Nate Adams, medalhista de ouro em 2011, é um dos favoritos na edição deste ano – Foto: Red Bull Content Pool
Começa nesta quinta-feira, 28, a 18ª edição dos X Games, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. E pra quem gosta de motocross freestyle, esta é a melhor chance para ver as novidades em manobras.
– Os X Games são o laboratório. Todo mundo guarda uma novidade para apresentar neste evento. E essa pesquisa, essa busca pelo novo, é muito importante para a evolução do esporte – diz Luciano KDra Lancelotti, narrador, repórter e comentarista especializado em duas rodas dos canais ESPN.
– Se não fosse os X Games, o motocross freestyle não seria o que é, a bike não seria, o skate não seria. Os X Games transformaram uma coisa underground, que graças a Deus continua um pouco underground, em “main stream”. Antigamente você tinha que ir no pico do cara para ver ele andando, experimentando manobras. Hoje você vê ele na TV, em um evento de grande porte, transmitido para todo mundo – acrescenta.
As competições rolam até domingo, 1º de julho, e todo dia é dia de motos na pista. São quatro tipo de provas: Freestyle, Best Whip, Best Trick, Speed & Style e Endurocross.
>>> Assista ao vivo
KDra explica:
– Best Whip consagra a melhor entortada. E o que é legal que a votação é feita por mensagem de celular. O público participa muito e, historicamente, são os caras da Califórnia que ganham. Mesmo quando o Bubba e o Windham participaram, ganhou um californiano. A galera local vota em massa – informa.
– Best Trick é a melhor manobra. Esse é um dos pontos altos do X Games. É meio que “Do or Die” (faça ou morra). Os caras estão prometendo coisas boas. O Kyle Loza disse que vai fazer um bike flip, que só a moto faz o “mortal” e ele fica do lado, segurando com uma das mãos, e o Bruce Cook deve tentar o backflip rocksolid. Além disso, o Clinton Moore vai mandar o 720, manobra que o Pastrana se machucou em 2011 – explica.
– Freestyle MX é aquele “rolê” em que o piloto tem um tempo, tipo 1,5 minuto, pra realizar suas manobras. É a soma de manobras e dificuldade que definem a nota. E o legal é que nesse ano tem a estreia do Javier Villegas, um chileno que morou no Brasil muito tempo, correu o campeonato carioca de motocross. Gente finíssima – lembra.
– Speed and Style é em uma pista estilo Arenacross, menor ainda. É um pequeno circuito com uma rampa de freestyle no meio. Soma pontos a ordem de chegada e a qualidade da manobra. Até o cara que chegar em segundo pode ganhar – comenta.
– Step Up é o salto em altura, tradicional, com a moto, estilo o das olimpíadas mesmo – resume.
– No domingo, pra fechar o evento, acontece a última prova das motos, que é o Endurocross, em uma pista que mistura supercross, enduro e trial. No ano passado, alguns nomes do MX andaram, como o Mike Brown e Ryan Hughes. É muito legal – finaliza.
Ao lado destes nomes citados por KDra, aparecem outros favoritos como Nate Adams, Todd Potter, Levi Sherwood, Adam Jones, Taka Higashino’s, Rob Adelberg e Tomas Pagès.
A ESPN, que é a idealizadora e organizadora dos X Games, transmite as provas ao vivo para o Brasil a partir das 21h30 desta quinta-feira. Veja o cronograma de provas no final da página. Programação da ESPN
Em 2013, o Brasil receberá o Global X Games, em Foz do Iguaçu, Paraná. A competição acontecerá entre os dias 18 e 21 de abril. Foz disputou a sede com 40 cidades ao redor do mundo todo, entre elas as capitais brasileiras São Paulo e Rio de Janeiro.
Além da cidade paranaense, Barcelona e Munique receberão os X Games Global em 2013. As três se juntarão a Los Angeles, Aspen e Tignes.
:: Loza tentou o Bike Flip no Monster Cup 2011
:: Clinton Moore treina 720
:: Cronograma
Quinta-feira, 28
22h30 – Freestyle
Sexta-feira, 29
22h45 – Best Whip
23h15 – Step Up
00h15 – Best Trick
Sábado, 30
21h – Motocross feminino (corrida 1)
21h – Motocross feminino (final)
22h30 – Speed and Style
Domingo, 1º de julho
23h30 – Endurocross (corrida 1)
00h30 – Endurocross feminino
00h45 – Endurocross (final)