Thiago Formehl, campeão da Superliga Brasil MX, quer voltar às competições

Formehl
Formehl com 16 anos. Hoje tem 22 – Foto: Superliga Brasil MX

 

Danyllo Proto, colaborador do BRMX, entrevistou Thiago Formehl, piloto que foi campeão da Superliga Brasil de Motocross 2012 na categoria Júnior e depois parou de competir.

Thiago atualmente tem 22 anos e pretende voltar a correr o Brasileiro de Motocross na MX2. Começou no esporte aos 7 anos de idade, na 50cc, e com 9 anos participou da primeira etapa do Brasileiro de Motocross, em Dourados, Mato Grosso do Sul. Aos 13 anos, entrou para a equipe da Honda, na categoria MXJR (150cc), e com 16 anos conquistou seu maior título, o de campeão da Superliga Brasil de Motocross.

Quando foi sua última corrida oficial?
Formehl: Foi em 2012, etapa do Brasileiro, em Sorriso, Mato Grosso.

Você já sabia que aquela seria a sua última corrida?
Formehl: Já estava previsto que seria a última.

Por quais motivos você parou de competir?
Formehl: Um grande fator foi o alto custo, mas o maior foi saber a importância de se formar em alguma área e poder ter continuidade após um fim de carreira no esporte. Hoje sou engenheiro agronômo e estou fazendo pós-graduação.

Você ainda pilota como hobby?
Formehl: Estive correndo algumas no estado onde moro hoje (Tocantins), mas somente pra descontrair.

O que tem feito desde que parou com o Motocross?
Formehl: Fiz minhas carteiras de piloto de avião agrícola, faculdade, e hoje estou me preparando pra próxima carteira, que será de helicóptero.

Você está se preparando para voltar às pistas?
Formehl: Sim. Estou tentando negociar alguma moto e analisando possíveis patrocínios para a próxima temporada do Brasileiro. A meta é voltar com toda forca. Estive treinando de duas a três vezes por semana com meu amigo Juninho.

Quais são suas expectativas no campeonato?
Formehl: Hoje tenho uma cabeça muito mais forte, com melhores e maiores metas, acredito que quem se dedica chega onde almeja caminhando junto com foco, força e fé. Acredito que posso voltar a dar trabalho.

Você pretende seguir qual campeonato estadual?
Formehl: Acredito que o Tocantinense.