Blake Wharton vence etapa de Indianápolis na categoria Lites e Ryan Villopoto ganha mais uma na categoria Supercross do AMA SX 2012

||


Milsaps, Villotopo e Brayton no pódio da Supercross Class – Foto: Supercrossonline

Ryan Villopoto – Monster Energy Kawasaki – alcançou sua sexta vitória em 11 etapas do AMA SX 2012 na noite deste sábado, 17 de março, em Indianápolis, Indiana.

O triunfo lhe garantiu mais folga na liderança da categoria Supercross – agora são 53 pontos sobre Dungey –, já que Bubba deixou de pontuar nesta etapa ao ficar fora do Main Event por conta de uma grave queda na Heat 1.

Já na quinta etapa da divisão leste da categoria Lites, Justin Barcia – GEICO Honda –, foi desbancado por Blake Wharton – Rockstar Energy Suzuki – em uma corrida recheada de imprevistos, quedas e uma relargada inusitada.

No próximo sábado, 24, acontece a 12ª etapa da competição, em Toronto, Ontário, Canadá, na única vez que o AMA SX sai do solo norte-americano e faz jus ao certificado de Campeonato Mundial de Supercross.

Villopoto vê facilidade aumentar

:: Veja a queda de Bubba Stewart

James “Bubba” Stewart, o único que oferecia resistência a RV, caiu e ficou fora do Main Event

Depois de ver Canard, Reed e Dungey abandonarem o campeonato por lesão, Villopoto tinha James Stewart para se preocupar.

Bubba havia vencido em Daytona, e todos esperavam que ele fosse o homem para desbancar Villopoto, ou pelo menos manter a emoção no campeonato.

Mas Bubba caiu feio, desta vez na Heat 1, e abandonou a etapa. Sem o número #7 na pista, era muito improvável que a vitória não fosse para o número #1.

Mike Alessi – MotoConceps – fez o holeshot e aguentou cerca de oito voltas na liderança. Justin Brayton, do Team Honda, largou em segundo, seguido de Marvin Musquin, da Red Bull KTM.

Villopoto saiu em quinto e, quando todos perceberam, ele já disputava a vice-liderança com Brett Metcalfe, do Team Yoshimura Suzuki, no melhor duelo da 450.

RV e Metcalfe brigaram por aproximadamente três voltas. Villopoto buscava traçados diferentes a cada obstáculo, e Metcalfe fechava a porta, mostrando boa técnica ao resistir aos ataques do líder.

Mas Villopoto, num ataque certeiro, fez a ultrapassagem, para então partir em busca de Brayton.

Enquanto isso, Kevin Windham abandonava a prova na volta 10, após um tombo em que a moto o arremessou alguns metros.

Brayton pegou retardatários e RV encostou.

Faltando seis voltas para o fim, Villopoto atacou e passou com tranquilidade para administrar e receber mais uma bandeirada quadriculada.

Resultados
1) Ryan Villopoto
2) Justin Brayton
3) Davi Milsaps
4) Brett Metcalfe
5) Cole Seely
6) Mike Alessi
7) Marvin Musquin
8) Broc Tickle
9) Weston Peick
10) Nico Izzi

Classificação
1) Ryan Villopoto – 246 pontos
2) Ryan Dungey – 193 pontos
3) James Stewart – 177 pontos
4) David Milsaps – 151 pontos
5) Kevin Windham – 146 pontos

Corrida maluca traz emoção para a Lites

Blake Wharton foi apenas o segundo piloto a vencer na Lites Leste em 2012 – Foto: Frank Hoppen / Feld Entertainment

A noite foi um tanto confusa para a categoria Lites.

Quando o gate caiu para o primeiro Main Event da noite, Blake Baggett – Pro Circuit Kawasaki – fez o holeshot, seguido de Ken Roczen – Red Bull KTM.

O alemão tratou de assumir a dianteira na segunda volta, enquanto Justin Barcia havia largado em oitavo, sofrido uma queda, e caído para décimo.

Roczen abria vantagem quando Kyle Cunningham sofreu forte queda, desmaiou na pista, e a diretoria de prova deu bandeira vermelha, cancelando a primeira largada.

Porém – explicaria o diretor de prova minutos mais tarde –, como a corrida já havia passado da terceira volta, a relargada seria em fila, respeitando a ordem do momento da paralização.

Os pilotos então fizeram uma fileira de motos, uma atrás da outra, na reta de largada e, após o sinal, saíram em disparada, com Roczen puxando a fila.

Duas voltas adiante, o alemão perdeu a dianteira em uma curva, caiu, e viu Blake Wharton assumir a liderança para não largar mais.

Justin Barcia usou de sua agressividade para chegar ao terceiro lugar, onde permaneceu até o fim, sem êxito nas investidas de ultrapassagem sobre Darryn Durham.

:: Veja o Main Event da Lites em duas partes

Resultados
1) Blake Wharton
2) Darryn Durham
3) Justin Barcia
4) Blake Baggett
5) Jake Canada
6) Justin Bogle
7) Matthew Lemoine
8) Tyler Bowers
9) Les Smith
10) Shawn Rife

Classificação – Costa Leste (cinco etapas realizadas)
1) Justin Barcia – 120 pontos
2) Darryn Durham – 98 pontos
3) Blake Wharton – 97 pontos
4) Blake Baggett – 80 pontos
5) Ken Roczen – 80 pontos

* Vídeos atualizados às 17h48 de domingo, 18.