Texto: assessoria de imprensa Yamaha Grupo Geração
Jean Ramos, 25 anos, é o novo reforço da equipe Yamaha Grupo Geração para a temporada 2015. Campeão brasileiro de motocross, de arena cross e de supercross, o paranaense é uma das grandes revelações do esporte na última década. Com passagens pela Yamaha nos anos de 2004 e 2005, ele retorna ao time azul dez anos depois para disputar os principais títulos nacionais em 2015 na categoria das motos de 450 cilindradas.
– Estou empolgado com a novidade. Já tínhamos conversado em 2012, mas na época não deu certo. Agora fechamos. É muito bom saber que terei uma estrutura de ponta para brigar pelos campeonatos no próximo ano. Em 2014 eu evoluí bastante, cheguei perto dos títulos, e agora espero me dar bem na nova casa. Vou trabalhar duro para colocar a Yamaha Grupo Geração no topo – afirma Jean Ramos.
Em 2014, Jean foi vice-campeão do Brasileiro de Motocross e do Arena Cross, perdendo apenas para seu novo colega de equipe, Carlos Campano – campeão das duas competições. O novo contratado da equipe azurra ganhou quatro corridas de Arena e três de BRMX, e foi o melhor brasileiro da temporada.
– Buscamos o Jean sabendo que assim teríamos um time muito forte na 450 no ano que vem. Jean mostrou competência, mostrou que é rápido, dedicado, profissional, e capaz de brigar por títulos assim como o Campano. Ter os dois na equipe nos enche de esperanças para uma grande temporada – afirma o diretor do Grupo Geração, Sandro Garcia.
Filho de pais catarinenses, Jean Ramos nasceu na capital paranaense, onde reside atualmente. Na Yamaha, ele retomará o trabalho com o irmão Juliano Ramos, que cuida da mecânica da moto, e seguirá o programa do preparador sul-africano Shaun White, com quem trabalhou no segundo semestre de 2014.
– Volto a morar em Curitiba, perto da família, e a trabalhar com o Juliano, que sabe muito bem como tirar o melhor de mim. Também sigo com o Shaun (White). Ficamos amigos depois do trabalho que realizamos. Eu sigo fazendo o treino e o programa que ele me passa. Vamos dar continuidade porque foi algo que me ajudou bastante – conta Jean.
Estreia com Yamaha no AMA Supercross
A estreia de Jean Ramos com a Yamaha será no AMA Supercross 2015. O brasileiro correrá as etapas da Costa Oeste na categoria 250, a bordo de uma YZ 250F.
– Será o meu primeiro contato com a Yamaha depois de dez anos, mas acho que não terei nenhum problema. Só ouço falar bem da moto. Usarei a 250 para me adaptar, para fazer a pré-temporada nos Estados Unidos, onde sei que consigo ganhar velocidade andando junto com os pilotos americanos diariamente. Em fevereiro volto ao Brasil e ainda terei bastante tempo para andar na 450 até os campeonatos começarem – revela.
A programação de Jean Ramos nos Estados Unidos começa dia 16 de dezembro, quando ele chega à Califórnia para dar início aos treinos. A primeira corrida será em Anaheim, na abertura do AMA SX, dia 4 de janeiro.
– A intenção é fazer todas as etapas da Costa Oeste de 250. Vou fazer as seis primeiras, que são em sequência, e depois ver se será possível correr a sétima e a oitava, que acontecem em abril. Volto ao Brasil dia 9 de fevereiro, logo em seguida a sexta etapa do AMA SX – fala.
Esta será a terceira participação do piloto na competição mais badalada do esporte. Jean correu o AMA SX em 2012 e 2013, tendo como melhor resultado a 14ª colocação na final da etapa de San Diego, em 2013.
– Andar aqui é sempre bom pelo aprendizado. É claro que a gente busca resultados, mas o que se aprende e se leva para casa é muito especial. Quero chegar nas finais em todas as etapas, o que já é uma conquista – projeta.