Yamaha promove ação junto aos fãs antes da segunda etapa do Arena Cross 2016

yamaha2016
Campano, Jean e Moranguinho formam o time de motocross – Crédito: Yamaha

 

A equipe de motocross da Yamaha Grupo Geração disputa neste sábado, 30, a segunda etapa do Arena Cross Brasil 2016, que acontece em Ilha Comprida, litoral de São Paulo.

Antes das provas, a Yamaha reuniu fãs, patrocinadores e imprensa para apresentação oficial e confraternização. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 28, em Mogi das Cruzes, São Paulo, no ASW Off-Road Park. Fãs puderam interagir com pilotos e até receberam dicas de pilotagem dos atletas em um dia cheio de diversão.

Mas, depois da confraternização, o foco se voltou para a competição do próximo sábado. Jean Ramos e Carlos Campano disputam a categoria Pró à bordo de suas Yamaha YZ 450F, e Fábio “Moranguinho” Santos corre na categoria MX2 com sua Yamaha YZ 250F.

– Desde a primeira etapa, consegui evoluir bastante na moto, me sentir mais a vontade. Meu foco é fazer boas largadas, ficar fora de problemas nas primeiras voltas, e vencer. O campeonato está apenas começando. Uma vitória agora é essencial para seguir bem – afirma Jean Ramos, vice-líder da classificação em 2016.

Para Carlos Campano, o momento é de recuperação após uma queda forte na primeira rodada do campeonato.

– Estou com muita vontade de correr. Na primeira etapa, ganhei a primeira bateria, mas caí e me machuquei na segunda bateria. Depois de um mês parado, estou recuperado e pronto para a segunda etapa. Com esta falta de corridas no nosso calendário, a gente fica com muita vontade de correr. Que bom que temos este desafio neste fim de semana – diz Carlos Campano, sexto colocado na classificação geral do Arena Cross 2016.

E para Moranguinho, que também se machucou e sequer completou a primeira rodada, o momento é de buscar pontos perdidos.

– Quero o lugar mais alto do pódio. Sei que tenho condições para isso. Na primeira etapa, cometi um erro nos treinos e acabei me machucando, mas já estou melhor e sem dor, confiante para esta etapa de Ilha Comprida – comenta Moranguinho.

 

Assista ao vivo

A organização do Arena Cross promete transmissão ao vivo pela internet. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR todas as corridas na íntegra.

No domingo, em exibição gravada, você também pode assistir ao resumo nos canais Sportv e Bandsports.

 

 

Saiba mais sobre a equipe Yamaha

motojeanramos_yamaha

 

A Yamaha Grupo Geração existe desde 2005, quando o Grupo Geração (empresa sediada em Santa Catarina) começou a investir em atletas catarinenses como Pipo Castro, Anderson Cidade e Gabriel Gentil. Em 2012 foi iniciado um plano de fortalecimento da equipe azul no cenário nacional, que a cada temporada desde então está melhor estruturada e mais bem colocada nas competições brasileiras de motociclismo off-road.

Desde então, Yamaha Grupo Geração conquistou títulos em todas as frentes, como o Brasileiro de Motocross (2012, 2014 e 2015), Superliga Brasil de Motocross (2012 e 2015), Arena Cross (2014), Rally dos Sertões (2014), Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, Campeonato Brasileiro de Rally Baja, Brasileiro de Enduro de Regularidade, entre outros títulos regionais.

A equipe também investiu em um centro de treinamento instalado em Biguaçu, na Grande Florianópolis, além de uma carreta-box capaz de atender e divulgar o time por todo Brasil, servindo inclusive de base para equipes europeias nas etapas brasileiras do Mundial de Motocross.

 

 

Time oficial para 2016

O esquadrão azul de motocross deste ano é formado pelos dois melhores pilotos da temporada passada: o espanhol Carlos Campano, atual campeão brasileiro, e o paranaense Jean Ramos, atual campeão da Superliga Brasil MX, na categoria MX1 (motos de 450cc). E também por um dos principais destaques na categoria MX2 (motos de 250cc): o paulista Fábio “Moranguinho” Santos.

Para as competições de rally, a Yamaha Grupo Geração conta com o catarinenseRicardo Martins, atual campeão brasileiro de rally baja.

 

Perfil dos pilotos

Motocross
Carlos Campano (MX1 / 450)

Está na equipe Yamaha Grupo Geração desde 2012

Data de nascimento: 15 de setembro de 1985
Cidade natal: Sevilha – Espanha
Onde reside: São José – Santa Catarina
Lazer: pilotar kart e andar de mountain bike
Ídolos: Chad Reed e Jean Michel Bayle

Curiosidade: Campano está na lista dos maiores títulos da Yamaha (campeão mundial em 2010), listado no site oficial da Yamaha Racing Europa ao lado de nomes como Everts, Cairoli e Bubba.

Em 2009 faz sua primeira corrida no Brasil, durante o Mundial de Motocross realizado em Canelinha, Santa Catarina. Conquista aqui um dos grandes resultados de sua carreira, o sexto lugar na categoria MX1 (atual MXGP). Neste ano também ganha o campeonato espanhol de 450.

