Ryan Villopoto e Marvin Musquin vencem corridas em Toronto, Canadá, pela 12ª rodada do AMA Supercross 2013

||

Villopoto livra 12 pontos na liderança da 450SX – Foto: FB RV2

O AMA Supercross 2013 chegou a 12ª etapa neste sábado, 23 de março, com boas corridas dentro do Rogers Centre, em Toronto, no Canadá.

Pelo terceiro fim de semana consecutivo, Ryan Villopoto e Marvin Musquin foram os vencedores das categorias 450SX e 250SX, respectivamente.

>>> Assista aos VÍDEOS da etapa!
>>> Confira a classificação do campeonato!

Com os resultados, Villopoto abriu uma vantagem de 12 pontos sobre Davi Millsaps, o vice-líder da 450SX. Mas o piloto da Rockstar Energy Suzuki recuperou a boa pilotagem, esteve perto da vitória mais uma vez, liderou dez voltas nesta noite, e se mantém vivo na batalha.

Ryan Dungey foi consistente mais uma vez e alcançou o terceiro pódio consecutivo. Chad Reed também mostrou forças e Bubba, uma certa tranquilidade que não se vê no “homem mais rápido do mundo” há algum tempo.

Na 250SX, Musquin vem justificando o investimento da Red Bull KTM. Com a terceira vitória consecutiva, ele vem se mostrando cada vez mais um piloto rápido e consciente, capaz de manter o controle em situações difíceis, capaz de se recuperar ou de se manter na liderança com a pressão vinda de trás.

Restam duas etapas da Costa Leste e o francês precisa de duas vitórias caso Wil Hahn obtenha dois segundos lugares nestas provas. Assim, ambos terminariam a temporada empatados em pontos, e Musquin levaria o título por ter mais vitórias.

Confira abaixo mais detalhes da noite deste sábado.

Classificatórias
James “Bubba” Stewart venceu a primeira classificatória da 450SX e Ryan Villopoto ganhou a segunda. Eles foram os únicos ao lado de Ryan Dungey, Justin Barcia e Davi Millsaps a girarem na casa dos 57 segundos uma (ou mais) volta. O restante dos pilotos giraram acima dos 59 segundos.

Na 250SX, Blake Wharton ganhou a primeira bateria e Marvin Musquin a segunda. O francês, Wil Hahn e Justin Hill, que andaram na Heat 2, foram os mais rápidos nas classificatórias, girando na casa dos 58 segundos. Depois, Wharton, James Decotis e  Gavin Faith fizeram voltas em 59 segundos, e os demais todos acima de um minuto.

Notas
Chad Reed vai passar por uma cirurgia nesta semana para corrigir lesão no joelho (menisco). O australiano deve ficar fora da etapa de Houston, no Texas, e voltar a competir na etapa de Minneapolis, dia 13 de abril. Vale lembrar que no próximo fim de semana não haverá corrida por causa da Páscoa.

Justin Hill, da Pro Circuit Kawasaki, caiu e machucou a mão/braço na final da 250. Abandonou a prova, causando mais uma dor de cabeça para o time nesta temporada. A vida de Mitch Payton anda mesmo complicada!
 

Próxima etapa
A 13ª etapa do AMA Supercross 2013 acontece em Houston, no Texas, dia 6 de abril.

>>> Acesse o calendário de provas!

Visual do Rogers Centre, em Toronto – Foto: AMA SX Divulgação

Resumo do Main Event da 250

Marvin Musquin ocupou a primeira posição da bateria final desde as primeiras voltas. Após uma boa largada, disputou a primeira posições por algumas curvas com James Decotis e logo “se mandou”.

Seus principais adversários, Blake Wharton e Wil Hahn, largaram no segundo pelotão e precisaram se recuperar rapidamente. Conseguiram.

Wharton logo era o terceiro e, se aproveitando da queda de Decotis, assumiu a segunda posição na quarta volta. Hahn também foi rápido e encostou em Wharton na sexta volta, para ultrapassá-lo na sétima.

Musquin conseguiu administrar a vantagem e descontar mais três pontos em relação a Wil Hahn, que terminou em segundo.

– Caí (nos treinos) e me senti mal. Mas, com o apoio da equipe, me recuperei e tive duas boas largadas (na classificatória e no Main Event), e consegui vencer, que era o objetivo. Preciso vencer todas as corridas e daí veremos em (Las) Vegas – disse Musquin, que tem seis pontos a menos que Wil Hahn na briga pelo título da Costa Leste.

:: Resultados
1) Marvin Musquin
2) Wil Hahn
3) Blake Wharton
4) Jeremy Martin
5) Vince Friese
6) Cole Thompson
7) James Decotis
8) Gavin Faith
9) Jackson Richardson
10) Kyle Peters
Completo


:: Veja a queda de Musquin nos treinos

Resumo do Main Event da 450

Chad Reed largou muito forte na final da 450, trazendo Millsaps, Villopoto, Dungey e Bubba no mesmo ritmo, no encalso.

Todos vinham muito fortes, em um ritmo incrível. Na segunda volta, Millsaps investiu pra cima de Reed e assumiu a primeira posição.  

Na volta seguinte foi Ryan Villopoto que ultrapassou Chad Reed e iniciou a caça à Millsaps, seu real concorrente na briga pelo título. E mais duas voltas, Reed perdeu a terceira posição para Ryan Dungey.

Com Millsaps em primeiro, Villopoto em segundo, Dungey em terceiro, Reed em quarto, Bubba em quinto e Barcia em sexto, as coisas começaram a se encaminhar para o fim.

Na sexta volta, começou a batalha de Davi Millsaps na defesa da posição contra as investidas de Ryan Villopoto. E só na 11ª volta Villopoto conseguiu ultrapassar Millsaps para assumir a liderança e não largar mais até a bandeira quadriculada.

:: Resultados
1) Ryan Villopoto
2) Davi Millsaps
3) Ryan Dungey
4) Chad Reed
5) Justin Barcia
6) Jake Weimer
7) James Stewart
8) Broc Tickle
9) Andrew Short
10) Matt Goerke
Completo