Redenção: Copa SP salvou o ano ano de Ratinho, que venceu as duas categorias principais – Foto: Carol Sarto
Com participação média de 150 pilotos por etapa, encerrou no fim de semana dos dias 15 e 16 de dezembro a Copa São Paulo de Motocross 2012. O evento, organizado pela Exteme Racing, completou seu oitavo ano e se consolida como uma das principais competições regionais do Brasil.
Disputada em sua maioria nas cidades que estão a um raio de 200 quilômetros da capital, a Copa começou em Capivari e terminou em Indaiatuba, na pista do Centro Educacional de Trânsito Honda, maior patrocinadora da competição.
– Com o fim do Campeonato Paulista, nos tornamos a principal competição do estado. E com a chegada da Honda, em 2010, ganhamos mais força ainda. Estamos crescendo a cada ano, temos apoio das prefeituras e diversas outras grandes marcas do meio – revela Domingos Ramos de Oliveira Junior, organizador.
>>> Veja a galeria de fotos da temporada 2012 da Copa SP-MX
Mais de 400 pilotos pontuaram durante o campeonato. Nomes como Marcello “Ratinho” Lima, Hector Assunção, Roosvelt Assunção, Thales Vilardi, Humberto Martin, Anderson Amaral, Dudu Lima e Enzo Lopes prestigiaram as etapas. Ratinho, inclusive, saiu campeão das principais categorias: Open e MX2.
Para 2013, a fórmula irá se repetir. Os organizadores esperam apenas a definição dos calendários de Brasileiro e Arena Cross para divulgarem o da Copa. Serão sete etapas com oito categorias confirmadas.
– Temos a homologação da Liga Independente de Velocidade e Regularidade do Brasil (LIVRE Brasil), que é cadastrada no Ministério do Esporte e homologa outros campeonatos de esporte a motor também. Buscamos uma alternativa ao Paulista, que vinha decaindo já na época que começamos, e hoje nem acontece mais – finaliza Junior.
A final
A final começou com as corridas da 85cc, que teve vitória de Enzo Lopes de ponta a ponta, com Fábio dos Santos chegando em segundo e garantindo o título da temporada. Na 65cc, a vitória ficou com Matheus Emílio, e o título já havia sido conquistado na penúltima etapa por Renato Paz, o Muguinho.
Destaque nas categorias MX2 e MX Open para os irmãos Lima. Dudu venceu a MX2 e Marcello “Ratinho” Lima venceu a MX Open depois de uma batalha com o próprio irmão e com o campeão Japonês Ito Massanori, que correu a convite da equipe IMS Racing. O título das duas principais categorias já era de “Ratinho”.
Na Levorin CRF 230F, Gabriel Montagner – campeão antecipado – venceu mais uma em grande estilo. Saiu de último na largada para terminar em primeiro.
A categoria CRF 50F não aconteceu para preservar a garotada, que é muito nova e poderia se machucar com a pista pesada devido a chuva dos dias anteriores. Os campeões foram declarados: Rodolfo Bicalho na categoria B e Lucas Pereira na A.
:: Vencedores da sétima etapa
MX Open – Marcello “Ratinho” Lima # 5 (Monte Mor/SP)
MX 2 – Dudu Lima # 2 (Monte Mor/SP)
MX 2 Intermediária – Mauriti Ribeiro # 832 (Curitiba/PR)
MX 30 – Marcelo Silva # 94 (Bragança Paulista/SP)
MX 40 – Luciano Ferreira # 172 (Serrana/SP)
65 – Matheus Emilio # 107 (Bragança Paulista/SP)
85 – Enzo Lopes # 92 (Lajeado/RS)
Levorin CRF 230F – Gabriel Montagner # 303 (Araraquara/SP)
*MX Amador – Lucas Caetano # 17 (São Paulo/SP) – Extra
*MX 45 – José Luis Prado # 715 (São Bento do Sapucai/SP) – Extra
* As categorias MX Amador e MX 45 foram extra campeonato, serviram de teste para a próxima temporada.
:: Campeões da Copa SP-MX 2012
MX Open – Marcello “Ratinho” Lima # 5 (Monte Mor/SP)
MX 2 – Marcello “Ratinho” Lima # 5 (Monte Mor/SP)
MX 2 Intermediária – Victor Almeida # 915 (Atibaia/SP)
MX 30 – Fabiano Mendes # 29 (Atibaia/SP)
MX 40 – Rinaldo Spagnol # 61 (Cosmópolis/SP)
85 – Fabio Santos # 987 (Jarinu/SP)
65 – Renato “Muguinho” Paz # 101 (Atibaia/SP)
Levorin CRF 230F – Gabriel Montagner # 303 (Araraquara/SP)
CRF 50F B – Rodolfo Bicalho # 38 (Ribeirão Preto/SP)
CRF 50F A – Lucas Ferreira # 4 (Guarulhos/SP)
:: Todas as etapas da Copa SP-MX 2012
1ª etapa – Capivari / SP. (Circuito Racheltex)
2ª etapa – Caçapava / SP. (Fazenda Aurora)
3ª etapa – Sarapuí (C.T. Gattaz)
4ª etapa – Itupeva (Pista do Kalango Cego)
5ª etapa – Capivari / SP. (Circuito Racheltex)
6ª etapa – Espirito Santo do Pinhal / SP. (APEM)
7ª etapa – Indaiatuba / SP. (CETH)