SoKDra: Scot Breithaupt morre e nos lembra que o BMX nasceu do motocross

scotbrethaup
Precursor do BMX: Scot Breithaup

 

Hoje vamos falar de um visionário, um cara muito além do seu tempo. Scot Breithaupt foi um dos precursores do BMX, um dos inventores da modalidade que nasceu dentro do motocross. Ele morreu sábado, 4, aos 57 anos de idade.

No fim da década de 1960, a indústria do motocross fez nascer o BMX. A primeira equipe “oficial” de BMX foi a FMF BMX, que quem capitaneava era o Scot Breithaupt (que no começo chamou a modalidade de Pedal Cross). Em 1971, 72, ele pegou uma van escolar, botou uns moleques da Califórnia dentro e saiu andando nas pistas de motocross dos Estados Unidos. O BMX nasceu nas descidas das pistas de motocross, com essa galera utilizando os obstáculos do MX para saltar. Essa é a origem do que eu sou. E é a origem de muitas crianças que, no sonho de andar de moto, andam de bicicross.

Além da ligação entre BMX e MX, isso mais tarde progrediu para o mountain bike, formando este triângulo. A indústria do mountain bike sempre foi muito parceira do motocross, e hoje tem ajudado muito a desenvolver várias coisa que viraram coqueluche na motocicleta, como a suspensão a ar, por exemplo, que agora está com força nas motos de motocross mas existe na mountain bike há mais de 15 anos. Ou materiais nobres, que primeiro foram criados no MTB depois passaram para o BMX e chegaram ao MX.

De alguma forma, o Scot Breithaupt é responsável por tudo isso. Fica o legado esportivo do BMX. E fica uma dica minha: a melhor base para uma criança que vai andar de motocross, é começar pelo bicicross.

Bons rolês para todos e Viva na prática o XOverWheels em nosso vasto Mundo2Rodas \o/

 

sokdracabecalhoKDra

 

Abaixo segue um filme que conta a história – com diversos outros personagens – desta vida do BMX.

scotbreithaup_
Scot Breithaup – Foto: Dimitri Coste