Nota da redação: BRMX Timeline traz as atualizações do dia, conforme os acontecimentos vão ocorrendo nas corridas. Resultados, fotos, curiosidades, vídeos são postados ao longo do dia. Acompanhe!
:: Reveja todo evento
Resumão
A terceira etapa do Arena Cross Brasil 2015 ficou marcada pela chuva que antecedeu o evento e molhou bastante a pista, que era formada por areia e terra características de beira mar. Dentro da pista, o português Paulo Alberto mostrou mais uma vez toda sua capacidade de correr nestas pistas APERTADAS de Arena sem cometer muitos erros e faturou a etapa. Porém, perdeu a invencibilidade, já que o equatoriano Jetro Salazar venceu a segunda bateria.
Jean Ramos mais uma vez foi o melhor brasileiro ao garantir o segundo lugar no pódio com 2-2 nas baterias. O paranaense agora é vice-líder da competição, empurrando o companheiro de equipe e atual campeão, Carlos Campano, para o terceiro lugar.
Na MX2, Enzo Lopes largou na frente e liderou até a penúltima volta, quando bateu com um retardatário e caiu, ficando com o guidão preso na roda da outra moto, perdendo a corrida para Hector Assunção, que veio de trás para faturar sua primeira corrida de Arena neste ano. Outro destaque foi Pepê Bueno, que largou bem, caiu e se recuperou para subir no pódio do AX pela primeira vez neste ano, além de Dudu Lima que, mesmo com o dedo fraturado, foi ao pódio e se isolou na liderança da categoria.
Veja mais detalhes sobre cada bateria abaixo!
Duelo 1×1
Novidade no Arena Cross 2015, reúne os dois primeiros colocados no classificatório da MX Pró em um duelo de duas voltas. Jean Ramos, que foi o segundo colocado, e o português Paulo Alberto, dono do melhor tempo em Ilha Comprida, protagonizaram o pega mais uma vez (eles também fizeram o melhor tempo nas duas primeiras rodadas). Melhor para o luso da Honda Móbil, que venceu a disputa e faturou um ponto extra no campeonato. A prova serviu como revanche para Paulo Alberto, pois o português perdeu o mesmo duelo para Jean Ramos na etapa anterior, em Jundiaí.
Resultados das provas
Pró – primeira bateria
Sem novidades na primeira prova da noite da categoria Pró. Vitória do português Paulo Alberto, incluindo o holeshot, com o brasileiro Jean Ramos em segundo. Esta foi a quinta vitória em cinco baterias na 450 de Paulo Alberto. Pela terceira posição um duelo europeu. O espanhol Carlos Campano, da Yamaha Grupo Geração, superou o britânico Adam Chatfield, da Honda IMS, nas últimas voltas após duelo acirrado.
Pró – segunda bateria
Uma grata surpresa, assim pode ser definida a primeira vitória do equatoriano Jetro Salazar. Após uma corrida muito acidentada, ele soube controlar as dificuldades da pista e cruzou em primeiro lugar. O espanhol Carlos Campano, que liderou boa parte da prova, fez o holeshot.
A segunda posição da bateria foi novamente de Jean Ramos, que no início ficou preso com Paulo Alberto em uma canaleta. O português completou a bateria na terceira posição.
Pró – Soma
Paulo Alberto
– Tive vários toques na segunda bateria, não pude lutar pela vitória. Saiu feliz pelo título da prova, mas ciente que tenho que manter o trabalho na próxima etapa – afirmou o português.
Jean Ramos
– Fizemos mais uma prova consistente. Na primeira bateria, errei nas primeiras voltas depois de largar bem, perdi posições para o Adam (Chatfield) e para o Paulo Alberto, mas depois me recuperei e consegui ter um bom ritmo para terminar em segundo. E na segunda bateria, eu e o Paulo ficamos enroscados na primeira volta, tivemos que fazer muita força pra tirar a moto (do enrosco), mas consegui recuperar bem. Quando passei o Wellington Garcia (pela segunda colocação), achei que tinha assumido a liderança e foquei em manter a posição. Fiquei superfeliz, passei a chegada comemorando, mas então vi que o Jetro (Salazar) estava na frente, comemorando também – conta Jean, que tem 20 pontos a menos que o líder na briga pelo troféu da competição.
Jetro Salazar
– Esta foi minha primeira vitória no Arena e devo muito a meu pai, que me treinou nas últimas semanas. Fiz uma segunda bateria sem quedas, nesta pista que estava muito destruída – avalia.
