%CODE41%
Começou neste sábado, 14, a Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross 2015, em Itabirito, na região metropolitana de Belo Horizonte. O primeiro dia de evento foi recheado de provas e treinos das 11 categorias em jogo. O grande número de inscritos (mais de 500) e a pista foram destaques, junto com o gaúcho Enzo Lopes, vencedor da categoria Júnior – para pilotos com menos de 18 anos e motos de 250cc -, da mineira Mariana Balbi, que ganhou a categoria feminina após belo duelo com Stafany Serrão, e o norte-americano Craig Canoy, vencedor da MX4.
A categoria Júnior chamou atenção porque reuniu pilotos que logo estarão disputando a MX2. A boa disputa entre Enzo e Pepê Bueno ditou o ritmo da corrida. Enquanto Pepê dominou a primeira parte da prova, Enzo buscou a liderança na segunda metade, para administrar a vantagem e faturar os primeiros 25 pontos da temporada.
– Eu e o Pepê brigamos a corrida inteira. Larguei na frente, ele me passou nas costelas, fiquei analisando um pouco as linhas dele e com uns 7min de corrida eu consegui assumir a liderança de novo e me mantive na frente. Ele andou muito bem também. Foi uma corrida bem legal – conta Enzo Lopes.
:: Resultado MX Júnior
1 – #16 Enzo Lopes
2 – #7 Pedro Henrique Bueno
3 – #61 Frederico Spagnol
4 – #143 Vinicius de Sá
5 – #58 Leandro Araújo
Categoria Intermediária
Diogo Malheiro foi o vencedor da categoria Intermediária, que teve quase 60 pilotos inscritos. Após brigar pela ponta na primeira volta com Anderson Camilo, que fez o holeshot, Malheiro abriu boa distância sobre os oponentes, que passaram a duelar pelas outras colocações. Na penúltima volta, o campeão da etapa de Itabirito perdeu o controle da moto, mas a boa vantagem adquirida na bateria foi o suficiente para garantir o triunfo nesta tarde.
:: Resultado
1 – #88 Diogo Malheiro
2 – # 36 Johnathan Silva Tiradentes
3 – #561 Márcio Hortense Júnior
4 – #128 Rodrigo Marçal de Oliveira
5 – #314 Anderson Camilo
Categoria MX4
A prova da MX4 foi inteiramente dominada pelo estadunidense Craig Canoy, que retornou às pistas brasileiras na Copa Pro Tork MG de Motocross. Canoy tomou a ponta ainda na primeira curva, ignorando o começo de prova conturbado dos adversários, que sofreram diversas quedas. O americano chegou à vitória com 48 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o fluminense Walter Tardin. O paranaense Willian Guimarães fez grande recuperação para finalizar a prova no terceiro lugar. Yuri Sousa e Vagner Lachi fecharam o pódio da categoria.
:: Resultado
1 – #211 Craig Canoy
2 – #125 Walter Sérgio
3 – #21 Willian Guimarães
4 – #17 Yuri Sousa
5 – #731 Vagner Lachi
Categoria Nacional
Na bateria da Nacional, Gabriel Montagner assumiu a ponta da prova na segunda passagem e venceu com quase 14 segundos de vantagem sobre Ismael Rojas, segundo colocado, que por sua vez terminou com folga em relação ao terceiro, quarto e quinto colocados, Leonardo Lima, Bruno Vinícius e Arthur Gas.
:: Resultado
1 – #303 Gabriel Montagner
2 – #127 Ismael Rojas
3 – #35 Leonardo Lima
4 – #629 Bruno Vinícius
5 – #200 Arthur Gas
Categoria MXF
Numa grande disputa entre Mariana Balbi e Stefany Serrão, a mineira levou a melhor sobre a paulista e faturou a primeira etapa da categoria. Com recorde de inscritas, a categoria MXF contou com 21 mulheres disputando a prova de Itabirito. Na primeira volta, Mariana Balbi teve dificuldades para encontrar o melhor trilho nas curvas, mas manteve-se na ponta. A piloto Marcely Cazadini, que buscava a ponta ficou na primeira curva, mas prosseguiu na prova. Stefany Serrão assumiu a vice-liderança antes mesmo do término da primeira volta.
Mariana Balbi chegou a abrir cerca de 12 segundos na liderança da categoria, mas Stefany diminuiu a distância para menos de dois segundos nas voltas finais. A paulista teve problemas com tráfego, mas numa boa passagem numa sequência de costelas conseguiu colar em Mariana. Porém, a mineira segurou as investidas de Stefany para ganhar a primeira corrida da temporada.
:: Resultado
1 – #81 Mariana Balbi
2 – #29 Stefany Serrão
3 – #958 Luana Abreu
4 – #222 Marcely Cazadini
5 – #2 Lays Cazadini
Categoria 50cc
Na 50cc, com pista reduzida para as crianças de quatro até nove anos de idade, Bruno Ferreira largou na frente e liderou boa parte da prova em Itabirito. Porém, Gustavo Abrahão encostou no rival e intensificou a pressão sobre Ferreira, que sofreu uma queda e perdeu a ponta para o oponente.Gustavo Abrahão venceu a etapa de Itabirito, seguido pelos xarás Gustavo Duarte e Gustavo Rodrigues. Thaís de Castro completou a etapa na quarta colocação.
:: Resultado
1 – #22 Gustavo Abrahão
2 – #55 Gustavo Rodrigues
3 – #34 Bruno Ferreira
4 – #111 Thais de Castro
5 – #5 João Danilo Aguiar
No domingo, 15, rolam as principais corridas, das categorias MX1, MX2 e Especial. Acompanhe ao vivo neste link – clique aqui!