O brasileiro Thales Vilardi, 23 anos, disputa no próximo fim de semana, 27 e 28, a tradicional competição norte-americana Mammoth Motocross, que começou no dia 20 e se estende até dia 29.
O piloto, que no Brasil corre pela Yamaha Grupo Geração, participará nas categorias 250 Pro Sport e Open Pro Sport (na qual se misturam motos de 250 e 450 cilindradas). As duas categorias reúnem atletas que estão se tornando profissionais nos Estados Unidos, casos de Axell Hodges, Tevin Tapia, Jordon Smith, Chris Alldredge, que já inclusive apareceram em uma ou outra prova profissional.
– Ano passado já havia tentado competir aqui mas não deu porque coincidiu com algumas provas do Brasil, mas agora, com esta pausa, foi possível – disse ao BRMX na noite desta segunda-feira, direto da cidade de Mammoth Lakes, na Califórnia.
Além dos adversários, a altitude e o calor serão desafios para o piloto brasileiro. Mammoth Lakes está a 2.400 metros acima do nível do mar, e o ar rarefeito tem cansado o atleta antes mesmo dele subir na moto.
– A falta de ar é grande. E está muito quente aqui também. A temperatura gira na casa dos 35 graus (agora é verão no Hemisfério Norte). Fomos na pista hoje e ela parece bem legal, num estilo mais antigo, bem veloz e sem muitas rampas. A moto chega na quarta e a quinta-feira será de testes. Já me falaram para usar outra gasolina e fazer alguns ajustes – adianta Thales.
Mammoth Motocross é uma competição tradicional, que acontece desde 1968, se equivalendo ao Loretta Lynn em termos de importância no cenário amador. Ricky Carmichael, Jeremy McGrath, Rick Johnson, Johnny O’Mara, Broc Glover, Donny Schmitt, Steve Lamson, Gary Jones, Kevin Windham, David Bailey, Jeff Ward, Ron Lechien, Bob Hannah, James Stewart, Mike Bell, Donny Hansen e outros destaques passaram por lá antes de se consagrarem nos campeonatos da AMA.
– A expectativa é sempre boa. Estou mais adaptado com o ritmo daqui, com estas pistas mais longas e baterias de dez voltas apenas. A largada também será um desafio, já que é no concreto e em subida. São experiências que vou adquirindo – diz o Thales.
Outro brasileiro que vai participar da competição em Mammoth é Diogo Moreira, na categoria 65cc. O pilotinho, a exemplo de Thales, está fazendo um temporada de treinos com Rodney Smith, ex-piloto e agora treinador.