O espanhol Carlos Campano – Yamaha Grupo Geração Monster Energy Circuit – mais uma vez foi seguro em sua pilotagem e garantiu vitória nas duas baterias da MX1 na segunda etapa do Brasileiro de Motocross 2012, realizada em Canelinha, Santa Catarina, no domingo, 29.
Eduardo “Dudu” Lima – EMG Racing Kawasaki Rinaldi – venceu a MX2 após uma disputa muito emocionante com Thales Vilardi – Honda Mobil – e Rafael Faria – Yamaha Flying Racing –, mantendo a liderança na classificação do campeonato.
Na 85cc, Fabio dos Santos – Dunas Racing – ganhou a disputa com Enzo Lopes – KTM Racing – e agora tem dois pontos de vantagem na liderança da competição sobre Gustavo Pessoa – Honda Mobil.
O BRMX Broadcast transmitiu tudo ao vivo com narração de Cale Neto e comentários de Keu Lerner, além de abrir Mural Interativo, com promoções que vão dar brindes para os ouvintes (resultados dos sorteios serão divulgados nos próximos dias).
Confira a seguir a crônica das corridas:
Campano mantém liderança após duelo com Balbi na MX1
Campano e Balbi abriram distância dos concorrentes na segunda bateria da MX1 – Foto: Elton Souza / BRMX
A previsão meteorológica mostrava chuva, mas o domingo, 29, foi ensolarado e emocionante em Canelinha.
Na primeira bateria da principal categoria, Antonio Jorge Balbi Junior, da equipe Pro Tork 2B Kawasaki Racing, largou na frente. Leandro Silva – Honda Mobil –, Jean Ramos – Escuderia X Motos – e Dario Arco – Suzuki Argentina – vinham na sequência.
O espanhol Carlos Campano largou no segundo pelotão, e começou a buscar posições, assumindo a liderança aos 10 minutos de prova.
Balbi sofreu uma queda nas primeiras voltas – assim como Dario Arco –, caiu para oitavo, e teve que se recuperar para chegar em terceiro.
Adam Chatfield – IMS Honda Pirelli Vulcano – também fez uma grande corrida. Após largar no pelotão intermediário, terminou a bateria na segunda posição.
A segunda bateria foi ainda mais emocionante.
Desta vez, Campano largou na frente, seguido de Balbi e João “Marronzinho” Paulino – Yamaha Grupo geração Monster Energy – que, lesionado, pouco tempo aguentou entre os ponteiros antes de abandonar.
O foco se voltou para Balbi e Campano, que abriram cerca de 30 segundos dos demais pilotos.
Aos 10 minutos de corrida, Balbi fez o ataque e passou o espanhol no duplo que sucede a mesa de chegada, em frente a arquibancada principal do circuito.
Com uma pilotagem agressiva, Balbi se manteve na liderança por oito minutos, até errar, cair, e ceder a quarta vitória em quatro baterias no campeonato para Campano.
Balbi manteve a segunda posição, enquanto Adam Chatfield assegurou a terceira posição após duelar com Leandro Silva e Wellington Garcia, ambos da equipe Honda Mobil.
– O sol estava muito baixo no horizonte e em vários trechos da pista eu precisei reduzir a velocidade porque não conseguia enxergar nada na minha frente. Em um desses momentos, o Balbi vinha muito rápido e me passou. Pensando no campeonato, eu já estava satisfeito com a segunda posição na bateria, que me daria a vitória geral na etapa, mas o Balbi acabou errando e eu voltei para o primeiro lugar. Foi uma disputa muito justa – explicou Campano.
– Quem acompanhou a estreia da competição sabe o quanto foi difícil para mim. Caí, não completei a prova, me lesionei, fiquei lá para trás na classificação, enfim. Estou muito feliz com este resultado e cada vez mais crente que posso brigar de igual pra igual com o Campano, que é sem dúvidas o cara a ser batido. Ele é um excelente atleta, mas estou cada vez mais focado – disse Balbi.
Por oito minutos, Balbi Júnior provou que é possível superar Campano – Foto: Elton Souza / BRMX
Classificação do campeonato
MX1
1) Carlos Campano – 100 pontos
2) Adam Chatfield – 86 pontos
3) Wellington Garcia – 69 pontos
4) Leandro Silva – 68 pontos
5) Jean Ramos – 59 pontos
6) Antonio Jorge Balbi Junior – 58 pontos
7) Marcello “Ratinho” Lima – 57 pontos
8) Humberto “Machito” Martin – 50 pontos
9) Luis Correa – 47 pontos
10) Douglas “Duda” Parise – 44 pontos
>>> Veja os resultados de cada bateria!