MX2
Vitória “inesperada” de Hector Assunção, que já tinha feito o melhor tempo na classificação. Enzo Lopes conseguiu o holeshot e liderou quase toda a corrida. Na penúltima volta, caiu ao bater em um retardatário, uma curva antes da mesa de chegada, cedendo a dianteira para Hector.
– Não tive uma boa largada, mas fiz uma prova de recuperação. Ainda bem que o Enzo caiu e saí com essa vitória – comemorou o garoto de Jandira, interior de São Paulo.
Júnior
Renato Paz, o Muguinho, venceu a tensa prova da Júnior. O piloto de Bragança Paulista não tomou conhecimento dos adversários após largada razoável, veio de trás e subiu ao lugar mais alto do pódio em Ilha Comprida. A segunda posição foi de Leonardo Nunes, que também fez o holeshot da prova. Completou o pódio, em terceiro, o piloto Thiago Brenner, repetindo o resultado da etapa anterior em Jundiaí.
– Larguei em sexto, e sabia que a pista estava muito molhada e fácil de cair. Me concentrei o máximo, outros pilotos caíram, eu consegui fazer uma prova boa e ganhei. O trabalho tem que continuar forte para brigar por este título até o final – diz Muguinho.
65cc
Na 65cc, a vitória foi mineira mais uma vez. Carlos Eduardo Pereira, o Dadal, não deu chances aos seus concorrentes e foi soberano durante toda a prova, conquistando também o holeshot. Em segundo ficou Marcello Leodorico, e completou o pódio na terceira posição Carlos Eduardo Baltazar.
50cc
Na categoria das 50cc, a vitória foi do catarinense Rafael Becker. Ele venceu a disputa contra Vitor Borba na terceira posição e Gustavo Rodrigues em segundo. Faltando poucos metros para o fim Becker ficou travado na canaleta, levando os torcedores ao desespero, e colocando a vitória em risco. Mas com ajuda dos fiscais de pista, conseguiu sair do buraco e completar a prova primeiro.
– Fiquei preso na canaleta no finalzinho. Achei que não ia conseguir sair, mas ainda bem que minha diferença era grande – disse o líder do campeonato.
Insta BRMX
A photo posted by BRMX.com.br (@brasileiromx) on
Trabalho intenso aqui pra melhorar as condições da pista. #brmx #arenacross #chuva #ilhacomprida A photo posted by BRMX.com.br (@brasileiromx) on
Olha que céu limpo! Fim da chuva em Ilha Comprida! Vamos aos treinos! #brmx #mx #motocross #arenacross #sol #herewego Uma foto publicada por BRMX.com.br (@brasileiromx) em
Os meninos da 65cc ansiosos pra entrar na pista #arenacross #65cc #motocross #BRMX #ilhacomprida #saopaulo #spmx A photo posted by BRMX.com.br (@brasileiromx) on
Treinos rolando! Veja ao vivo no BRMX #arenacross #brmx #moto #fast Uma foto publicada por BRMX.com.br (@brasileiromx) em
Largada da cinquentinha ❤️ #arenacross #BRMX #ilhacomprida #50cc
A video posted by BRMX.com.br (@brasileiromx) on
Dadal largou na frente e vence a 65cc na terceira etapa do Arena Cross 2015. Ótima corrida, parabéns! #arenacross #ilhacomprida #BRMX #65cc A video posted by BRMX.com.br (@brasileiromx) on
Resultados dos treinos
Serviços
:: Programação
Treino classificatório
16h às 16h15 – MX2 grupo A
16h20 às 16h35 – MX2 grupo B
16h40 às 16h55 – 50cc
17h às 17h15 – 65cc
17h20 às 17h35 – Júnior
17h40 às 17h55 – MX Pró
18h às 19h10 – Manutenção de pista
Provas
19h30 – Duelo 1×1
19h40 – 50cc
20h – 65cc
20h20 – Júnior
20h35 – Manutenção de pista
21h10 – MX Pró – primeira bateria
21h35 – MX2
22h05 – MX Pró – segunda bateria
:: Transmissão ao vivo
O site BRMX retransmite a terceira etapa do Arena Cross AO VIVO – disponível para computadores, tablets e smartphones. O evento também conta com transmissão ao vivo na Sportv a partir das 21h, e reprise no domingo, às 18h, na Bandsports, e às 18h30 na Band Internacional.
:: Mapa para chegar na pista