Fred Kyrillos quebra sequência de Joaninha na sétima Copa Brasil de Motocross Freestyle

||

:: Vídeo do Clube Radical apresenta Fred Kyrillos

Durante o fim de semana dos dias 12 e 13 de janeiro rolou a sétima edição da Copa Brasil de Motocross Freestyle. O evento aconteceu no Rio de Janeiro, na Sociedade Hípica Brasileira, no bairro da Lagoa, e teve, como de costume, boa cobertura da mídia não especializada.

O paulistano Fred Kyrillos conquistou o título, desbancando Gilmar “Joaninha” Flores, campeão em todas as seis edições anteriores.

– Fico muito feliz de ter superado o Joaninha, um grande amigo. Os pilotos que estão aqui são companheiros de profissão e os responsáveis por fazer o motocross freestyle no Brasil. São todos grandes campeões – afirma Kyrillos.

Joaninha, aliás, mudou de equipe nesta temporada. A Honda anunciou na sexta-feira, 11, novos investimentos no FMX, contratando o maior nome do esporte nacional e outros integrantes da equipe J99. Entre eles, Henrique “Zóio” Balestrin, que sofreu grave acidente no sábado e ainda está hospitalizado em estado grave por causa de um traumatismo craniano e complicações pulmonares.

A equipe Honda entra na jogada fazendo frente justamente a equipe de Fred Kyrillos, a Ipiranga FMX, que tem apoio da Yamaha.

>>> Acesse a galeria de fotos da equipe Honda de FMX!

Na pista, Fred Kyrillos teve como principal oponente o norte-americano Wiley Fullmer, além dos brasileiros Marcelo Simões e Joaninha. Kyrillos soube usar melhor seu tempo e executou uma manobra a mais que o restante dos competidores, conseguindo assim um “extra” com os juízes e 74,73 pontos.

– Não consegui encaixar a minha volta com as manobras que treinei e, infelizmente, o resultado não foi que esperávamos, mas não quero ficar procurando desculpas em critérios de notas, rampas e em acidentes, até porque os outros pilotos evoluíram muito e andaram bem demais. Estão de parabéns – diz Joaninha.

– Não dá para negar que não foi um fim de semana bom para a gente. Agora vamos acompanhar a evolução do Zóio e torcer para ele se recuperar o mais rápido possível e trazer tranquilidade para todos nós novamente – acrescenta.

A Copa Brasil de Motocross Freestyle vem se consolidando como a principal competição de FMX no Brasil, muito em função do televisionamento da Rede Globo. O modelo de competição, porém, foge um pouco às regras do Mundial de FMX e de outras competições do esporte, como o X Games. Uma diferença básica é que a recepção do salto nos grandes torneios é de terra, e na Copa Brasil, é em uma estrutura de metal, comumente utilizada em shows de freestyle, e não em competições. Isso se deve ao fácil manuseio da rampa de metal, que é facilmente instalada em qualquer área, não dependendo de caminhões e mais caminhões de terra.

Apesar disso, neste ano a Copa Brasil passou a fazer parte do Circuito Brasileiro de Motocross Freestyle, organizado pela Confederação Brasileira de Esportes Radicais (CBER).

Resultado da sétima Copa Brasil de Motocross Freestyle
1) Fred Kyrillos – Yamaha 450 – 74,73 pontos
2) Marcelo Simões – Kawasaki 450 – 72,93
3) Gilmar “Joaninha” Flores – Honda 450 – 70, 80
4) Wiley Fullmer – Yamaha 250 2T – 65,20
5) Jonilson “Kiko Loco” Silva – Honda 450 – 61,87

:: Veja a queda de Zóio