Adam comemora liderança do campeonato no pódio em Sorriso – Fotos: Mau Haas / BRMX
Adam Chatfield respira (um pouco) mais aliviado depois da terceira etapa do Brasileiro de Motocross, realizada neste domingo, 23, em Sorriso, Mato Grosso. O piloto da equipe IMS ganhou a etapa na soma geral com dois segundo lugares nas baterias e abriu cinco pontos de vantagem na classificação da categoria MX1.
Wellington Garcia ganhou a primeira bateria (abandonou a segunda) e Balbi Junior levou a segunda (ficou em quarto na primeira), assumindo a vice-liderança da competição. Mas a prova tinha tudo para ser de Jean Ramos, que largou na frente em ambas as corridas, abriu certa vantagem, mas sofreu com problemas mecânicos nos dois casos.
Na primeira prova, um cabo do CDI da moto (componente que rege toda parte elétrica) se desconectou e a moto apagou. Jean foi para o box e voltou à pista para cumprir tabela. Na segunda bateria, um choque com Wellington Garcia na curva da largada causou um furo no motor. Jean seguiu, abriu vantagem de Balbi (que caiu), mas teve que abandonar perto do fim porque a moto parou.
O fim de semana foi ruim também para Carlos Campano, que fez 6-4 nas baterias. O espanhol caiu na primeira volta das duas corridas e sentiu dificuldades para fazer as ultrapassagens que no ano passado pareciam fáceis. Na primeira bateria, Campano machucou a mão após uma queda nas costeletas, logo depois da largada. E na segunda sentiu o cansaço e o forte calor após bater na moto caída de Wellington Garcia depois da curva de largada. No fim, nem conseguiu comparecer ao pódio para pegar seu troféu de quinto colocado pois estava tomando soro para se recuperar.
Seu companheiro de time, o venezuelano Humberto \”Machito\” Martin, teve o melhor resultado do ano, acabando na terceira colocação (5-3) overall. O português Joaquim Rodrigues, com uma pilotagem mais discreta, acabou a etapa na quarta colocação (3-7).
Vale ressaltar que apenas 13 pilotos alinharam no gate na segunda bateria.
:: Momentos
Wellington Garcia cruza em primeiro na bateria 1
Jean Ramos abandona a segunda bateria após problema mecânico
Balbi Junior \”bate palmas\” com os pés para comemorar vitória na segunda bateria
Moto de Wellington Garcia com o guidão quebrado após queda na largada da bateria 2
Minuto de silêncio pelo falecimento de Cristiano Ferreira, piloto de motovelicidade que morreu em Interlagos neste domingo, 23, durante prova do campeonato brasileiro da modalidade – saiba mais aqui
:: Resultados
1) Adam Chatfield (2-2)
2) Balbi Junior (4-1)
3) Humberto \”Machito\” Martin (5-3)
4) Joaquim Rodrigues (3-7)
5) Carlos Campano (6-4)
6) Pipo Castro (7-5)
7) Marcello \”Ratinho\” Lima (8-6)
8) Wellington Garcia (1-DNF)
9) Roosevelt Assunção (9-8)
10) Claudner Rocha (12-10)
* A quarta etapa acontece em Aracaju, Sergipe, nos dias 13 e 14 de julho.