque no final que Graças a Deus consegui – disse Ramos.
1. Jean Ramos
2. Jetro Salazar
3. Carlos Campano
4. Jorge Balbi
5. Wellington Garcia
Holeshot. Jean Ramos
Soma das baterias
1. Jean Ramos
2. Carlos Campano
3. Wellington Garcia
4. Jetro Salazar
5. Carlos Badiali
MX2
Primeira bateria
Quem saiu na frente foi o sergipano Rodrigo Lama, piloto Honda da Escuderia X, mas a vitória na bateria ficou com o piloto Fábio Santos, da equipe Yamaha Grupo Geração, que venceu com facilidade as disputas que teve com o companheiro de equipe João Pedro Ribeiro e com Hector Assunção da Honda Mobil.
– Tive um final de semana feliz. Gostaria de agradecer ao esforço da minha equipe e patrocinadores – finalizou Santos.
1. Fábio Santos
2. João Ribeiro
3. Hector Assunção
4. Dudu Lima
5. Enzo Lopes
Holeshot. Rodrigo Lama
Segunda bateria
Na segunda bateria a vitória foi de Hector Assunção, piloto da Honda Mobil, que teve um grande desempenho e venceu com grande diferença para Fábio Santos. Enzo Lopes da KTM Dafra foi o terceiro.
Hector Assunção começou com força total a segunda corrida do dia. Na segunda volta, assumiu a liderança e abriu vantagem para o segundo colocado. Com diferença de mais de 20 segundos, Hector conquistou a vitória na bateria.
– Consegui fazer uma boa corrida na segunda bateria. Imprimi um bom ritmo e fiz a minha parte. Na primeira prova, tive problemas com o gate e demorei para sair. Aí, tive que fazer prova de recuperação. Infelizmente, não deu para sair com a vitória, mas estou satisfeito com meu desempenho – completou Assunção.
1. Hector Assunção
2. Fábio Santos
3. Enzo Lopes
4. João Ribeiro
5. Dudu Lima
Holeshot. Fábio Santos
Soma das baterias
1. Fábio Santos – 47 pontos
2. Hector Assunção – 45 pontos
3. João Ribeiro – 40 pontos
4. Enzo Lopes – 36 pontos
5. Dudu Lima – 34 pontos
MXF
Não teve para ninguém, Mariana Balbi mostrou que é uma das melhores pilotos femininas do país. A vitória foi contundente, com 30 segundos de vantagem para a segunda colocada Stefany Serrão, que teve uma queda logo no início da corrida, tirando a chance da piloto para brigar pela vitória na categoria.
– É uma sensação incrível vencer com essa diferença. É um trabalho de uma vida inteira, com muita garra e dedicação. Gostaria de parabenizar a organização por inserir uma categoria feminina. Eu vinha insistindo nisso há anos, e finalmente temos um grande evento como esse aqui. Vamos torcer por mais etapas ainda – comemorou Mariana.
1. Mariana Balbi
2. Stefany Serrão
3. Lays Cazadini
4. Barbara Fernandes
5. Ana Lúcia Vizioni
Júnior
A corrida da categoria Júnior pode ser definida como uma intensa disputa interna da equipe Yamaha Grupo Geração. Thiago Brenner e Renato “Muguinho” Paz, protagonizaram pegas impressionantes. Mas quem se deu melhor foi o piloto da casa, Muguinho, que recebeu a bandeirada levando as arquibancadas ao delírio.
– Foi impressionante, pois fui recuperando posições, até chegar no Thiago (Brenner). Passar meu companheiro de equipe foi muito difícil, e eu sabia disso. Legal que pude comemorar com a galera aqui de Bragança – vibrou Paz.
1. Renato Paz – Muguinho
2. Thiago Brenner
3. Felipe Migliorini
4. Leonardo Cassarotti
5. Iuri Beltrão
65cc
O goiano Marcello Leodorico venceu a prova da 65cc mas teve que brigar pela vitória com o segundo colocado Rafael Araújo.
– Estou muito feliz pois larguei mal e me recuperei. A briga com o Rafael foi difícil mas consegui com muito esforço vencer – contou Leodorico.
1. Marcello Leodorico
2. Rafael Araújo
3. Gabriel Andrigo
4. José Antônio Pedro
5. Carlos “Dadal” Pereira
MX3
Roman Jelen chegou a Bragança Paulista como convidado da Ipiranga IMS Levorin, equipe patrocinada pela Honda, e dominou a categoria MX3. O esloveno assumiu a liderança nas primeiras voltas e faturou a corrida, com mais de 27 segundos de vantagem para o segundo colocado. Bom desempenho também de Stefany Serrão, da mesma equipe, que terminou a prova em quarto lugar.
– Estou muito feliz pela vitória. Correr no Brasil é muito diferente e bastante estou impressionado com tudo. Agradeço a toda a equipe que me ajudou e espero poder fazer outras provas aqui – disse Jelen.
1. Roman Jelen
2. Willian Guimarães
3. Mariana Balbi
4. Stefany Serrão
5. André Stocovich
Treinos cronometrados
MX2
MX1