Em clima de decisão, a caravana do Arena Cross 2014 conheceu neste sábado, 9, em Jundiaí, São Paulo, o campeão antecipado na MX2 e ainda viu a briga pelo primeiro posto das categorias Pró, Júnior, 65cc e 50cc ficar em aberto. A definição dos demais campeões da 16ª temporada da competição será em Itapema, Santa Catarina, palco da quinta e última etapa no dia 27 de setembro.
O público de sete mil pessoas na arena montada próxima à prefeitura vibrou com o português Paulo Alberto, que fez uma corrida memorável na classe para motos 250cc. Após cair em um embate com Anderson Cidade, o piloto se recuperou e venceu a prova. Com 80 pontos e 100% de aproveitamento no campeonato, o gringo conquistou o bicampeonato.
– Esta cidade vai ficar para sempre na minha memória. Foi aqui que conquistei a primeira vitória no Arena e neste ano consegui o bicampeonato – afirma Paulo.
A prova começou com o gaúcho João Ribeiro largando na ponta. Sem deixar barato, o líder do campeonato Paulo Alberto e o vice-líder Anderson Cidade foram em busca do ponteiro. Apesar da tentativa, a dupla se enroscou na saída de uma curva e o português caiu.
Em ritmo melhor que João, Anderson e Hector Assunção o ultrapassaram e foram para primeiro e segundo, respectivamente. Na nona volta, Paulo Alberto chegou em Anderson, então líder, e ganhou a posição. Mais rápido que o rival, o gringo abriu caminho para quarta vitória consecutiva na competição e sacramentou o bicampeonato. Hector, que caiu quando era segundo, conseguiu voltar à vice-liderança da prova após muito esforço. Anderson Cidade completou o pódio em terceiro.
:: Resultado
1. Paulo Alberto
2. Hector Assunção
3. Anderson Cidade
4. Marçal Müller
5. Dudu Lima
:: Classificação do campeonato
1. Paulo Alberto – 80 pontos / campeão
2. Anderson Cidade – 57 pontos
3. Dudu Lima – 50 pontos
4. Marçal Müller – 45 pontos
5. Fabinho dos Santos – 38 pontos
Demais categorias
Nas categorias infanto-juvenis, destaque para Leonardo Almeida. Sem o favorito e ponteiro Enzo Lopes, que disputa o Mundial de Motocross na Bélgica, o paranaense ficou a vitória na Júnior. Keven William surpreendeu na 65cc e levou a vitória. Diogo Nascimento venceu mais uma na 50cc e tenta sacramentar o título em Santa Catarina.
:: Júnior
Prova perfeita do paranaense Leonardo Almeida, que largou na frente e seguiu na primeira colocação do início ao fim da bateria. Leonardo Cassarotti e Renan dos Santos começaram na segunda e terceira posições, respectivamente, mas Djalma Brito superou os dois e ganhou o segundo lugar. Renan terminou em terceiro e Leonardo, em quarto. Com o resultado, Djalma é o novo líder da Júnior com 62 pontos, dois a mais que Enzo.
:: 50cc
O goiano Luis de Souza Filho fez o holeshot, porém segurou a posição apenas durante a primeira volta. Quem assumiu a ponta da corrida foi Diogo Nascimento, de 9 anos, vencedor das duas provas iniciais da temporada. O paulista de Guarulhos manteve a posição até o final para vencer a etapa de Jundiaí e seguir na liderança da categoria com 77 pontos. A segunda posição ficou com Henrique Henicka, seguido de Marcello Leodorico. O quarto colocado foi Rodolfo Bicalho e o quinto, Gustavo de Oliveira.
:: 65cc
Bom começo de prova para Gabriel Andrigo que liderou durante sete voltas. A surpresa da corrida ficou por conta do desempenho de Keven Ikeda, que alcançou todos os adversários até cruzar a linha de chegada em primeiro. Gabriel terminou na segunda posição, seguido de Rafael Araújo. Carlos Eduardo Pereira e Joaquim Neto ficaram em quarto e quinto, respectivamente. O resultado esquentou a disputa pelo título da categoria. O líder é Carlos Eduardo, com 66 pontos, apenas um à frente de Keven.
>>> Veja todos os resultados da noite
Classificação do campeonato
Pró
1. Carlos Campano – 117 pontos
2. Jean Ramos – 111 pontos
3. Jetro Salazar – 103 pontos
4. Wellington Garcia – 95 pontos
5. Julien Bill – 86 pontos
MX2
1. Paulo Alberto – 80 pontos
2. Anderson Cidade – 57 pontos
3. Eduardo Lima – 50 pontos
4. Marçal Müller – 45 pontos
5. Fábio dos Santos – 38 pontos
Júnior
1. Djalma Brito – 62 pontos
2. Enzo Lopes – 60 pontos
3. Vinícius Abreu – 47 pontos
4. Yuri Campelo – 47 pontos
5. Leonardo Almeida – 44 pontos