Movimentação do mercado de equipes de motocross no Brasil

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Com o anúncio oficial da Yamaha e com os pilotos da Honda já revelados para a temporada 2014, o BRMX preparou um resumo de como será a formação dos times para este ano no Brasileiro de Motocross e Arena Cross.

Estão listados os dez melhores pilotos ranqueados no Brasileiro de Motocross do ano passado nas categorias principais, MX1 e MX2. Nome a nome, você vai saber se o piloto mudou de equipe ou de categoria, ou se ficou na mesma.

Acompanhe!

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Foto impossível em 2014. Thales foi para a Yamaha e Rodrigues deve ficar em Portugal – Foto: Mau Haas / BRMX

 

 

MX1

:: Adam Chatfield
O campeão brasileirro de 2013 segue como principal piloto da equipe IMS Vulcano Honda Ipiranga. Depois de passar um período com a família na Inglaterra, o inglês foi para o Estados Unidos fazer o final da sua pré-temporada. Estará no Brasil para a abertura do Arena Cross, dia 22 de fevereiro.

:: Carlos Campano
Renovado com a Yamaha Grupo Geração, o espanhol quer recuperar o título do Brasileiro MX. Empolgado com a nova Yamaha YZ 450F, diz estar em sua melhor forma. Já está treinando no Brasil.

:: Balbi Junior
Segue na Pro Tork 2B Kawasaki Racing para tentar bater os gringos que chegarm ao Brasil nas últimas temporadas. O último título nacional do mineiro foi em 2011, quando faturou a MX1. Balbi corre somente o Brasileiro MX, ficando fora do Arena Cross em mais uma temporada. Está nos Estados Unidos treinando para chegar em forma ao Brasil depois da lesão sofrida na rodada final do Brasileiro de Motocross do ano passado.

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Campano já está no Brasil – Foto: Mau Haas / BRMX

 

:: Wellington Garcia
Nos bastidores, no fim do ano passado, se falava que o goiano estaria próximo de sair da equipe Honda mais uma vez. Porém, recentemente, foi confirmado pelo chefe da escuderia vermelha, Wellington Valadares, para a temporada 2014. Uma das grandes promessas do MX nacional, tem condições de brigar pelo título se estiver bem treinado.

:: Joaquim Rodrigues
Dificilmente voltará ao Brasil neste ano. Apesar de ter sido campeão no Arena Cross pela equipe Honda, fez pouco no motocross. A Honda já trouxe Julien Bill, outro gringo, para o seu lugar.

:: Marcello “Ratinho” Lima
Com dificuldades financeiras para montar a sua equipe privada (EMG Racing) em um nível que possa colocá-lo na disputa com os pilotos das grandes equipes, pode até ficar fora das etapas mais distantes do Brasileiro de Motocross. Ainda não confirmou que vai fazer a temporada completa.

:: Humberto “Machito” Martin
Vive situação mais complicada que Ratinho. Machito saiu da Yamaha Grupo Geração e ainda busca equipe ou patrocinadores para fazer a temporada completa no Brasil. Por enquanto, está sem nenhum patrocinador oficial, a não ser o apoio da Dedel Motos, loja de motocicletas Honda do estado de São Paulo. Ano passado foi quinto colocado no Arena Cross e sétimo no Brasileiro MX. Está treinando e participando de provas no interior paulista.

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Machito em pré-temporada – Foto: Carol Sarto

 

:: Jean Ramos
Apesar de ter vivido um fim de ano abaixo do esperado, Jean Ramos conseguiu vaga em uma das principais equipes do país, a IMS Vulcano Honda Ipiranga. Assim, volta a competir de Honda depios de dois anos andando de Kawasaki pela X Motos.

:: Pipo Castro
Não é mais piloto da equipe principal da Yamaha Grupo Geração, mas segue com apoio do time azul. Seu foco principal é no Arena Cross.

:: Roosevelt Assunção
Está com dificuldades de se encaixar em alguma equipe ou de conseguir patrocínios para correr de forma privada. Quer, principalmete, fazer a temporada do Arena Cross.

 

Equipe Honda de Motocross 2014
Hector de volta na Honda – Foto: Luiz Pires / Vipcomm

 

MX2

:: Paulo Alberto
O português que ganhou tudo em 2013, volta em 2014 para seu último ano de MX2. Segue na equipe oficial Honda. Está em pré-temporada na Europa e chega para a abertura do Arena Cross, no dia 22 de fevereiro.

