Rafael Faria fala de suas expectativas para o Motocross das Nações 2013

||

Rafael Faria sobe para a 450 para enfrentar o MXoN Foto: Mau Haas / BRMX

* Texto da assessoria de imprensa da equipe Yamaha Grupo Geração

A partir de hoje vamos apresentar entrevistas com cada um dos pilotos que representarão o Brasil no Motocross da Nações 2013.

O primeiro da lista é o paranaense Rafael Faria, integrante da equipe Yamaha Grupo Geração. Ele correrá com o numeral #96 na categoria Open, com uma Yamaha YZ 450F, nesta que será sua segunda participação em MXoN. No ano passado, em sua estreia nas pistas fora do Brasil, Faria correu pelo país na categoria MX2.

O MX das Nações 2013 será realizado em Teutschenthal, na Alemanha, nos dias 28 e 29 de setembro. Além de Rafael Faria, o Brasil terá Anderson Cidade e Hector Assunção em seu esquadrão. Aguarde as entrevistas deles!

Concessionário Yamaha em Santa Catarina, o Grupo Geração é patrocinador do time verde-amarelo pelo segundo ano consecutivo.

>>> Relembre a história do Brasil do MX das Nações

Segundo ano de MXoN para você. Quais são os erros e acertos que você traz na bagagem?
Rafael Faria:
Ano passado não vi como erros e acertos. Chegamos em Lommel e nos deparamos com um tipo de pista e terreno que nunca havíamos visto em nossa frente. Na quinta-feira antes da corrida fomos treinar, mas a chuva atrapalhou e quase não tivemos contato com aquele tipo de terreno. Com certeza foi uma experiência incrível correr com os pilotos mais rápidos do mundo em uma pista que a dificuldade só aumentava a cada volta.

Andar de 450 é uma novidade para você? Quais as outras experiências que você já teve nesta cilindrada? E como está a adaptação com a YZ 450F?
Rafael Faria:
Não é nenhuma novidade andar de 450cc, até acho que tenho uma pilotagem legal com a moto. Em 2009 competi nas categorias MX1 e MX2 no Brasileiro de Motocross, chegando a subir no pódio em algumas etapas. Tenho treinado com a YZ 450F e até já venci uma prova do Paranaense de Motocross há poucos dias com ela.

Conhece a pista onde será a corrida do MXoN? Já viu vídeos? O que esperar?
Rafael Faria:
Apenas vi vídeos de corridas. Esse ano o terreno é mais parecido com as pistas do Brasil e acho que teremos mais facilidade para andar.

Dos três pilotos deste ano, você é o único que já andou com a estrutura da Yamaha na Europa. Fale um pouco como é esta estrutura, o que eles oferecem, como são as motos, etc.
Rafael Faria:
Em Lommel, além de uma bela recepção, a Yamaha nos forneceu uma grande estrutura com um caminhão todo estruturado, suspensões oficiais e todos os equipamentos para as motos que precisávamos.

Qual a sua expectativa? Acha que o Brasil tem chance de classificação?
Rafael Faria:
São as melhores possíveis. Ano passado nossa maior dificuldade estava na pista. Esse ano, como o terreno é parecido com o do Brasil (duro e pedras), com certeza vamos conseguir andar mais rápidos e conquistar um bom resultado para o Brasil. O Anderson (Cidade) já passou por essa prova e o Hector (Assunção) é um piloto muito rápido. Então, acho que as chances de classificação são grandes.

Em quem você aposta para vencer a competição?
Rafael Faria:
Eu aposto nos donas da casa, a Alemanha. Eles já venceram em Lommel e acredito que com o calor da torcida empurrando a equipe eles vencem novamente.

Fora das pistas, quais as suas curiosidades, objetivos, em relação a esta viagem?
Rafael Faria:
Quero aproveitar ao máximo e aprender muito com tudo isso. A experiência que adquirimos não tem preço que pague, e também a oportunidade de conhecer novos lugares será muito boa. Peço a todos os amantes do motocross que torçam e rezem por nós, pois podem ter certeza que todos daremos nosso melhor.

PERFIL

Nome completo: Rafael da Silva Faria
Equipe: Yamaha Grupo Geracão
Patrocínios pessoais: Geração, Yamaha, Monster Energy, Pirelli, ASW, Yoshimura, Yamalube, Rock Parts, MXFParts, Serginho Suspensões, Dash Industries
Moto: YZ 450F
Numeral no Nações: #96
Categoria: MX Open
Data de nascimento: 31 de maio de 1989
Local de nascimento: Rio Branco do Sul, Paraná
Peso: 73 kg
Altura: 1,72 m
Ídolo das pistas: Rick Carmichael
Ambição: Conquistar títulos nacionais e competir algumas etapas do AMA Motocross.
Principais conquistas: Campeão Arena Cross (2012) , Bicampeão Brasileiro de Velocross; Tetracampeão Paranaense de Motocross