Depois de longos três dias de verificações técnicas e administrativas em Rosário, Argentina, os participantes do Dakar 2014 já estão a postos para o início do maior rally do planeta. Neste sábado, 4, os pilotos dos 431 veículos (174 motos, 40 quadriciclos, 147 carros e 70 caminhões) foram recepcionados por uma multidão no Monumento a la Bandera, no centro da cidade, durante a largada promocional.
Já a partir deste domingo, 5, quando o Dakar dá a largada, serão nove mil quilômetros de trajeto total, que serão percorridos em treze etapas, na Argentina, Bolívia e Chile. Na primeira, que vai de Rosário a San Luis, os pilotos terão 629 quilômetros de deslocamento e 180 quilômetros de trechos cronometrados (especiais).
Nas motos, a KTM vem de 12 vitórias consecutivas e tenta seguir com a incrível marca. Para manter as vitórias em dia, a equipe austríaca conta com o espanhol Marc Coma, o chileno Chaleco Lopez, o francês David Casteu, o português Ruben Faria e o espanhol Jordi Viladoms.
– Estou muito feliz com a equipe, principalmente com as novidades na moto – diz Coma.
Com o francês Cyril Despres, pentacampeão do Dakar, a frente da equipe, a Yamaha quer voltar aos tempos de glória. Além disso, há a Honda, que chega forte através da Team HRC, com os portugueses Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves, e o espanhol Joan Barreda.
O Brasil também estará representado na categoria mais desafiadora do Dakar com os pilotos Jean Azevedo e Dário Júlio, da Honda Racing Rally Team. Com a CRF 450 Rally, Jean, de São José dos Campos, São Paulo, encara sua 16ª participação na competição. Já o mineiro Dário, de Lavras, faz sua estreia na prova. Ele utilizará o modelo CRF 450X.
Nos carros, o Mini é o modelo a ser batido. Com ele, Stéphane Peterhansel saiu vitorioso nas últimas duas edições. E para aumentar a sequência de vitórias, a equipe X-Raid chega com uma força ainda maior, com 24 pilotos e navegadores em 12 carros, sendo 11 Minis, além de um suporte de 150 pessoas.
– É a maior equipe na história do Dakar – diz Peterhansel, que também comenta os concorrentes ao título da competição. – O mais assustador é Nani Roma – completa.
Outro destaque na categoria é o catarense Nasser Al- Attiyah, que retorna ao time de Sven Quandt e está com sede de vitória.
– Minha intenção é ganhar o Dakar – afirma.
Com Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, todos da Equipe Mitsubishi Petrobras, o Brasil também estará nos carros. Eles disputam a competição com o modelo ASX Racing.
:: Números do Dakar
2 etapas maratona (motos e quadriciclos) sem assistência e totalmente independentes (2.702 km, incluindo 1.590 km de especiais).
4 é o número de títulos a serem disputados no Dakar, nas categorias de motos, quadriciclos, carros e caminhões.
9 é o número de mulheres inscritas no Dakar nas categorias de carros, motos e quadriciclos.
11 é o recorde de vitórias no rali, de Stéphane Peterhansel, com 6 títulos com motocicleta e 5 com carro. Vladimir Chagin detém o recorde em número de vitórias em uma única categoria, com 7 triunfos com um caminhão.
18 anos e 23 dias tem o piloto mais novo na largada em Rosário: o Argentino Jeremías González Ferioli, participante da categoria de quadriciclos.
28 é o número de países visitados pelo Dakar desde sua criação. A Bolívia receberá o rali pela primeira vez, sediando duas etapas.
30 é o número de médicos presentes no hospital dos acampamentos atendimento dos pilotos e equipes.
41 é o número de pilotos de quadriciclos inscritos para o rali em 2014, um recorde.
50 é número de nacionalidades representadas no rali.
60 é o número de áreas de segurança para os espectadores.
71 é o número de caminhões participando no rali.
72 anos é a idade do competidor mais velho: o japonês Yoshimasa Sugawara, a categoria caminhões.
89 é o número de competidores que participam do Dakar pela primeira vez, 20,27% do total.
124 é o número de competidores franceses envolvidos na corrida, a principal nacionalidade, com 17,29% do total.
152 é o número de carros participando do rali.
190 é o número de países nos quais as imagens do Dakar serão transmitidas, por 70 canais de televisão.
210 é o número de veículos de organização utilizados diariamente no rali (40 carros, 11 helicópteros, 55 caminhões, 5 ônibus, etc).
280 é o número de jornalistas que acompanharão todo o rali, de um total de 1.800 credenciais para mídia ao todo, incluindo equipes técnicas, imprensa local, etc.
450 é a potência máxima em cilindradas autorizada para os motores das motos inscritas no rali.
720 é o número de competidores participando como pilotos, co-pilotos e mecânicos.
1.200 é o número total de horas estimadas de imagens transmitidas do Dakar nos canais de televisão do mundo (tendo como base os números de 2013).
1978, em 26 de dezembro, aconteceu a largada da 1a edição (de 1979).
2.300 é o número de mensagens de segurança transmitidas em 40 estações de rádio na Argentina, Chile e Bolívia.
3.000 é o número de pessoas recebidas todos os dias no acampamento: competidores, organizadores, patrocinadores e pessoal de mídia.
8.739 é o número de quilômetros a serem percorridos entre Rosário e Santiago, com 5.220 quilômetros de especiais para os carros.
9.209 é o número de quilômetros a serem percorridos entre Rosário e Santiago, com 5.212 quilômetros de especiais para os caminhões.
9.395 é o número de quilômetros a serem percorridos entre Rosário e Santiago, com 5.222 quilômetros de especiais para as motos.
22.000 é o número de pessoas mobilizadas para a segurança dos espectadores e competidores.
80.000 é o número de refeições servidas no acampamento durante o rali.
100.000 é o número de seguidores na conta oficial do Dakar no Twitter.
820.000 é o número de fãs na página oficial do Dakar no Facebook, vários dias ante do início da corrida.
7,8 milhões é o número de visitas únicas no website www.dakar.com.
4,6 milhões é o número de espectadores contados na largada, chegada e passagem do Dakar em 2013, na Argentina, Chile e Peru.
1 bilhão é o número de telespectadores que assistiram às imagens do Dakar em 2013.