Após uma noite chuvosa, o domingo, 23, amanheceu nublado e com temperatura agradável no Gatorback Cycle Park, na cidade de Alachua, onde acontece o Mini Os 2014 (Thor Winter Plympics). O dia foi bastante agitado, já que nesta segunda-feira, 24, começam os treinos. A partir das 7h30 (10h30 no horário de Brasília) haverá motos na pista de supercross para as primeiras tomadas de tempo.
O domingo para os brasileiros foi de preparação da moto, compra de equipamentos e ajustes. Como Rafael Becker é novato em terras americanas, precisou fazer uma carteirinha da Unlimited Sports MX – organizadora do campeonato – e uma da AMA (Associação Americana de Motociclistas). Cada uma delas custou 25 dólares, e a primeira veio acompanhada de um rigoroso termo de responsabilidade, que deve ser assinado por um responsável maior de 18 anos.
Rafinha está inscrito na categoria para motos de 50cc e pilotos de 7 e 8 anos. O favorito nesta categoria é Di Francesco, que ganhou o Loretta Lynn’s deste ano e já tem patrocínio da Kawasaki. O “moleque” circula pelo box e já atrai atenção da galera por causa de sua fama precoce e de seu estilo “cabeludo e sorridente”.
Pepê Bueno passou o dia acertando a sua moto com o mecânico Jonas Tulio e tentando encontrar peças novas para sua Honda 250. Também levou o BRMX para um passeio pelo box no carrinho de golf alugado pelas famílias Becker e Bueno para transitar no enorme box do evento. Pepê está bem familiarizado com o ambiente das corridas nos EUA. Conhece muitos pilotos, tem amigos que treinam com ele no MTF (Millsaps Trainning Facility) e sabe todos os detalhes do funcionamento da competição.
Ramyller Alves e Dan Kirchoff, outros brasileiros que participam do Mini Os, também circulam pelo parque. Ramyller é bastante enturmado com os gringos, e por isso está mais ausente do circulo tupiniquim. Ele vai disputar as categorias Schoolboy 1 e 2, além de 250B. Dan correrá na 250 C.
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Os pilotos, especialmente os mirins, passam o dia se divertindo com os carrinhos de golf ou com pit bikes (mini motos). Estão por toda parte. O trânsito do box se transforma em algo comparável a de uma cidade. Famílias inteiras estão acampadas. Até os cachorros acompanham.
Estrutura profissional
Mesmo que o Mini Os seja um campeonato de pilotos amadores – e a maioria dos que estão aqui realmente são amadores -, a estrutura é de nível profissional. Você pode fazer todo tipo de ajuste na sua moto dentro do Gatorback Cycle Park. Precisa de uma suspensão nova? Há várias empresas – Factory Connection, PR2, A1, entre outras. Precisa de cabeçote, dispositivo de largada, pistão? Quer fazer o motor? Procura um escapamento novo? Vai trocar o pneu? Gasolina especial? É possível comprar e fazer tudo no box. Basta visitar o caminhão da Pro Circuit, da FMF, da Pirelil, da Dunlop, ou da KTM, Suzuki, Kawasaki, Yamaha, ou ainda as lojas espalhadas pelas “ruas” do parque. Você também pode levar sua moto no caminhão da Pro Circuit, por exemplo, e pagar para eles mesmos fazerem um ajuste nela.
Além disso, há regras para cada detalhe. E as leis devem ser cumpridas. Você deve usar a sua pulseira 24h pelos sete dias de evento. Você pode sair com o seu motorhome quando quiser, mas deve estacioá-lo exatamente no mesmo lugar quando voltar. Se você quer andar com sua pit bike pelo box, tem que pagar para registrá-la. Se você quer um carrinho de golf, tem que alugá-lo. Quando precisa limpar a caixa de esgoto de seu motorhome, você paga (40 dólares). Quando quer abastecer o reservatório de água do seu motorhome, paga também. Há preço para tudo, mas as coisas funcionam.