Dudu Lima confirma favoritismo no início da temporada 2015

||

DUDUlima_mauhaas-1
Dudu Lima – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Dudu Lima, 24 anos, começou a temporada como favorito – ao lado de Hector Assunção – para vencer tudo na categoria MX2. Vice-campeão brasileiro na categoria em 2011 e 2012, esta é a última cartada do barbudo para vencer nas 250cc antes de se transferir definitivamente para a MX1.

Com duas etapas do Arena Cross e uma do Brasileiro MX já realizadas, o paulista segura a liderança de ambos os campeonatos, empatado em pontos com João Ribeiro, no Arena, e com Gustavo Pessoa, no BRMX. O piloto da equipe EMG Kawasaki também lidera a Copa Pro Tork Minas Gerais e a Copa São Paulo de Motocross, dois campeonatos regionais de prestígio. Portanto, Dudu está confirmando o favoritismo neste início de temporada, apesar de ter a sombra de Hector e outros jovens que começam a surgir com força, como Pessoa, Ribeiro, Caio Lopes, Pepê Bueno, Enzo Lopes, Moranguinho, entre outros.

– Tá sendo um início de temporada muito bom. Depois dos vice-campeonatos, tive dois anos (2013 e 2014) com resultados piores – relembra Dudu, que terminou o Brasileiro MX de 2013 em terceiro (atrás de Paulo Alberto e Thales Vilardi) e o de 2014 em 11º lugar na tabela.

O que aconteceu nestes dois anos? Você era favorito, mas ficou abaixo do esperado. Por quê?

– Acho que um pouco por causa da mudança da moto (a Kawasaki mudou muitas coisas nos modelos de 2013). E teve lesões do ano passado – complementa.

Mais focado em 2015, Dudu conta que passou a pré-temporada se resguardando para evitar machucados. E revela que ainda está competindo com as motos de 2014, o que lhe obriga poupar nos treinamentos.

– Ano passado eu quebrei o pé na primeira etapa do Brasileiro. A recuperação foi muito dura porque eu perdi o começo do campeonato, que é o mais importante. Depois caí em Campo Grande (quarta etapa do BRMX) e desloquei o ombro. Então esse ano eu tentai não cair, não fazer nada de errado, usei mais a cabeça. Sem me machucar, sei que no fim do ano tenho chances de brigar pelo título – diz.

 

dudulima2_mauhaas
Dudu Lima em Limeira, na primeira etapa do BRMX 2015 – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Dudu sempre teve talento. Foi campeão brasileiro da 50cc, vice da 65cc, e depois começou a pular etapas, subindo de categoria rapidamente por causa do tamanho e da qualidade técnica. A raça é outro componente que acompanha a carreira do atleta.

– Eu gostaria de treinar mais, mas a verba está curta. Tenho dois dias para treinar por semana, então nestes dois dias eu treino muito, aproveito o máximo que dá. Falta dinheiro para treinar mais, as motos (2015) ainda não chegaram e as motos que temos estão desgastadas porque já vêm desde o ano passado em treino e corrida. Isso complica bastante porque os adversários estão com equipamento novo. Mas vamos esperar a moto nova chegar e treinar ainda mais – afirma.

Com a safra nova de pilotos abaixo dos 20 anos chegando para “incomodar” na MX2, Dudu acredita que o esporte está ganhando.

– Acho bem legal (o fato de ter jovens brigando com ele pela primeira posição). Quanto mais gente para disputar o título é melhor porque o foco fica dividido. No início do ano só falavam em mim e no Hector, e agora os moleques estão provando que não é bem assim. Acho importante. O fim do campeonato vai ser bem legal – argumenta.

E já que este é o último ano na MX2, como anda a preparação para andar na 450 em 2015?

– Estou focado na 250. Mas na Copa Minas e na Copa SP eu já corro de 450. Já estou bem acostumado à moto, elas são parecidas, e a 450 é até melhor na parte de ciclística e motor. Sobra motor. De vez em quando treino com a moto do Rato (irmão mais velho) e também já corri muito de 450 – lembra Dudu, que foi inclusive vice-campeão brasileiro na MX1 em 2010, época em que era permitido disputar as duas categorias.

A segunda etapa do Brasileiro de Motocross 2015 acontece em Paty do Alferes, Rio de Janeiro, nos dias 13 e 14 de junho. Uma semana depois, rola a terceira etapa do Arena Cross Brasil, em Ilha Comprida, São Paulo. E na sequência acontece a quarta etapa da Copa Minas Gerais de Motocross, em Sarzedo. Dudu Lima defenderá a liderança em todas estas competições.

 

dudulima_mauhaas
Dudu Lima – Foto – Mau Haas / BRMX