O piloto brasileiro Marcelo Simões, 30 anos, venceu os melhores do mundo na categoria Best Whip – categoria de melhor entortada – durante o Motocross Freestyle das Nações, realizado no fim de semana passado, na Alemanha. Esta foi a primeira edição da história da competição, que tem chancela da FIM – Federação Internacional de Motociclismo. Gilmar “Joaninha” Flores e Jeff Campacci foram os demais integrantes da seleção brasileira.
A Espanha, com os pilotos Dany Torres, Maikel Melero e Jose Miralles, foi a grande vencedora, seguida de República Tcheca – Libor Podmol, Petr Pilat e Martin Koren – em segundo, e França – David Rinaldo, Jeremy Rouanet e Brice Izzo – em terceiro.
Apesar do grande desempenho de Simões, o Brasil terminou o Nações de FMX em último entre os oito países participantes. O Best Whip, no qual Simões brilhou, é uma das seis modalidades disputadas na competição.
– Simões fez uma volta perfeita levando o público, de cerca de 25 mil pessoas ao delírio – revela o delegado e chefe da equipe brasileira, Jorge Negretti.
O melhor desempenho de Joaninha foi na categoria Freestyle Contest 2, na qual conquistou a quinta colocação, à frente de um alemão, um italiano e um norte-americano. Campacci teve uma contusão no pé e ficou fora das finais.
– Nosso objetivo é levar para o Brasil todo conhecimento adquirido nesse evento para no próximo ano estar com o time ainda mais preparado. Fiquei muito feliz com a indicação e a confiança do presidente da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Firmo Henrique Alves, na minha indicação para chefe do time brasileiro – conclui Negretti.
:: Resultado final do FMX das Nações
1. Espanha – 16 pontos
2. República Tcheca – 21 pontos
3. França – 22 pontos
4. Estados Unidos – 31 pontos
5. Austrália – 32 pontos
6. Alemanha – 34 pontos
7. Itália – 37 pontos
8. Brasil – 42 pontos
Os melhores por categoria
:: Freestyle – primeira rodada
Maikel Melero – Espanha
:: Freestyle – segunda rodada 2
Dany Torres – Espanah
:: Synchro
Dany Torres e Maikel Melero – Espanha
:: Salto em Altura
Massimo Biancocini – Itália
:: Melhor manobra (Best Trick)
Dany Torres – Espanha
:: Melhor entortada (Best Whip)
Marcelo Simões – Brasil
:: Race & Style
Brice Izzo – França
:: Melhores momentos