:: Thales Vilardi
Mudou de cor. Saiu da Honda oficial para a Yamaha oficial. Fez pré-temporada nos Estados Unidos e se diz adaptado à nova realidade. Também está em seu último ano de MX2.

:: Dudu Lima
Único piloto a vencer uma bateria em 2013 além dos pilotos da Honda, Dudu Lima vive o mesmo drama de seu irmão, Ratinho, na MX1. Com dificuldades para montar uma estrutura que lhe dê condições de brigar na ponta, talvez NÃO consiga reunir condições para disputar toda temporada de Brasileiro MX e Arena Cross.

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Dudu busca patrocinadores para a temporada – Foto: Mau Haas / BRMX

 

:: Hector Assunção
Voltou para a equipe Honda após passar um ano como piloto privado. Campeão pela Honda em 2012, foi quarto colocado no Brasileiro MX correndo de Kawasaki em 2013. Tem talento e estrutura de equipe. Se treinar forte, pode brigar pelo título.

:: Anderson Cidade
Segue na equipe Yamaha Grupo Geração, pela qual foi TOP5 no Brasileiro de Motocross de 2013. Fez pré-temporada nos EUA e se diz preparado para brigar pelo título. Também viverá sua última temporada de MX2.

:: Endrews Armstrong
Muda de time. Sai da equipe satélite da Honda Dunas Racing e vai para a Belparts, equipe nova que tem, por enquanto, somente ele como piloto. A moto será Honda.

:: Rafael Faria
Subiu para a categoria MX1 e segue na Yamaha Grupo Geração. Durante o período de férias, fez a famosa cirurgia de “arm pump” para evitar o “travamento” dos braços. Disse que isso “mudou sua vida” e que está muito mais forte para brigar por vitórias em 2014.

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Faria promete aumentar concorrênccia na MX1 – Foto: Mau Haas / BRMX

 

:: Marçal Müller
Segue andando de Yamaha, mas agora não mais pela equipe oficial, e sim com apoio. Por enquanto, confirmou apenas a participação no Arena Cross.

:: Gustavo Pessoa
Vai integrar a equipe IMS Racing, ganhando uma chance para correr por uma das grandes estruturas do Brasil. Foi considerado uma das revelações da MX2 em 2013. Com mais estrutura, pode brigar na frente.

:: Anderson Amaral
Continua com seu esquema de equipe privada, a Amaral Racing, com patrocínio da Rota do Mar e da Kawasaki. Seu irmão, o Gustavo Amaral, também integra o time na MX2.

 

Outras novidades

Equipe Honda de Motocross 2014
Julien Bill é uma das novidades deste ano – Foto: Luiz Pires / Vipcomm

 

:: Enzo Lopes
Correrá na Júnior e na MX2 do Brasileiro de Motocross com moto dois-tempos de 150cc. É o ano de estreia do piloto de 14 anos na categoria. No Arena Cross, se manterá na categoria Júnior, na qual é o atual campeão.

:: Leandro Silva
Correrá por sua equipe, a LS Racing, que terá mais dois pilotos na categoria Júnior. No ano passado, este já seria o “esquema” do piloto paranaense, mas ele acabou se machucando e ficou fora de quase toda temporada.

:: Gringo na Escuderia X
Com a saída de Jean Ramos, existe a possibilidade do equatoriano Jetro Salazar ser a grande aposta da Escuderia X para a temporada na MX1. Jetro tem 24 anos e atualmente mora no Peru. Em 2011 ele competiu no Brasil, na etapa única do Latinoamericano de MX2, fazendo boas disputas com Balbi Junior.

:: Julien Bill
O suíço anunciado pela Honda será uma das grandes novidades deste ano. Com credenciais de campeão mundial de MX3, promete brigar pelo título brasileiro na MX1.

:: Chumbinho
Uma das maiores lendas do motocross nacional segue na ativa. Chumbinho renovou seus patrocínios para correr mais uma temporada nas categorias MX3 e MX4. Se ganhar as duas, chegará a 22 títulos nacionais nas modalidades de motocross, supercross e ultracross.