Para os aficcionados pelo Brasileiro de Motocross, a impressão era de que esse dia jamais chegaria. Mas o dia da abertura do campeonato chegou. No próximo fim de semana, 13 e 14, começa a temporada nacional do motocross brasileiro.
Assim como faz com o AMA SX e o Mundial de MX, o BRMX apresenta um guia prático para você ficar ligado nas atrações do evento. Confira!
>>> Participe do Bolão do BRMX e concorra a prêmios!
Tradição
Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, recebe a abertura pelo segundo ano consecutivo. O Motódromo Fabiano Audibert, porém, recebe uma etapa de Brasileiro pela quarta temporada consecutiva. Além do belo traçado, com subidas e descidas bastante íngremes, o público costuma dar seu show lotando as arquibancadas.
– A alegria é contagiante, o evento costuma ser um dos meus preferidos na temporada – diz Milton \”Chumbinho\” Becker sobre as provas em CB.
Previsão do tempo
Deve fazer frio em CB, principalmente no domingo. A previsão do tempo prevê chuva na manhã de sábado e possibilidade de geada (com tempo bom) no domingo. O termômetro pode marcar temperaturas abaixo de 10 graus. Se for à pista, escute sua mãe – leve casado!
Não vou à pista, como acompanho as disputas?
O BRMX Broadcast fará a transmissão das provas de domingo, ao vivo, em áudio e com uma câmera estática. Para acompanhar, fique ligado aqui no site – todas as orientações serão publicadas a partir de sexta-feira, 12, quando a equipe do BRMX chega ao Motódromo Fabiano Audibert. Na tarde desta quarta-feira, 10, a Federação gaúcha de Motociclismo anunciou que a Espn deve passar a segunda bateria da categoria MX1 ao vivo.
Programação
O sábado é reservado para treinos de todas as categorias e provas das classes MX4, 50cc, 230cc e 65cc. As três primeiras são consideradas classes “amadoras” e só acontecerão em quatro das oito etapas. No domingo acontecem provas das classes MX1, MX2, Júnior, MXF e MX3. Veja a programação completa!
Ingressos
Os ingressos estarão à venda no local do evento a R$ 8 para o sábado e R$ 15 para domingo.
Estreias
Será a estreia dos portugueses da Honda Mobil no Brasileiro de Motocross – Joaquim Rodrigues compete na MX1 e Paulo Alberto na MX2. Também será a estreia de Humberto “Machito” Martin e Rafael Faria em competições nacionais pelo time Yamaha Grupo Geração, além da primeira corrida de Kawasaki de Hector e Roosevelt Assunção. Vale lembrar ainda que Davis Guimarães fará sua estreia pela Escuderia X Motos na MX3.
Joaquim Rodrigues – Foto: Luiz Pires / Vipcomm
Favoritos na MX1
Carlos Campano, Adam Chatfield, Joaquim Rodrigues, Jean Ramos e Balbi Júnior entram na disputa como favoritos. Campano é o atual campeão. Chatfield foi quem mais “atrapalhou” o espanhol em 2012. Rodrigues vem com a força e fama de quem já fez boas corridas no AMA MX. Jean Ramos aparece embalado pelo bom desempenho no AMA SX 2013, e Balbi Junior foi o melhor brasileiro do ano passado.
Favoritos na MX2
Hector Assunção, atual campeão, Dudu Lima, Rafael Faria, Thales Vilardi e Paulo Alberto são os principais candidatos a vitória nesta primeira etapa. Mas outros nomes como Anderson Amaral, Marçal Müller e Anderson Cidade têm uma parcela de chances.
Pódio da MX2 em Carlos Barbosa no ano passado – Foto: Elton Souza / BRMX
Enzo deve correr
Menos de um mês depois de fraturar a perna, Enzo Lopes vai tentar voltar às pistas em CB. O piloto gaúcho tem intenção de largar na prova da categoria Júnior, mesmo ainda sentido dores no local da lesão. Enzo fraturou a tíbia dia 16 de março, enquanto disputava provas nos Estados Unidos. Passou por cirurgia no dia 22, colocando um pino de titânio. Depois foi só fisioterapia e apenas dois dias de treinos.
Ausência
Leandro Silva será desfalque na classe MX1. Com o ombro machucado, o piloto está fora da etapa de abertura. Seria a estreia do paranaense por sua própria equipe, a LS Racing.
Em defesa do título
Carlos Campano (MX1), Hector Assunção (MX2), Chumbinho (MX3 e MX4), Enzo Lopes (Júnior), Thui Todeschini (65cc), Maiara Basso (MXF) e Carlos Eduardo Mendes Franco (230cc) são os atuais campeões brasileiros. Destes, apenas Carlos Eduardo está fora do páreo. \”Abandonou\” o motocross por falta de patrocínio.
Enzo defende o título da categoria Júnior – Foto: Keu Lerner / BRMX
:: Confira a lista de equipes e pilotos confirmadas para a temporada 2013
Honda Mobil
MX1
Wellington Garcia
Joaquim Rodrigues
MX2
Thales Vilardi
Paulo Alberto
Yamaha Grupo Geração
MX1
Carlos Campano
Humberto “Machito” Martin
Cristopher “Pipo” Castro
MX2
Rafael Faria
Marçal Müller
Anderson Cidade
230cc
Caio Lopes
Júnior
Arthur “Thui” Todeschini
Renato “Muguinho” Paz
Vulcano Ipiranga IMS Racing
MX1
Adam Chatfield
MX2
Leonardo Lizott
Diego Henning
MXF – MX3
Stefany Serrão
230cc
Murilo Tomazelli
Marcos Moraes
Júnior
Gabriel Della Flora
Escuderia X Motos
MX1
Jean Ramos
MX2
Gustavo Oliveira
MX3
Davis Guimarães
65cc
Leonardo Nunes
Pro Tork 2B Kawasaki Racing
MX1
Jorge Balbi Junior
MX3 – MX4
Milton “Chumbinho” Becker
EMG Kawasaki Rinaldi
MX1
Marcello “Ratinho” Lima
MX2
Dudu Lima
Amaral Racing
MX2
Anderson Amaral
Gustavo Amaral
LS Racing
MX1
Leandro Silva
MX2
Sean Lipanovich
Júnior
Leonardo de Souza
Emerson de Oliveira
230cc
Mauriti Humberto Júnior
Fabiano dos Santos
Itamaracá Racing
MX2
Gustavo Pessoa
Junior
Carlos Evangelista
Dunas Team
MX2
Endrews Armstrong
Fábio dos Santos
Ismael Rojas
Júnior
Vitor Almeida
Dinotrilha
MX2
Pedro Melo Junior
Pedro Patrick
Júnior
Pedro Neto
Circuit Bike Box
MX1
Roosevelt Assunção
MX2
Hector Assunção
Rodrigo Lama
* Texto atualizado às 17h40 desta quarta-feira, 10