No fim de semana do dia 15 de junho, na etapa italiana do Mundial de Motocross 2014, em Maggiora, o belga Joel Roelants se acidentou e sofreu danos na coluna vertebral. Depois de duas cirurgias, as perspectivas para Roelants são desanimadoras e ele deve ficar na cadeira de rodas, segundo informações divulgadas por sua equipe nesta semana.
Roelants fraturou as vértebras T8 e T9, com danos permanentes na medula espinhal. As vértebras danificadas foram estabilizadas com as cirurgias, uma feita em Turin e outra no Hospital Universitário de Leuven, na Bélgica, mas ele ainda não consegue mexer as pernas.
Embora Joel esteja se recuperando bem das cirurgias, o prognóstico para a recuperação funcional dos nervos é desanimador. Considerado um atleta forte, tanto física como mentalmente, ele já está se preparando para uma vida diferente, que irá oferecer-lhe novos desafios. No texto, que não deixa bem claro que Roelants jamais vai voltar a caminhar ou se esses danos são por um período apenas, o piloto agradece todo o apoio que tem recebido de muitas pessoas e as mensagens de otimismo para aos próximos meses, que sem dúvida serão difíceis.
Joel Roelants tem 25 anos de idade e vive em Grobbendonk, Bélgica. A temporada de 2014 marcava a estreia de sua equipe, fundada junto com seu pai, a J-Race.