Em 2010 viveu o ápice ao se tornar campeão mundial de motocross na categoria MX3.

No fim de 2011, participa de uma prova internacional realizada em Canelinha, SC. Vence e começa sua história de conquistas no Brasil.

Em 2012, se muda em definitivo para viver em São José, na Grande Florianópolise defender as cores da Yamaha Grupo Geração. Se consagra então campeão brasileiro de motocross e da Superliga Brasil de Motocross, ambos na categoria MX1. Além disso, é vice-campeão do Arena Cross 2012.

Principais títulos
– Tricampeão brasileiro de motocross (2012, 2014 e 2015)
– Campeão do Arena Cross Brasil (2014)
– Campeão Mundial MX3 (2010)
– Multicampeão espanhol de motocross

 

Jean Ramos (MX1 / 450)

Está na equipe Yamaha Grupo Geração desde 2015

Moto: Yamaha YZ450F
Categoria: MX1
Data de nascimento: 28 de fevereiro de 1989
Cidade natal: Curitiba, Paraná
Cidade onde mora: Curitiba, Paraná

Está na equipe Yamaha desde 2015. Em janeiro daquele disputou o AMA Supercross, nos Estados Unidos, defendendo as cores do time azul. Ao voltar para o Brasil, foi vice-campeão brasileiro de motocross e de Arena Cross.

Representante do Brasil no Motocross das Nações em duas oportunidades, é hoje o principal piloto brasileiro em atividade.

Principais títulos
– Campeão da Superliga Brasil de Motocross (2015)
– Campeão brasileiro de MX2 (2011)
– Campeão brasileiro de supercross (2008)
– Campeão do Arena Cross Brasil (2008)
– Campeão latino-americano de motocross (2008)
– Bicampeão da Copa Minas Gerais de Motocross (2014 e 2015)
– Multicampeão paranaense de motocross

 

 

Piloto da MX2

Fabio Santos (MX2 / 250)

Está na equipe Yamaha Grupo Geração desde 2015

Moto: Yamaha YZ 250F
Categoria: MX2
Data de nascimento: 20 de setembro 1996
Cidade natal: Itatiba, São Paulo
Onde reside: Jarinu, São Paulo
Lazer: andar de bike
Ídolo: Cooper Webb

Está na equipe desde 2015. Se destaca pela forma arrojada e pela coragem sobre sua YZ 250F. Representou o Brasil no Motocross das Nações de 2015, na categoria MX2. É favorito ao título do Brasileiro MX em 2016 na classe das 250.

Principais títulos
– Bicampeão da Superliga Brasil de Motocross (2012 e 2015)
– Campeão do Arena Cross (2012)
– Campeão da Copa São Paulo
– Bicampeão da Copa Minas

 

 

Rally

Ricardo Martins (Production)

Está na equipe Yamaha Grupo Geração desde 2013

Moto: Yamaha WR 250 e YZ 450F
Categoria: Production Aberta no rally cross country
Nascimento: 24 de maio de 1980
Cidade natal: Florianópolis, Santa Catarina
Cidade atual: Palhoça, Santa Catarina

Ricardo Martins, 35 anos, é um dos principais pilotos de rally do Brasil. O catarinense é o atual campeão brasileiro da modalidade e acumula participações em grandes competições internacionais, como o Rally dos Sertões e o Baja Portalegre 500, além de ter em sua estante o troféu do campeonato brasileiro de rally baja e outras competições como Rally Baja Jalapão 500, RN 1500, Rota SC, entre outros.

Desde 2013, Martins compete pelo time Yamaha Grupo Geração. Sua meta é vencer os campeonatos nacionais em 2016 e participar do Rally Dakar em 2017.

Principais títulos
– Campeão brasileiro de rally baja (2015)
– Campeão do Rally Jalapão 500
– Campeão do RN 1500
– Campeão do Rally Rota SC

 

 

Pilotos satélites (recebem apoio da equipe oficial)

MX2
Pepê Bueno

Moto: Yamaha YZ 250F
Categoria: MX2
Data de nascimento: 11 de julho de 1997
Cidade natal: Cornélio Procópio, Paraná
Onde reside: Curitiba, Paraná
Lazer: ciclismo
Ídolos: Juliano Ramos, Paulinho Stedile, Ken Roczen, Jordan Smith
Principais títulos: campeão do Arena Cross Brasil (2009) e do Paranaense de Motocross nas categorias MX1 e MX2 (2015)

 

Rally
Daniel Crema

Moto: Yamaha WR 250
Categoria: Marathon no rally cross country
Nascimento: 3 de setembro de 1979
Cidade natal: Criciúma, Santa Catarina
Cidade atual: Criciúma, Santa Catarina
Lazer: andar de moto
Ídolo: Ricardo Martins
Principais títulos: campeão do Rally dos Sertões na categoria Marathon e tricampeão catarinense de enduro, bicampeão da Copa ASCPE, pentacampeão da Copa Sul e heptacampeão da Copa MTC.